sábado, 22 de setembro de 2018

Guiné 61/74 - P19034: Ser solidário (216): Vim a Bissau ver o meu filho e preciso de cuidados médicos... Quem conhece aqui um bom ortopedista? (Manuel Neves)

1. Mensagem do nosso leitor e camarada Manuel Neves:

Data: quinta, 20/09/2018 à(s) 20:56
Assunto: pedido de ajuda

Boa tarde, Doutor Luís Graça, sou Manuel Neves, estive aqui, na Guine-Bissau, de 1966 a 1968. A  pedido do meu filho,  vim novamente para cá, mas desta vez não pela mesma razão, apenas para  estar junto dele.

Há uns 15 dias comecei a ter uma dor na omoplata e cotovelo, dor tão aguda que tive de recorrer a uma clínica que me enviou ao hospital militar para RX. Voltei à clínica com a rádio, que me enviou ao hospital Simão Mendes.

O ortopedista me pergunta se tinha tido alguma queda, respondi que tinha caído de costas, a resposta foi que felizmente não tinha nada partido, mas sim uma boa carga de artrose e osteoporose. Receitou-me pomada Voltaren e comprimidos igualmente Voltaren, mas continuo com muitas dores.

A ajuda que pretendo: haverá ortopedistas particulares aqui na Guiné? O que me aconselha? Não está nos meus planos ir nesta altura a Portugal, mas também não consigo continuar com tanta dor. Peço desculpa por ser longo no meu comentário. Obrigado.

Manuel Neves


2. Resposta do editor LG:

Manuel, tenho muito pena, lamento o teu estado de saúde... É azar um tipo ir à Guiné-Bissau ver um filho e precisar de um médico, especialista em ortopedia,  e não o haver. Pessoalmente, não tenho aí ninguém conhecido da área da ortopedia... De resto, eu não sou médico. Tive vários alunos, médicos, mas de saúde pública, mas infelizmente nem todos regressam ao seu país. Sugiro-te que procures ajuda e/ou conselho na Embaixada de Portugal. Vai dando notícias. As tuas melhoras: para já, repouso... Mantenhas.
Luís Graça

PS - Pode ser que o nosso grã-tabanqueiro Patrício Ribeiro, "homem grande" de Bissau, "pai dos tugas", tenha alguma informação útil, para ti, sobre ortopedistas... Deve haver alguém competente nessa área. Vou-lhe dar conhecimento deste email.


3. Resposta do Patrício Ribeiro, com data de ontem, 21, às 11h15, de que já foi dado conhecimento ao Manuel Neves: 

Bom dia. Luís e Manuel

Desde as margens do Vouga, para fazer as vindimas...
Não conheço nenhum ortopedista que possa indicar, embora parte dos meus trabalhos em 2017 e 2018, tenham sido nos hospitais regionais.

Penso que os únicos existentes são os médicos cubanos no Hospital Simão Mendes, que têm tratado de alguns portugueses amigos. O Manuel terá que chegar à fala pessoalmente com eles, por vezes particularmente...

Perguntar à dona Lourdes do Restaurante a Padeira, em Bissau.

Abraço
Patrício Ribeiro

IMPAR Lda
Av. Domingos Ramos 43D - C.P. 489 - Bissau , Guiné-Bissau
Tel. 00245 966623168 / 955290250
www.imparbissau.com
impar_bissau@hotmail.com
______________

Nota do editor:

Último poste da série > 6 de julho de 2018 > Guiné 61/74 - P18815: Ser solidário (215): Sessão cultural: "Diálogos sobre Timor Leste", Sabugal, auditório municipal, 19 de julho próximo, 5ª feira, às 20h30: (i) exposição de fotografia ("Expressões Lorosae", de Victor Cordeiro); (ii) momento musical, seguido da exibição do filme "Rosas de Ermera", de Luís Filipe Rocha; e (iii) conversa com Rui Chamusco e Gaspar Sobral

Sem comentários: