
Camarigo Carlos Vinhal
Ontem tive o prazer de assistir ao lançamento de um livro - "O outro lado da Guerra Colonial - Cantina Oliveira, Moçambique".
Entendi por bem fazer uma pequena noticia do evento, noticia esta que anexo. Apesar da noticia se referir a Moçambique e não à Guiné de que trata mais especialmente o nosso bloque, mesmo assim resolvi enviar-te a mesma com o fim de ser publicada se assim o entenderes que é possivel e que a mesma merece ser publicada.
Fica à tua consideração.
Um abraço
Carlos Pinheiro
“O outro lado da Guerra Colonial – Cantina Oliveira, Moçambique”
Mais um livro sobre a guerra colonial, “O outro lado da Guerra Colonial – Cantina Oliveira, Moçambique”, foi apresentado hoje, 28 de Outubro de 2012, no anfiteatro da Taberna do Aspirante em Lapas - Torres Novas perante uma plateia agradável e interessada na obra.
É seu autor Manuel Francisco de Oliveira Ramos que foi Furriel Miliciano de Operações Especiais (Rangers), na 2.ª Companhia de Caçadores do Batalhão de Caçadores 4810 - Tete -Moçambique 1972-1974 e actualmente é Presidente da Junta de Freguesia de Lapas, localidade onde foi feita a apresentação da obra.
A obra foi editada pelo Núcleo de Torres Novas da Liga dos Combatentes e contou com o apoio da Câmara Municipal de Torres Novas na normalização, revisão e editing, coordenação e grafismo da mesma e ainda com a colaboração de vários camaradas de armas do autor e foi prefaciada pelo Presidente da Liga dos Combatentes Tenente General Chito Rodrigues.
Começou por usar da palavra o Comandante da Companhia a que pertenceu o autor do livro, o Presidente do Núcleo da Liga dos Combatentes, o autor, o Vice-presidente da Câmara e a terminar o Presidente da Liga dos Combatentes.
Todos foram unânimes em elogiar o autor e a obra, tendo o Presidente da Liga tecido ainda algumas considerações acerca do dia de hoje, o Dia do Exército comemorado nas Calda Rainha, e feito a apologia do autor tendo também proferido algumas palavras sobre a guerra propriamente dita e ainda pela forma interessada como a Liga apoia este tipo de iniciativas visto que, na sua opinião, é o conjunto de livros sobre a guerra que um dia irá permitir que se faça a verdadeira história desse período conturbado. Nesse sentido e porque todos os contributos são importantes, deixou bem claro que a Liga já apoiou várias edições de livros e está preparada e interessada em continuar a apoiar futuras edições.
Mesa de honra. Da direita para a esquerda: O Comandante da 2.ª Companhia do BACÇ 4810; o autor; o Tenente General Chito Rodrigues, Presidente da Liga dos Combatentes; Dr. Pedro Ferreira, Vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Novas; o Presidente do Núcleo da Liga dos Combatentes em Torres Novas e o orador, no uso da palavra, como representante da Junta de Freguesia de Lapas
Encerrada a sessão, seguiu-se a habitual sessão de autógrafos do autor aos inúmeros livros que muitos dos seus amigos se prontificaram a adquirir.
Seguiu-se um beberete de confraternização entre os presentes.
Nota final – A Taberna do Aspirante é um edifício da Junta de Freguesia que foi recuperado e é composto por um anfiteatro onde se desenvolvem com alguma frequência manifestações culturais de vária índole, possui também um pequeno bar e outras instalações de apoio e mantém o nome original da taberna que foi tem tempos idos.
Carlos Pinheiro 28.10.12
____________
Nota de CV:
Vd. último poste da série de 30 de Outubro de 2012 > Guiné 63/74 - P10595: Agenda cultural (227): Lançamento do livro "Goa - O Preço da Identidade - Invasão 50 Anos Depois", de autoria do Prof. Doutor Valentino Viegas, dia 16 de Novembro de 2012, pelas 18h30 na Casa de Goa, em Lisboa (Maria Teresa Almeida)
Sem comentários:
Enviar um comentário