terça-feira, 9 de junho de 2015

Guiné 63/74 - P14721: Convívios (686): XI Encontro do pessoal da CART 1742 (Os Panteras) (Nova Lamego e Buruntuma, 1967/69), levado a efeito no passado dia 30 de Maio em Viana do Castelo (Abel Santos)

OS PANTERAS DA CART 1742

1. Em mensagem do nosso camarada Abel Santos (ex-Soldado Atirador da CART 1742 - "Os Panteras" - Nova Lamego e Buruntuma, 1967/69), chegou até nós o rescaldo do XI Encontro do pessoal da sua Unidade, levado a efeito no passado dia 30 de Maio de 2015.


XI Almoço/Convívio e 46º aniversário do regresso a Lisboa (13 de Junho de 1969) da Companhia de Artilharia 1742 (OS PANTERAS) Nova Lamego e Buruntuma (1967/69)


Realizou-se no passado sábado 30 de Maio de 2015 na bonita cidade minhota de Viana de Castelo, o encontro anual com formatura no campo Senhora da Agonia da CART 1742. De seguida, a tropa e seus acompanhantes dirigiram-se para a igreja local para assistirem à missa de sufrágio pelos camaradas já falecidos.

Cumprida essa missão, a tropa respondendo à voz do seu comandante, dirigiu-se para o restaurante o Camelo em Santa Marta de Portuzelo local onde fui degustado um lauto manjar minhoto, como è apanágio das gentes minhotas, desde já os meus parabéns à gerência, e que são também extensivos ao Manuel Parente pela organização deste evento.

Bolo comemorativo

E assim o repasto foi-se prolongando, aqui e ali regado com o bom néctar da região, ao qual os camaradas teceram rasgados elogios. Mais tarde depois de já estarem alimentados e, regados, procedeu-se à distribuição de lembranças aos camaradas, o certificado de presença, uma peça de artesanato que atesta a passagem da CART 1742 por Viana do Castelo, e por fim o cerimonial de cortar o bolo comemorativo do encontro, e sua distribuição pelos presentes, acompanhado pelo habitual espumante, altura aproveitada para endereçar a pasta à nova equipa liderada pelo camarada José Ribeiro de Guimarães local do novo evento.


Peça de artesanato oferecido aos participantes, alusivo ao Encontro deste ano

Foi mais um dia de fervor castrense, e que mais uma vez ficou demonstrado o quanto estes homens, que apesar de terem constituído família, nunca esqueceram os laços que se interligaram no distante ano de1967, bem hajam.

Igreja da Senhora da Agonia

Barbosa, Figueiredo, P. Mendes, Lopes e Viola. 

Barbosa, Abel, Dantas e Pires

 Barbosa, P. Mendes, Ribeiro, J. Mendes e ex-Alf Mil Figueiredo

Texto, fotos e legendas: © Abel Santos
____________

Nota do editor

Último poste da série de 24 de maio de 2015 > Guiné 63/74 - P14656: Convívios (685): A Magnifica Tabanca da Linha - Encontro de 21 de Maio de 2015 - Resumo das ocorrências (José Manuel Matos Dinis)

1 comentário:

Valdemar Silva disse...

Saudações, caro Abel Santos.
É assim, que nós vamos ficando mais novos. Passando/falando pelos tempos em que tínhamos 20 e poucos anos, lembramo-nos sempre desses tempos e vamos ficando mais novos.
A CART 1742, julgo que esteve antes de nós, CART2479-CART11 'Os Lacraus', no Quartel
de Baixo em Nova Lamego. Ainda lá fomos encontrar vasos/floreiras com a inscrição da
vossa CART 1742, por lá andaram, por lá ficaram, nunca as substituímos. É certo que fizemos uma nova guarita do sentinela (à entrada), também fizemos um novo refeitório prós soldados e uma nova messe pra sargentos e oficiais, também fizemos uma nova cozinha, mas nunca mechemos naquilo que foi da vossa CART 1742, incluindo o Memorial do lado esq., à entrada, do Alf. Rogério.
ABRAÇOS PRA TODOS DA CART 1742
Valdemar Queiroz