domingo, 7 de dezembro de 2008

Guiné 63/74 - P3581: A História dos Tigres de Cumbijã, contada pelo ex-Cap Mil Vasco da Gama (1): Apresentação e Chegada a Bissau


1. Mensagem de Vasco da Gama (*), ex-Cap Mil da CCAV 8351, Cumbijã, 1972/74, com data de 4 de Dezembro de 2008:

Mesmo agora, ao iniciar a minha prosa, depois de muito ter hesitado em expor a história da CCAV 8351, sinto-me um pouco nervoso e a fluidez com que os meus pensamentos me ocorrem, esbarram na dificuldade em lhes dar letra de forma.

Vou começar por me apresentar, pois assim será mais fácil entrar no ritmo.
Como disse no relato intitulado antes da Guiné, chamo-me Vasco Augusto Rodrigues da Gama, sou licenciado em Economia pela Universidade do Porto, nasci e moro actualmente na Figueira da Foz, embora tenha feito praticamente toda a vida em Coimbra, onde fui professor do Ensino Superior desde 1976 até 1999, primeiro e durante quatro anos no, hoje, designado Instituto Superior Miguel Torga, na altura Instituto Superior de Serviço Social, e depois durante cerca de vinte anos exerci funções docentes ininterruptamente no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra.

Paralelamente à actividade docente, fundei com outro economista em 1984 uma fábrica de cerâmica decorativa que exportava a quase totalidade da sua produção.

Entre 1999 e meados de 2007, após ter abandonado, a meu pedido, o ensino, dediquei-me a tempo inteiro à administração da fábrica, imitando os comandantes dos navios dos filmes que víamos na nossa meninice. Afundei-me com a nau, gosto mais assim e condiz mais com o meu nome, e desde então, aguardo que cheguem os 65 anos para ter direito à reforma, sem que de momento, tenha direito a emprego, pois aos sessenta e dois anos sou velho; nem subsídio de desemprego, pois fui arrais da lancha naufragada.

Como nunca chafurdei na gamela de nenhum partido político, vou aguardando com serenidade que seja suficientemente velho para que chegue a reforma. Julgo que, como antigo combatente, terei direito a um chorudo subsídio que fará de mim um homem rico, pois um rico homem sempre fui e continuarei a ser (é o que diz a minha mulher, companheira de um casamento que já dura há 38 anos).

Corria o ano de 1972, estava eu posto em sossego no RI7 de Leiria, cansado de jogar dados e crapeau, quando o oficial de operações me chamou ao seu gabinete e com um ar ainda mais desolado do que o que normalmente afivelava me disse:
- Gama, foi mobilizado. - Parou, olhou e como nada escutasse do Gama, acrescentou: -Para a GUINÉ.

Todos os que ainda vão tendo paciência para ler este meu arrazoado adivinharam a minha exclamação:
- ****-**!

E lá foi o Gama para o Regimento de Cavalaria n.º 3 em Estremoz, onde viu pela primeira vez os camaradas da CCAV 8351, que faziam a instrução juntamente com a CCAV 8350 que teve como destino Guileje e a CCAV 8352 que foi para (?).

A instrução já decorria desde o dia 10 de Julho e a chegada de um novo elemento causou natural estranheza, pelo que o estudo mútuo, entre a minha pessoa e os meus novos camaradas, foi um desafio interessante, com ambas as partes a jogarem o seu jogo, mas passados dias já não havia necessidade de fazer sempre cara de mau, tendo particularizado a minha atenção no desenvolver de laços de camaradagem entre todos, tentando fazer-lhes chegar os poucos conhecimentos que tinha acerca da Guiné e mostrando-lhes que a união era fundamental nos difíceis tempos que se avizinhavam. Atribuí o lema à nossa companhia que viria a ser baptizada de OS TIGRES, numa locução que identificava esse pensar: ET PLURIBUS UNUM. (**)

A semana de campo entre finais de Agosto e inícios de Setembro, cimentou entre todos nós a Confiança, o Respeito e a Tolerância, bases fundamentais para uma amizade vital para os tempos que se aproximavam e que ainda hoje funciona praticamente entre todos. Alguns episódios curiosos se passaram que não cabem nesta narrativa, mas sim no relato isolado de algumas historietas, que hoje nos fazem sorrir ou lamentar.

Terminada a instrução, gozámos umas férias de dez dias, preenchidos por uma ansiedade crescente, pelo entristecer da família, pelo aumento enorme dos silêncios entre o casal. A Guiné já se fazia sentir...

Regressados de férias e apresentados em Estremoz, recebemos no dia 25 de Setembro ordem para irmos para Portalegre, julgo que para o BC1, e aguardar embarque que se veio a verificar a 26 de Outubro.

Pela calada da noite, 23h00, seguimos de camioneta para a Base n.º 1 em Lisboa onde chegámos às três e meia da manhã. Ao meio-dia do dia seguinte a bordo de um avião dos TAM, que serviu de baptismo de voo à esmagadora maioria dos Tigres, e sem qualquer cerimónia de embarque, lá fomos nós… Acreditem que até essa data, nenhum profissional do exército me havia ensinado o que quer que fosse sobre a Guiné. Apenas e só, como já disse no primeiro texto que vos enviei, o Alf Beja Santos, era eu Soldado Cadete nos inícios de 1971, e ele comandante do meu pelotão, se referira à Guiné, sobretudo nos intervalos da instrução…

Nesta altura amadurece a primeira modificação na minha vida. De estudante para ir passando de ano, optando sempre por um bailarico, por uma boa lerpa jogada até de manhã, por uma jogatina de futebol em detrimento das frequências ou exames, encontro-me como aprendiz de Comandante de Companhia, a querer saber mais do que os professores me haviam ensinado. Dizia-me, com algum receio, o meu falecido pai, que havia pertencido à comissão de eleição para a Presidência da República do General Norton de Matos e mais tarde do General Humberto Delgado:
- Ó rapaz, não me digas que queres seguir a carreira militar.

Não se havia apercebido que o Vasquito era homem com grandes responsabilidades, responsabilidades essas que tinham modificado e de que maneira o seu modo de estar na vida.
- Deserta-se ou não, mulher?

- Vamos a isso - ajudava a minha, hoje, patroa! - Vamos para a Bélgica… O meu tio A arranja-nos emprego. Ou então para o Brasil, o teu tio João já te disse mil vezes para irmos ter com eles, inclusive arranja as passagens de um dia para o outro.
- E a minha mãe? - perguntava o Vasquito/Vasco!

A minha mãe, menina Adelaide, como foi sempre conhecida e ainda hoje é recordada, foi das primeiras pessoas operadas ao coração em Portugal, já lá vão cinquenta e cinco anos, e havia perdido, por doença, dois filhos que haviam nascido antes de mim e que eu não cheguei a conhecer, gozava de uma saúde precária e se o seu menino fugisse não mais o voltaria a ver, pois o meu pai não gozava da liberdade de um qualquer turista do regime.

Isto dava outra história!

E o que foi Soldado Cadete até meados de 1971, está um ano e picos depois feito Capitão e Comandante de Companhia com a responsabilidade de conduzir 150 homens, tendo sobre eles apenas a vantagem de ter estagiado quatro meses no leste de Angola, mais cinco anos de idade e pouco mais…

Chegámos ao Aeroporto de Bissalanca cerca das duas da tarde do dia 27 do mês de Outubro de 1972, seguindo toda a Companhia para o Cumeré onde recebeu o material de aquartelamento e fez durante três semanas a sua adaptação ao clima, treinando fundamentalmente o tiro, e acampando durante seis ou sete dias na região de NHACRA TEDA, fazendo diversos patrulhamentos diurnos e emboscadas nocturnas.

Em meados de Novembro desfilámos no C.M.I., perante o General Spínola que fez uma pequena alocução mais ou menos inflamada sobre o Soldado português mas que, de seguida se reuniu com todos os oficiais e sargentos permitindo uma abertura no diálogo onde, lembro-me como se fosse hoje, para além da minha pessoa um outro oficial bastante politizado, fruto da sua participação activa da crise estudantil de 1969 em Coimbra, onde cursava Direito, discordava das teses do Gen Spínola e onde, para arrepio de todos, manifestava a sua não concordância com um, enfim, demasiado à vontade. Termos como federalismo, solução política, PAIGC e outros eram trazidos à colação.

A CCAV 8351 cruzar-se-ia por diversas vezes com o Gen António de Spínola, como, se acharem que devo continuar, relatarei mais tarde.

Apenas uma nota de pé de página para a falta, pelo menos não tenho conhecimento de nenhum texto, do papel dos milicianos universitários no preparar da libertação do país. Muito gostava que da pena brilhante do Mário Beja Santos saísse um texto sobre, por exemplo, o que se passou em Mafra no segundo trimestre de 1971, ou será que já havia abandonado Mafra?
_______________

Notas de CV

(*) Vd. postes de:

11 de Novembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3436: O Nosso Livro de Visitas (42): Vasco Augusto Rodrigues da Gama, ex-Cap Mil da CCAV 8351, Cumbijã, 1972/74

5 de Dezembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3570: Tabanca Grande (102): Vasco da Gama, ex-Cap Mil, CCAV 8351, Cumbijã, 1972/74

(**) Todos por um... Os Tigres passam a ser doravante designados por Tigres de Cumbijã (a cova que lhe coube no buraco da Guiné, algures na Região de Tombali, entre Mampatá e Guileje...). Em Guileje foram colocados, de finais de 1972 a 22 de Maio de 1973, os Piratas de Guileje (CCAV 8350).

1 comentário:

Juvenal Amado disse...

Amigo e camarada
Muita vezes pensei em ti, foi por isso com grande alegria que te reencontrei, agora neste local de encontro que nos abriga.
Muitas horas passamos juntos, em Miranda do Corvo e em Fátima a falar das nossas experiências, como militares na Guiné. Mas foram poucas tendo em conta o que se adivinha que terás para contar.
Noutras guerras nos conhecemos, sem sabermos que tinhamos a Guiné em comum.
Vou esperar ansiosamente pelos teus testemunhos.

Um abraço
Juvenal Amado