segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Guiné 63/74 - P10591: Blogpoesia (309): Francisco Santos, o poeta popular da CCAÇ 557 ( Cachil, Bissau e Bafatá, 1963/65)


Benavente > Restaurante O Miradouro > 27/10/2012 > Foto do pessoal CCaç 557, reunidos com filhos e netos, a comemorar o seu vigésimo quinto almoço de convívio e o quadragésimo sétimo ano do seu regresso.  Este ano os bravos do Como que pertenceram à  valorosa CCAÇ 557 foi "reforçada" por dois elementos do nosso blogu: na primeira fila,  o Fernando Chapouto [cercadura a amarelo], de camisola branca com a mão esquerda no ombro direito do José Colaço (, cercadura a verde]; na fila de trás o Jorge Rosales [, cercadura a azul], com uma folha de palmeira a tapar-lhe o queixo. Quanto ao nosso poeta popular Francisco dos Santos,  ele é o que está na última fila,  ao centro,  de blusão escuro, camisa branca e pulôver azul [, cercadura a vermelho].


Foto da família CCaç 557 com filhos e netos reunida no dia 27/10/2012 em Benavente.



1. Mensagem do José Colaço, o nosso bravo da ilha do Como, ex-Soldado Trms da CCAÇ 557 (, Cachil, Bissau e Bafatá, 1963/65), e organizador do convívio deste ano:


Assunto: Poesia popular

Como o nosso administrador é um admirador da poesia popular (e não só, ou não fosse ele um poeta com todas as letras), envio em anexo os versos que o nosso camarada Francisco dos Santos, poeta popular dedicou à CCAÇ 557 no almoço de convívio em Benavente, em 27/10/2012.

Um abraço, Colaço.



Guiné > Região de Tombali > CCAÇ 557 (1963/65) > Cachil > Os trabalhos na construção da paliçada.

Fotos (e legendas): © José Colaço (2012) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados.













O Franisco Santos, de 70 anos, ex-1º Cabo Radiotelegrafista, da CCAÇ 557,Cachil, Bissau e Bafatá, 1963/65, poeta popular,  residente no Montijo. É membro da nossa Tabanca Grande desde 12 de maio de 2009.
______________

Nota do editor:

2 comentários:

Luís Graça disse...

É verdade, Xico Santos,
,,, "o tempo vai passando,
com queixas na bagagem,
a saúde nos vai tramando
mas é bom não saber quando
será a última viagem".

Parabéns ao poeta e ao pessoal da CCAÇ 557 que há quase meio século regressou da Guiné, e que teima em manter-se vivo!... E que o poeta continue por cá, sem viagem marcada para o além, porque é cá que ele tem a honrosa e exaltante missão de celebrar a vida, a amizade e a camaradagem!


José Botelho Colaço disse...

Luís os meus agradecimentos pelos retoques que deste na redacção do poste 10591 aqueles pozinhos mágicos de pimenta, canela e açúcar que tu és um especialista em adicionar exemplo:[os bravos do Como].
Também as minhas desculpas por ter omitido mais um apoio voluntário de um ex-combatente este da guerra de Angola que andou por Cabinda no batalhão 1886 comandado pelo então tenente coronel Manuel Themudo Barata, o 1º cabo 6502/65 Rogério Oliveira Peres que se fez acompanhar da esposa D. Elsa Cardoso Peres e também à D. Adelaide Chapouto esposa do nosso camarada Fernando Chapouto.
A todos os meus cumprimentos acompanhado de um abraço amigo.
Colaço