domingo, 23 de julho de 2006

Guiné 63/74 - P979: O Gilberto Madail pertenceu à CART 1746 (Bissorã e Xime, 1967/69) (Paulo Santiago)


Guiné > Região Leste > Sector L1 > Xime > 1972 > O Manuel G. Ferreira, soldado condutor auto, dos Fantasmas do Xime (CART 3494), fotografado no cantinho (sempre muito acarinhado pelas NT) dos brasões das companhias que por ali passaram: CCAÇ 1550 (1966/67), CART 1746 (1967/69), CART 2520 (1969/1970), CART 2715 (1970/71), CART 3494 (1972/1973) e, mais tarde, CCAÇ 12 (1973/74).

Foto: © Manuel Ferreira (2005)


Mensagem do Paulo Santiago, ex-alf mil, comandante do Pel Caç Nat 53, Saltinho, 1970/72), enviada em 21 de Julho de 2006, às 18h34

Luís:

O mundo é pequeno. Tenho um amigo, aqui em Aguada, ex-soldado do pelotão comandado pelo Gilberto Madaíl. Telefonei-lhe há minutos, para me informar dos dados que procuravas.

O Madaíl pertencia à CART 1746, transferida de Bissorã para o Xime (1). O grupo de combate, comandado pelo Madaíl, e do qual fazia parte o meu amigo Manuel Moreira, esteve destacado na Ponta do Inglês durante algum tempo, regressando ao Xime, visto ser muito difícil aguentar aquela posição (2). Conheço uma canção muito interessante, feita pelo meu amigo, durante a estadia naquele destacamento. Vou ver algo mais que possa ser publicado na Tertúlia, e que ele tenha em casa.

Li o post do Mexia Alves sobre a morte do Alf Armandino (3). Tenho que relatar a história da emboscada, é urgente e é de justiça. Começarei, brevemente, pelos antecedentes que originaram a tragédia.

Um abraço
Paulo Santiago

SPM 3948

Comentário de L.G.: Afinal de contas não acertei no nº da companhia do Alf Mil Madaíl. Estava mais inclinado para a CCAç 1419, embora a hipótese da CART 1746 não estivesse excluída... O Madaíl conheceu o inferno do Xime e, em particular, a temível região da Ponta do Inglês, na margem direita do Rio Corubal... E possivelmente estava no Xime, no dia 2 de Junho de 1969, quando este periquito por lá passou, seguramente com um ar infeliz, a caminho de Contuboel, com os restantes quadros metropolitanos da minha companhia, a CCAÇ 2590, mais tarde CCAÇ 12...
_______

Nota de L.G.:

(1) Como muito bem lembra o Humberto Reis, da CCAÇ 2590 (mais tarde CCAÇ 12), eram eles, os velhinhos da CART 1746 que lá estavam, no cais do Xime, na manhã do 2 de Junho de 1969, com um grande lençol branco onde estava escrito "o que custa mais são os primeiros 21 meses"... quando nós - CCAÇ 2590/CCAÇ 12 e outros periquitos desembarcámos da LDG... Na mesma LDG, vinha a CART 2520 que veio substituir a CART 1746...

(2) O estratégico aquartelamento da Ponta do Inglês foi, de facto, abandonado pelas NT em Novembro de 1968, sendo na altura guarnecido por forças da CART 1746, que era a unidade de quadrícula do Xime: vd post de 19 de Março de 2006 >

Guiné 63/74 - DCXLI: Ponta do Inglês, Janeiro de 1970 (CCAÇ 12 e CART 2520): capturados 15 elementos da população e um guerrilheiro armado

(3)Vd. post de 21 de Julho de 2006 > Guiné 63/74 - P976: A morte do Alf Armandino e a estupidez do capitão-proveta (Joaquim Mexia Alves)

Sem comentários: