sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Guiné 63/74 - P3690: O meu Natal no mato (21): CCAÇ 2402, Có, 1968, e Olossato, 1969 (Raúl Albino)

1. Mensagem de Raúl Albino (*), ex-Alf Mil da CCAÇ 2402/BCAÇ 2851, , Mansabá, Olossato, 1968/70, com data de 15 de Dezembro de 2008.

Caros amigos,

Aqui vai o meu contributo para esta quadra natalícia. Que o próximo ano seja, para o blogue, de tanto ou mais sucesso do que aquele que está a terminar. Que a vossa saúde e energia nunca vos falte.

Um grande abraço e que tenham um Natal Feliz dentro do possível neste ano de esquecimento. Merecemos, não?
Raul Albino.



Relatos de Natal da CCaç 2402

Vou incluir, neste meu artigo alusivo ao Natal, algumas fotos de recordação desses períodos da nossa comissão por terras da Guiné.


Companhia de Periquitos

Muitos já terão ouvido falar de Companhias de Periquitos na guerra do ultramar, mas para aqueles que não perceberam bem o que isso significava, aqui vai uma imagem que vale por mais de 1000 palavras. Esta é a Companhia de Periquitos Nativos N.º 00, armada até aos dentes (se eles os tivessem, claro), que apesar de ter feito uma comissão completa, nunca ganharam o estatuto de Companhia de Veteranos. Cumpriram cabalmente a sua missão de reforço na luta anti-stress dos nossos militares e foram considerados, por todos sem excepção, uma grande companhia … para os bons e maus momentos.


CCaç 2402 – Natal de 1968 em Có

Vemos aqui o nosso comandante de companhia Capitão Vargas Cardoso a encenar uma deslocação da RTP para recolha de mensagens de Natal. Na verdade, isso só viria a concretizar-se no Natal seguinte.


C Caç 2402 – Natal de 1969 no Olossato

Aqui sim, a RTP foi ter connosco para recolha das célebres mensagens natalícias para serem vistas pelas famílias na sua televisão ou na do Café da esquina. Estão a filmar o meu grupo, eu sou o primeiro à direita do operador de câmara e pareço estar a exibir o meu sorriso pepsodente para a imagem. Estarei, possivelmente, a debitar uma mensagem padrão equivalente a esta que agora vos dirijo, tão em voga na altura.

Envio aos dedicados editores deste blogue, todos os tertulianos e suas famílias os meus votos de um Santo Natal e um Melhor Ano Novo. Nós por cá estamos bem. Adeus e até ao meu regresso.

Raúl Albino
____________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 13 de Novembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3450: Blogoterapia (72): Comentário ao P3402 (Raúl Albino)

Vd. último poste da série de 31 de Dezembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3687: O meu Natal no mato (20): Visita de Natal do COMCHEFE a Cutia (Jorge Picado)

2 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro rapaz
Sou do teu tempo, da 2405, chegamos a Bissau no Uige.
Procuro o Alf Baptista, estivemos junto em Elvas e sou muito amigo dele, sabes do seu paradeiro.
O nosso primeiro Natal foi na passagem de Mansoa para Babadinca, e o segundo foi em Dulombi.
Um forte abraço para ti do
Paulo L. Raposo
ex-Alf, agora, Brig. miliciano
em Montemor o Novo

Anónimo disse...

Lamento Paulo Raposo não te poder ser útil. Não conheço o Alf. Baptista, mas se encontrar alguém que o conheça, conta comigo que logo te informo. Um abraço,
Raul Albino.