domingo, 21 de fevereiro de 2010

Guiné 63/74 - P5860: O 6º aniversário do nosso Blogue (7): Sempre em frente (José Eduardo Reis de Oliveira – JERO -, ex-Fur Mil Enf da CCAÇ 675)


1. O nosso Camarada José Eduardo Reis de Oliveira (JERO), foi Fur Mil Enf da CCAÇ 675 (Binta, 1964/66) e enviou-nos a seguinte mensagem, com data de 21 de Fevereiro de 2010:

Camaradas,

Com alguma solenidade aqui estou eu a enviar um texto, com o título "Sempre em frente", com que pretendo homenagear os Editor do blogue "Luís Graça e Camaradas da Guiné", co-Editores, e demais Camaradas que têm colaborado com as suas mensagens, para o crescimento do blogue que tanto mudou a minha vida, desde que nele "entrei".

Com o simbolismo do texto, que também tem muita leitura nas entrelinhas, pretendo homenagear todos aqueles que, ao longo de seis anos, têm conseguido manter cada vez mais viva a memória e respeito que são devidos aos ex-combatentes.

Bem hajam por isso.
Guardámos até hoje – quarenta e tal anos passados -o nº.2 do jornal “Sempre em Frente” de 5 de Agosto de 1965,“Órgão das Sete Ninfas do Cacheu”, propriedade do «490 & Companhias».
“SEMPRE EM FRENTE”

(ORGÃO DAS SETE NINFAS DO CACHEU)

Numa fase em que tanto se fala das pressões a que a Imprensa e os jornalistas dos nossos dias estão sujeitos pelos órgãos do Poder recordamos um jornal d’outros tempos, de que foi proprietário o “490 & Companhias” (1).
Recuando no tempo...

Tinha como Director «O Constante», Editor «O Constâncio» e Redactor «O Constantino»!!!

Em artigo da Direcção, titulado “Razão de Ser”, reportava-se ao número anterior – o número 1 – e reafirmava-se – jogando com as palavras - que... «Sempre em Frente» não é um papel impresso, mas uma ideia que se expressa... que vive dentro de nós, e se comunica aos outros, não para propagandear e sugestionar, mas para estabelecer amplo convívio, pela comunicação de sentimentos que mereçam ser convividos».

Antes disso esclarecia o Editor que… «SEMPRE EM FRENTE nasceu com um ideal e os ideais são sempre superiores à opinião. Esta costuma precisamente impor-se, governar e escravizar os que não têm nenhum ideal».

À distância no tempo interrogamo-nos porque não temos o nº. 1 do “SEMPRE EM FRENTE”…

Talvez dificuldades de “distribuição” não o tenham feito chegar a Binta (e à CCaç.675), que se situava a 20 Kms. de Farim, onde era “impresso” o “Órgão das Sete Ninfas do Cacheu”, propriedade do «490 & Companhias».Recordamos – só para situar quem hoje nos leia – que a C.Caç.675 foi uma Companhia Independente que, de Junho de 1964 a Abril de 1965 , esteve subordinada ao B.Cav. 490, comandado pelo mítico Ten. Coronel Fernando Cavaleiro.

Neste número 2, a que nos temos vindo a referir, haviam dois artigos –“Tabanca Nova”, da responsabilidade de “Ardina Camuflado” e “O Cais que Não Caiu”, de “Turista do Cacheu” – que confirmam a mensagem do Editorial“... a obra de reconstrução... e os que conseguiram sair do ódio e do rancor que a guerra carrega, para que à guerra suceda à paz, como à tempestade se segue a bonança... que restitui a ordem... e os valores que dão sentido à vida.»

Ora estes artigos tinham a ver com a “minha” Companhia 675 , comandada pelo “meu” Capitão Tomé Pinto.

Julgamos que terá sido por isso que guardámos esta “relíquia” jornalística (que conta hoje quarenta e tal anos) e que nesta data, como reconhecimento e “prenda” do 6º.aniversário do nosso blogue ofereço aos seus Editores para os arquivos do nosso “Luís Graça e Camaradas da Guiné”´.
E chega o momento de desvendar quem era o Director «Constante», o Editor «Constâncio» e o Redactor «Constantino».

Foi o lendário Capelão Padre Monteiro da Gama que, atrevemo-nos a dizer, foi um dos grandes homens do seu tempo na Guiné.

Neste momento tão especial do nosso blogue aqui fica também a nossa humilde homenagem à sua memória.

Num tempo em que tanto se fala dos problemas da Imprensa e dos jornalistas e da promiscuidade e jogos interesses que “moram” junto do Poder sabe-nos bem recordar pessoas como o Padre Gama!
Nota (1): Reprodução parcial da capa da revista “Sempre em Frente”, nº. 2, edição do (Batalhão) 490 & Companhias. Revista do arquivo pessoal do autor, 05.08.1965.

Um abraço,
JERO
Fur Mil Enf da CCAÇ 675
___________
Nota de M.R.:

(*) Vd. último poste da série em:

21 de Fevereiro de 2010 >
Guiné 63/74 - P5856: O 6º aniversário do nosso Blogue (6): Seis (6) anos em prol da História de Portugal e da Guiné-Bissau (Mário Fitas)

4 comentários:

Anónimo disse...

Sr Jero
Admito que goste muito do "seu" cap T.Pnto. Até admito que possa ter sido um bom capitão. No entanto como gen a conversa é outra. Donde se pode concluir que nem sempre um bom cap dá um bom gen. Cumprimentos. Gabriel Tavares

Anónimo disse...

Caro Gabriel Tavares
Tire-me por favor o tratamento de Sr.Jero. Chega Jero.
Com relação ao "meu" Capitão não ter dado um bom general gostava de saber as suas razões para tal afirmação, sendo certo que, como é natural, ninguém consegue agradar a toda a gente. Nem Deus o conseguiu...
Melhores cumprimentos ,JERO.
PS- Creia que fiquei espantado com o seu comentário nesta postagem que tem a ver essencialmente com o Capelão Padre Gama.

Anónimo disse...

Jero
Agradeço-lhe a resposta.Em relação ao P.S. foi se calhar uma distracção ,pois como sou seu leitor reparei que frequentemente tece elogios ao "seu" capitão e daí não ter reparado que este se referia a outra pessoa.Não me alongo em mais comentários por não ser este o local apropriado e teria que lhe contar uma série razões para justificar a minha apreciação. De qualquer modo todos nós temos as nossas opiniões fundamentadas em episódios vividos e que valorizamos subjectivamente.Agradeço-lhe mais uma vez a sua resposta. Cumprimentos G.Tavares

Anónimo disse...

Caro Gabriel Tavares
Percebi perfeitamente o que quis dizer e deixo-lhe o meu e-mail se quiser continuar a "nossa" conversa pessoal em "sítio" mais recatado.
Um abraço, JERO

mail: jotajero@sapo.pt