Guiné > Região de Tombali > Cufar > Foto 7 > Fevereirto de 1968 > Pista de Cufar, a "Bissalanca do Sul": o helicanhão ("Lobo Mau")
Guiné > Região de Tombali > Cufar > Foto 7 > Fevereiro de 1968 > Pista de Cufar topo do lado do aquartelamento (Operação Ciclone I, envolvendo forças pára-quedistas do BCP 12).
Guiné > Região de Tombali > Cufar > CART1687 (1967/1969) > Setembro de 1967 > Álbum fotográfico de Vitor Condeço > Foto 07 > Pormenor: interior da messe e bar de Sargentos. O Victor Condeço, de bigode, parece ser o terceiro da segunda fila, a contar da direita para a esquerda.
Guiné> Região de Tombali > Cufar > CART1687 (1967/1969) > Setembro de 1967 > Álbum fotográfico de Vitor Condeço > Foto 10 > "Outro interior da messe de Sargentos. Vejam-se os cadeirões feitos dos barris do vinho, a necessidade aguçava o engenho".
Guiné> Região de Tombali > Cufar > CART1687 (1967/1969) > Setembro de 1967 > Álbum fotográfico de Vitor Condeço > Foto 10 > Pormenor: "Outro interior da messe de Sargentos."... Na parede, um grafito: "Salta (periquito)..."
Fotos (e legendas): © Victor Condeço (2010).Todos os direitos reservados [Edição e legtendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
Esteve na Região de Tombali, em Catió, CCS / BART 1913 (Catió 1967/69) > Álbum fotográfico de Victor Condeço, ex-fur mil mec armamento.
Era natural do Entroncamento. Infelizmente a morte levou-o cedo, há 14 anos, em 18 de junho de 2010.
Era uma homem discreto, afável e prestável. Temos dele 6 dezenas de referências no nosso blogue. Achámos, por isso, que estava na altura de revisitar o seu álbum, com belíssimas fotos da linda vila de Catió, e dos arredores (npomeadamente Ganjola e Cufar, meticulosamente organizadas por áreas temáticas e e devidamente legendadas... Estão dispersas no nosso blogue.
Um dos seus grandes amigos era o Benito Neves, ex-fur mil atirador da CCAV 1484 (Nhacra e Catió, 1965/67), membro da nossa Tabanca Grande desde abril de 2007, natural de Abrantes, bancário reformado.
As fotos deste poste são relativas a Cufar.
______________
Nota do editor:
4 comentários:
Olá Camaradas! Julgo que devemos contactar o Arquivo Histórico Militar e entregar as fotos que já não tiverem assim muito interesse. Convém fazer uma descrição a lápis no verso das fotos para se saber a que se referem. Havia um projecto de entrega de elementos que se chamava "Faltam Elementos". De qualquer modo, as fotos são para guardar e cuidar. Abandonar, nunca. Um Ab. António J. P. Costa
https://youtu.be/im6RsofKAz0
https://youtu.be/fFv8LpgkzSs
Pereira da Costa, pena ainda não haver smartphones em 1969.
Depois do desembarque e de uns dias em Bissau, a Companhia chegou ao Xime e que selfies se teriam tirado naquele ambiente do cais, na passagem pela tabanca com as casas em mau estado que parecia o farwest e depois na saída todos a pé ao lado das viaturas, até o jeep do capitão só levava o motorista, com a segurança da milicia que meses mais tarde alguns deles seriam soldados da CART11 e CCAÇ12.
Foi pena, seriam umas extraordinárias fotografias.
Saúde da boa
Valdemar Queiroz
Enviar um comentário