sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Guiné 63/74 - P11136: Convívios (493): A magnífica Tabanca da Linha vai reunir no próximo dia 7 de Março em Alcabideche (José Manuel M. Dinis)

1. Mensagem do nosso camarada José Manuel Matos Dinis (ex-Fur Mil da CCAÇ 2679, Bajocunda, 1970/71), com data de 20 de Fevereiro de 2013: 

A magnífica Tabanca da Linha 

Convocatória 

Hoje de tarde, ainda não tinha chegado a casa após um almoço com amigos, e tocou o telemóvel.
Estou! - omito o sim, desde que um comercial começou a usar a expressão - e do outro lado apresentou-se o Senhor Comandante Rosales. Homem delicado e preocupado com os amigos, começou por querer saber de mim, se estou bem, se... se... se... e se podia vir ao meu encontro. Respondi que sim, que estava mesmo a chegar. Preparei uma garrafa de tinto, e quando ligava o computador, Sua Exa. tocou à campainha.

Trazia uma garrafa do vinho da sua produção, e quando atravessou a porta, mandou-me providenciar por copos e pão. Acrescentei um bocado de queijo de ovelha, enquanto Sua Exa. revelava alguma impaciência.

- Éh pá, ando assim há alguns dias, algo ansioso, sabes como é! Estive no Couço com o Zé Dias e o Castro (o que jogou no Belenenses, totalmente desconhecido das novas gerações), que me ajudaram na preparação do vinho. Olha que é puro, não levou químicos, nada. Prova lá! - E serviu-me do seu vinho, que jorrou da garrafa e fazia uma sugestiva espuma enquanto crescia no copo de cristal. Serviu-se de seguida, tirou uma fatia de pão e outra de queijo, e atirou-se com apetite aparente. Também provei, apesar de não estar com vontade. O vinho tem paladar a uva; castelão, segundo o produtor; um travo a grainha; treze graus, depois de aguado - a única coisa que levou, mas pouca, e alguma adstringência que proporciona um suave final de boca.

Para além desta prova forçada, que revela uma grande vaidade na consideração que manifesta por mim, o Senhor Comandante vinha principalmente - o tempo aliviou, senão teria vindo sobretudo - para me incumbir de novo encontro da Magnífica Tabanca da Linha.

Ficou decidido o dia 7 de Março, a primeira quinta-feira desse mês. Quanto ao local, o senhor Comandante considera que a Adega Camponesa, no Cabreiro, em Alcabideche, reúne boas condições para o efeito, não só pelo preço sensato (previsivelmente 15,20), como também pelas ementas disponíveis, e ainda pelo amplo parque de estacionamento.

Assim, peço a todos os "habitués", e ainda aos que têm manifestado interesse na participação num encontro connosco, que façam as vossas inscrições, ora por mail, ora pelos telefones 913 673 067 (Dinis), e 914 421 882 (Rosales).

Sem formalidades, serão todos bem vindos, e espera-se uma tarde de bom convívio.
JD
____________

Nota do editor:

Vd. último poste da série de 20 DE FEVEREIRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11123: Convívios (492): Encontro do pessoal da CCAÇ 2464 (Guiné, 1969/70), dia 27 de Abril de 2013 em Rio Maior (António Nobre)

4 comentários:

tony Borie disse...

Olá José Manuel.
Convocatória, vinho de 13 graus, sem químicas, queijo de ovelha, pão de Portugal, tudo coisas de fazer crescer água na boca, pelo menos seriam melhores que uma "granada de morteiro", a cair no aquartelamento de Mansoa!.
Qualquer dia meto-me num avião e fujo para a "Metrópole", e vou assistir a todos esses convívios, nem que seja conversar e ver antigos companheiros que não conheço pessoalmente, mas viveram as mesmas agruras que eu vivi na Guiné!
Um abraço, Tony Borie.

JD disse...

Caro Tony,
Desculpa o mau jeito, nós com gabarolices petisqueiras, e outros saudosos dos sabores portugueses.
Manda a morada, e talvez se providencie uma encomendazinha. E havendo um low cost, não hesites, aparece que serás bem recebido.
Um abraço
JD

Tony Borie disse...

Olá José Manuel.
Muito e muito obrigado, pela tua amabilidade, tão típica do povo português, que só existe mesmo aí nesse cantinho da Península Ibérica, à beira mar plantado.
Creio que só a nossa geração, de pessoas que sofreram as dificuldades de um sistema de muita restrição, ainda mantém esses bons princípios de bem receber.
Vivo aqui, a uma hora do centro de diversões de Orlando, e digo o mesmo para ti.
És bem vindo!.
Um abraço amigo, Tony Borie.

manuelmaia disse...

Zé,

Estive com problemas na máquina infernal,já por várias vezes. Fiquei sem o mail que tinha porque houve alguém a usá-lo para mandar vírus.
Agora tenho mas é gmail. oliveiramaiajun50@gmail.com

Por favor manda-me o teu mail,pois perdi o material todo que tinha no outro. Abraço
mm