domingo, 9 de novembro de 2008

Guiné 63/74 - P3428: Ser solidário (24): Em marcha a expedição de ajuda humanitária de 2009 (José Moreira / Pepito / Carlos Silva / Xico Allen)

Guiné-Bissau > Março de 2008 > O José Moreira, inspirador, fundador, presidente e líder da Associação Humanitária Memórias e Gentes, em acção (é o primeiro à esquerda, em primeiro plano, logo na primeira foto, de cima). Aparece a seguir, em mais duas fotos. Técnico Oficial de Contas, reformado, mora em Coimbra. Foi Fur Mil da CCAÇ 1565 (1966/68). Fotos: © José Moreira (2008). Direitos reservados. “O sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores” (Paulo Quintana) Apartado 453046-801 TAVEIRO (COIMBRA) Contacto: E-mail j.moreira@sapo.pt Telem.: 96 402 80 40 Associação sem fins lucrativos Matriculada na C.R.C. de Coimbra NIPC 508 343 461 Parceiro especializado da LIGA DOS COMBATENTES para acções humanitárias 

1. Mensagem de José Moreira, presidente da Associação Humanitária Memórias e Gentes, com sede em Coimbra: 

 Meu caro Luís Graça, Obrigado pelo teu mail (*). Antes de mais, quero informar-te que sou um assíduo frequentador do Blogue Luis Graça & Camaradas. Julgo não ser necessário enaltecer o trabalho incomensurável que tens feito na divulgação das memórias sobre a Guerra Colonial. Bem-hajas por isso!!! 

 Também sou um combatente da Guiné (não digo ex-combatente, pois sê-lo-ei até morrer). Furriel Miliciano da Companhia de Caçadores Independente 1565 nos anos 66/68, hoje Técnico Oficial de Contas (reformado) e combatente das carências do povo guineense. Volvidos 37 anos voltei à Guiné, por terra, com os camaradas combatentes Camilo (Algarve) (**) e Xico Allen (Porto) (***) . 

Pois é, daí para cá e anualmente tenho calcorreado o caminho de Coimbra a Bissau, ida e volta. Nos primeiros anos, os jipes não tinham um buraco de agulha para levar mais donativos. Nestes últimos anos, já mais organizados, temos levado um contentor marítimo de 20 pés, este ano, já levamos um de 40 pés com 21.500 Kgs de material. Para Fevereiro próximo, contamos levar mais um de 40 pés (haja quem colabore). 

 Como calculas isto tem custos pessoais enormíssimos, mas a vontade de doar, ver um sorriso de uma criança, um agradecimento sincero de um professor ou uma lagrimazita de um responsável de uma instituição é muito gratificante, apagando assim, o sacrifício que se fez, quer físico, quer monetário. Atendendo à dimensão do projecto anual, em boa hora, foi constituída em Coimbra a Associação Humanitária – Memórias e Gentes de de que sou o Presidente da Direcção (o velho). 

Nos corpos sociais só tenho mais dois combatentes, a parte restante, curiosamente é malta jovem, isto porque lhes incuti o bichinho de [fazer] a viagem por terra e dar-lhes a conhecer o modo de vida nos países por onde passamos, como mostrar-lhes a amizade que o povo da Guiné sentem por nós. Penso que, um ano destes, quando já não puder, esta Associação tem pernas para andar (para a Guiné, claro!). 

É evidente que, fora dos órgãos sociais, temos muitos sócios combatentes na Guiné, só que estão espalhados pelo país, nomeadamente no grande Porto. Em relação à logística, é de facto muito complicado, desde a recolha de bens, encaixotar (fazer a triagem, dobrar, fechar 2.200 caixotes), transportar o contentor de e para Lisboa, grua para o retirar, para posteriormente voltar a colocá-lo no meio de transporte), empresa de navegação, despachante, alfândega, tudo isto é obra! E lá!!! … 

É uma semana para levantar o contentor do porto. É despachante, é Embaixada, é Ministério dos Negócios Estrangeiros, é o funcionário que tem os papéis, adoece e vai para casa com eles… No porto, os estivadores, quando se apercebem que é ajuda humanitária, tentam colocar o contentor por baixo de uma série deles, depois para o tirar, um vai buscar um cabo, outro e outros vão buscar os restantes cabos, outro vai buscar uma escada para prender os cabos, etc., são uns doze que querem CFAS, depois é a grua do porto que está avariada ou pseudo-avariada, depois são os contactos com o Director da Alfândega que diz que o papel ainda não chegou, outras vezes é o Despachante que também atrasa o desalfandegamento e por fim a falta de um camião que leve o contentor com o seu peso + 21,5 toneladas até à Cooperação Portuguesa. 

 Enfim, muitas vezes apetece-nos mandar o contentor para trás. Porque levar bens doados de Portugal para a Guiné e ter que pagar, é coisa que ainda não entendemos, dado que em Portugal nada ou quase nada se paga na exportação. No entanto, com a nossa persistência, vontade de ajudar, lá se consegue ultrapassar todas as “encrencas”. 

Já na Cooperação Portuguesa, somos nós que descarregamos o contentor, logo, começamos a fazer montes para cada entidade que nós muito bem já conhecemos, porque são credíveis, a saber: 

  • Escola do Bindouro (do Dr. José Manuel In-Ub, médico em S. João da Madeira); 
  • ADLLIN-Associação Deficientes Luta Libertação Nacional; 
  • ANFAP-Associação Militares Forças Armadas Portuguesas (este ano, foi o 1º e único donativo que receberam desde a guerra); 
  • ACLP-Associação Combatentes Liberdade da Pátria; 
  • Hospital de Cumura; 
  • Orfanato Casa Emanuel; 
  • AD (ONG) – Carlos Schwarz (Pepito); 
  • ASP-Associação Saúde em Português (estão em Bafatá); 
  • Bissorã – Júlio da Câmara; 
  • Manuel do Jugudul para esta povoação; 
  • Caritas da Guiné Bissau; 
  • Missão Católica de Quinhamel; 
  • Associação “Os Amigos de Varela”; 
  • Fundação Evangelização e Culturas(ONG); 
  • Drª Helena Castro-Programa Apoio Sistema Educativo Guiné-Bissau; 
  • Tabanca de João Landim; 
  • Escolas de Gabu; 
  • As Duas Tabancas no Saltinho; 
  • Custódia “S. Francisco de Assis” da Guiné-Bissau; 
  • Cooperação Portuguesa (que coopera com centenas de Liceus e Escolas), etc., etc.. 

Todas estas entidades são chamadas à Cooperação e, num só dia, fazemos a entrega, com a presença do Adido para a Cooperação, Adido de Defesa e funcionários da Embaixada e Cooperação e ainda para testemunhar, Rádios e RTP-África. 

 Em face disto, julgo ter dado uma ideia de quem somos e o que fazemos por aquela terra, que marcou as nossas vidas. Recebe um grande abraço do José Moreira(sou o que está numa das fotos, ao lado do Adido de Defesa) 

  2. Mensagem do Pepito, da ONG AD, com data de 31 de Março de 2008, remetida ao J. Moreira:

Assunto - Doação de material escolar a crianças da EVA de Djufunco 

 Caro José Moreira, Presidente da Associação Humanitária Memórias e Gentes A nossa ONG (http://www.adbissau.org/ ) tem tido, de há uns anos a esta parte, uma intervenção a nível do apoio a iniciativas comunitárias de educação escolar especialmente nas zonas rurais, mas também em Bissau. Por isso estamos em óptimas condições para poder aferir a importância da vossa contribuição em material escolar para crianças que frequentemente nem sabem de que se trata. 

 Muitas vezes nas nossa deslocações nas zonas rurais somos abordados por crianças que sem nunca nos pedirem um cêntimo, apenas clamam por uma "caneta" (vulgo bic). Desta forma penso que estará em condições de adivinhar a enorme alegria que a sua organização propiciou a centenas de crianças e jovens da Escola de Verificação Ambiental de Djufunco (ver site da AD) que este fim de semana receberam os vossos cadernos, de excelente qualidade, que lhes foram entregues. 

 Contrariamente ao que por vezes sucede com outros, desta vez, todo o material que a sua organização dou é de qualidade notável, e até nós, simples intermediários, nos sentimos orgulhosos de ter estado envolvidos numa acção que para além de demonstrar a vossa solidariedade, traduz também o respeito que têm por aqueles que pouco têm. 

 Contamos distribuir o restante material escolar e roupa pela Ludoteca de S.Domingos e Centro de Animação Infantil de Quelélé. Hoje enviamos-lhe um conjunto de fotos da entrega na EVA de Djufunco. Mais tarde, e à medida que se for entregando às outras instituições, vamos enviar-lhe as fotos respectivas. 

 Em nome das crianças um muito obrigado à vossa Associação. Carlos Schwarz Director Executivo da AD

Guiné-Bissau > Região de Bafatá > 1 de Março de 2008. Saltinho, na Estrada Bissau - Mansoa - Bambadinca-Saltinho - Quebo - Gandembel - Guileje. Simpósio Internacional de Guileje (1 a 7 de Março de 200). Visita ao sul. Paragem no Saltinho, no Clube de Caça, para tomar um segundo pequeno-almoço reforçado. O Camilo, algarvio de Lagoa, é com o o Xico Allen um dos campeões das viagens à Guiné. Gosta tanto deste país que cá já construiu uma morança, no Clube de Caça do Saltinho, mesmo em cima do Corubal. Ei-lo aqui à porta de casa. Com o seu amigo Carlos Silva (em primeiro plano). Tal como o José Moreira, pertenceu à CCAÇ 1565 (1966/68). Em Fevereiro/Março de 2008, foi um dos organizadores da Expedição Humanitária Portugal-Guiné Bissau 2008, que partiu de Lagoa e se juntou à caravana de Coimbra. 

 Fotos: © Luís Graça (2008). Direitos reservados. 

  3. Mensagem do nosso camarada Carlos Silva (carsilva.advogado@sapo.pt): 

 Luís No ano passado fiz parte do grupo de Coimbra. Este ano estive envolvido de certa forma no MEPT de Portimão e no Simpósio. Quando regressei da Guiné, eu e um grupo de amigos [Carlos Silva, Fortunato, Adrião, Carlos Rodrigues, Paiva e Sousa e outros Camaradas] fundámos uma Associação. Já temos material para um contentor de 40 pés que vai partir em Fevereiro próximo.O grupo de Portimão está forte e vai com um contentor de 40 pés. Recomendo-te vivamente que vejas o nosso site: http://ajudaamiga.com.sapo.pt/ E o de Portimão: http://saude-alerta.blogspot.com/ 

 Em matéria de solidariedade com a Guiné, estou a ver que tens andado muito a leste, pois apenas foi dado para aí umas dicas pelo grupo do Porto, António Pimentel e Xico Allen e outros Camaradas que participaram este ano, e que publicaste em Fevereiro/Março/Abril passado. 

 Recebe um grande abraço Carlos Silva


 
Guiné-Bissau> Região de Tombali > Guileje > Simpósio Internacional de Guileje (1 a 7 de Março de 2008) > Visita dos participantes ao Cantanhez, no sul do país > 1 de Março de 2008 > Almoço na antiga povoação e aquartelamento de Guileje > O nosso camarada Xico Allen preparando-se para provar uma das mais populares bebidas servidas no decorrer do Simpósio, o pó di pila, feito à base do fruto da cabaceira. Julgo tratar-se de uma homenagem ao Lança Granadas-Foguete PANCEROVKA P-27 (também conhecido, na giría dos guerrilheiros do PAIGC, como Bazuca Bichan, Lança Grande, Pau de Pila). 

 Foto: © Pepito / AD- Acção para o Desenvolvimento (2008). Direitos reservados. 

  4. Mensagem do Xico Allen: 

 Olá, amigo Luis. É para mim muito difícil começar a descrever o que se está a passar com mais esta deslocação com fins hunanitários. Como penso que bem sabes, não gosto das luzes da ribalta, sou mais do género de fazer e calar e deixar que sejam os outros a comentar. 

 Na verdade está na forja nova deslocação à Guiné organizada pela ONG Memórias e Gentes na qual com muito prazer me incluo e com a qual colaboro, apoiado pelo nosso camarada e Presidente da mesma, o incansável Zé Moreira. Está também assegurada a colaboração do Abreu que, com a sua influência uma vez mais vai arranjar o soro fisiológico na quantidade possível. (Este camarada passou por Tite em 72/74). Tambem já abordamos um amigo da Guiné no sentido de arranjar algumas cadeiras de rodas. 

 Conclusão: da minha parte, tudo vai rolando no sentido de que tudo seja bem encaminhado.Em tempo tentarei também transmitir o meu baptismo ( com um p... ) de fogo. Hoje fico por aqui, se achas que tem interesse, publica. 

 Um abraço Xico

  5. Comentário de L.G.: 

Querido José Moreira: agradeço-te muito penhoradamente o teu mail. Deixa-me dizer-te que apreciei muito o teu gesto, que considero muito bonito e humilde, de vir explicar aqui à gente como e porquê decidiste tornar-te um homem solidário com o povo da Guiné-Bissau. Dá perfeitamente para perceber que "ser solidário" não é para todos: levar contentores de material (roupas, medicamentos, alimentos, artigos escolares, etc.) até à Guiné, e deixá-lo bem entregue, ou seja, a quem dele precisa, é obra! Eu tinha uma ideia mas não imaginava quanta energia, coragem, imaginação, dedicação, tenacidade, nobreza, compaixão, etc., são precisas para que os nossos amigos e irmãos guineenses possam sorrir um pouco com os nossos pequenos gestos de solidariedade... 

 José: dispõe do nosso blogue para divulgares as tuas iniciativas que terão o todo o nosso apoio. Diz-nos como é que, nós, individualmente e em grupo, podemos colaborar, de maneira custo-efectiva, com a expedição de ajuda humanitária à Guiné-Bissua, em organização, e que deverá partir de Portugal em Fevereiro de 2009. Para já passas a integrar, de pleno direito, a nossa Tabanca Grande. A tua presença honra-nos. Com o Carlos Silva, o Xico Allen, o Zé Teixeira, o Zé Carioca, o Pepito e outros amigos e camaradas do nosso blogue que têm mais experiência e saber do que eu nesta matéria, vamos fazer o nosso melhor para que as tuas iniciativas e diligências sejam também nossas e sobretudo sejam bem sucedidas.

 ___________ 

 Notas de L.G. :


(...) Amigos e camaradas da Guiné: Eu proponho que o Xico, com apoio eventual de outros camaradas, ligados a projectos solidários na Guiné - como, por exemplo, os nossos dois Zés (O Teixeira e o Carioca), mas também os nossos parceiros privilegiados na Guiné, a ONG AD, do Pepito - nos dêem ideias concretas, ao nosso blogue, à nossa Tabanca Grande, sobre a melhor maneira de colaborar nesta ou noutras iniciativas do género. Já agora também era importante conhecer melhor o trabalho dos nossos camaradas da Associação Humanitária Memórias e Gentes: com quem cooperam, que regiões ou localidades ou instituições cobrem na Guiné, que tipo de ajuda privilegiam, que sugestões fazem sobre como fazer chegar as nossas doações, que garantias temos que as coisas não vão parar às mãos das máfias locais e ao mercado de Bandim, etc. Como imagino, o mais complexo de uma operação destas é a logística... e a ligação com o terreno. Mas para já daqui vão as minhas melhores saudações para o J. Moreira e a sua equipa. Luís Graça (...).

(**) Vd. postes de: 




1 comentário:

Anónimo disse...

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis achat
http://commandercialisfer.lo.gs/ cialis
http://prezzocialisgenericoit.net/ compra cialis in italia
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis comprar