No dia 29 de Novembro, pelas 12h30, dezenas de sócios, familiares e amigos, reuniram-se nas instalações do Núcleo no tradicional Magusto do Combatente.
Logo à chegada e no hall de entrada do edifício, foram depositados donativos em géneros alimentares (arroz, massas, farinha, bolachas, cereais) e produtos de higiene (sabonetes, pasta de dentes, escovas de dentes, papel higiénico) para doar às famílias mais carenciadas da freguesia, por forma a dar resposta à campanha que está a decorrer no âmbito da Rede Social de Matosinhos/Comissão Social de Freguesia de Leça do Balio, de que o Núcleo é membro efetivo.
Os donativos trazidos pelos participantes no Magusto do Combatente
Num ambiente já assumido por todos como familiar, o almoço iniciou-se depois do Presidente da Direção tecer algumas considerações sobre o programa para este dia, sobre a organização/tarefas a ter em conta para o bom desenrolar do referido almoço e igualmente sobre a vida interna do Núcleo e da Liga dos Combatentes.
O TCor Armando Costa sempre atento, comandando as hostes
Começando pelas entradas, continuando com carapaus, fêveras e entremeada grelhadas, batata cozida, caldo verde e as famosas castanhas “Longal” de Serapicos/Bragança, acompanhadas por vinho branco e tinto, e terminando com as sobremesas e o café, “o objetivo foi integralmente conquistado” devido, em grande parte, ao trabalho árduo e incansável do nosso “chef de cozinha” e Secretário do Núcleo, Sargento Ajudante Joaquim Oliveira, um autêntico profissional no ramo no que toca fundamentalmente “no fazer e no orientar”.
O incansável SAj Joaquim Oliveira
À volta das brasas: Raúl Ramos (ex-combatente em Angola), amigo do editor há 59 anos; Mestre Cartaxo (ex-combatente na Guiné); António Fangueiro (ex-combatente da Guiné, da Companhia do Raul Albino) e outro camarada da Guiné cujo nome neste momento não me ocorre.
Seguiu-se a animação musical durante toda a tarde com o grupo formado por Fernando Menezes, Cristina Gonçalves e Vítor Rodrigues que graciosamente e com grande qualidade artística deliciaram e fizeram mexer os presentes com o seu vasto reportório que incluiu fado e música ligeira.
Vítor Rodrigues, uma surpresa para o editor que não via este seu amigo há mais de 40 anos. Mantém uma forma invejável e um vozeirão que só "ouvisto"
A fadista Cristina Gonçalves é a prova provada de uma grande artista quase anónima para o grande público. Portuense de alma e coração, canta a canção de Lisboa como a melhor das melhores fadistas alfacinhas.
Atrás, nas teclas, Fernando Meneses.
No intervalo da sua atuação foi feito o sorteio de nove prémios que durante quase uma hora prenderam a atenção dos participantes.
Uma das premiadas do sorteio, esta senhora, filha de um militar, viveu, quando muito pequena, na Ilha das Galinhas, que como sabemos era a ilha-prisão da Guiné.
Houve ainda a oportunidade para o Coro do Núcleo cantar as Boas Festas a todos os que estiveram presentes neste magusto.
O Coro do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes
Os participantes
Como notas relevantes desta atividade fica o facto de alguns familiares e amigos de sócios se terem inscrito como sócios da Liga; o trabalho, a disponibilidade e a entrega evidenciada pelos voluntários(as) que ajudaram na realização deste evento; e mais uma vez a evidência da importância da realização destes convívios para fortalecer os laços de amizade e de relacionamento entre dirigentes, sócios, familiares e amigos envolvidos pela sua demonstração de adesão aos objetivos da Liga: defesa dos valores morais e históricos de Portugal e promoção da solidariedade social e do apoio mútuo aos mais carenciados.
************
Texto: Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes
Fotos: Abel Santos
Selecção, edição e legendagem das fotos: Carlos Vinhal
____________
Nota do editor
Último poste da série de 9 de dezembro de 2014 > Guiné 63/74 - P13993: Convívios (645): Almoço de Natal da Tabanca dos Melros, dia 13 de Dezembro de 2014 na Quinta dos Choupos, Fânzeres, Gondomar (Carlos Silva)
1 comentário:
Parabens, camaradas do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes por esse alegre, animado e fraterno convívio... É um bom exemplo para outros núcleos... LG
Enviar um comentário