quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Guiné 63/74 - P10598: Agenda cultural (228): O livro "O Outro Lado da Guerra Colonial - Cantina Oliveira, Moçambique", de Manuel Francisco de Oliveira Ramos, foi apresentado em Torres Novas no passado dia 28 de Outubro de 2012 (Carlos Pinheiro)

1. Mensagem de Carlos Manuel Rodrigues Pinheiro (ex-1.º Cabo TRMS Op MSG, Centro de Mensagens do STM/QG/CTIG, 1968/70), com data de 29 de Outubro de 2012:

Camarigo Carlos Vinhal
Ontem tive o prazer de assistir ao lançamento de um livro - "O outro lado da Guerra Colonial - Cantina Oliveira, Moçambique".
Entendi por bem fazer uma pequena noticia do evento, noticia esta que anexo. Apesar da noticia se referir a Moçambique e não à Guiné de que trata mais especialmente o nosso bloque, mesmo assim resolvi enviar-te a mesma com o fim de ser publicada se assim o entenderes que é possivel e que a mesma merece ser publicada.
Fica à tua consideração.

Um abraço
Carlos Pinheiro


“O outro lado da Guerra Colonial – Cantina Oliveira, Moçambique” 

Mais um livro sobre a guerra colonial, “O outro lado da Guerra Colonial – Cantina Oliveira, Moçambique”, foi apresentado hoje, 28 de Outubro de 2012, no anfiteatro da Taberna do Aspirante em Lapas - Torres Novas perante uma plateia agradável e interessada na obra.

É seu autor Manuel Francisco de Oliveira Ramos que foi Furriel Miliciano de Operações Especiais (Rangers), na 2.ª Companhia de Caçadores do Batalhão de Caçadores 4810 - Tete -Moçambique 1972-1974 e actualmente é Presidente da Junta de Freguesia de Lapas, localidade onde foi feita a apresentação da obra.

A obra foi editada pelo Núcleo de Torres Novas da Liga dos Combatentes e contou com o apoio da Câmara Municipal de Torres Novas na normalização, revisão e editing, coordenação e grafismo da mesma e ainda com a colaboração de vários camaradas de armas do autor e foi prefaciada pelo Presidente da Liga dos Combatentes Tenente General Chito Rodrigues.

Começou por usar da palavra o Comandante da Companhia a que pertenceu o autor do livro, o Presidente do Núcleo da Liga dos Combatentes, o autor, o Vice-presidente da Câmara e a terminar o Presidente da Liga dos Combatentes.

Todos foram unânimes em elogiar o autor e a obra, tendo o Presidente da Liga tecido ainda algumas considerações acerca do dia de hoje, o Dia do Exército comemorado nas Calda Rainha, e feito a apologia do autor tendo também proferido algumas palavras sobre a guerra propriamente dita e ainda pela forma interessada como a Liga apoia este tipo de iniciativas visto que, na sua opinião, é o conjunto de livros sobre a guerra que um dia irá permitir que se faça a verdadeira história desse período conturbado. Nesse sentido e porque todos os contributos são importantes, deixou bem claro que a Liga já apoiou várias edições de livros e está preparada e interessada em continuar a apoiar futuras edições.

Mesa de honra. Da direita para a esquerda: O Comandante da 2.ª Companhia do BACÇ 4810; o autor; o Tenente General Chito Rodrigues, Presidente da Liga dos Combatentes; Dr. Pedro Ferreira, Vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Novas; o Presidente do Núcleo da Liga dos Combatentes em Torres Novas e o orador, no uso da palavra, como representante da Junta de Freguesia de Lapas 

Encerrada a sessão, seguiu-se a habitual sessão de autógrafos do autor aos inúmeros livros que muitos dos seus amigos se prontificaram a adquirir.

Seguiu-se um beberete de confraternização entre os presentes.

Nota finalA Taberna do Aspirante é um edifício da Junta de Freguesia que foi recuperado e é composto por um anfiteatro onde se desenvolvem com alguma frequência manifestações culturais de vária índole, possui também um pequeno bar e outras instalações de apoio e mantém o nome original da taberna que foi tem tempos idos.

Carlos Pinheiro 28.10.12
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 30 de Outubro de 2012 > Guiné 63/74 - P10595: Agenda cultural (227): Lançamento do livro "Goa - O Preço da Identidade - Invasão 50 Anos Depois", de autoria do Prof. Doutor Valentino Viegas, dia 16 de Novembro de 2012, pelas 18h30 na Casa de Goa, em Lisboa (Maria Teresa Almeida)

Sem comentários: