quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Guiné 61/74 - P19262: Álbum fotográfico de Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (São Domingos e Nova Lamego, 1967/69) - Parte LIV: O aquartelamento de Piche, ao tempo da CCAV 1662


Foto nº 5


Foto nº 4


Foto nº 3

Foto nº 2

Foto nº 1


Foto nº 11


Foto nº 10


Foto nº  9


Foto nº 7


Foto nº  9


Foto nº 6

Foto nº 6A

Guiné > Região de Gabu > CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) >

Fotos (e legendas): © Virgílio Teixeira (2018). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Continuação da publicação do álbum fotográfico do nosso camarada Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) (*)


CTIG - Guiné 1967/69 - Álbum de Temas:
T029 – O AQUARTELAMENTO DE PICHE


I - Anotações e Introdução ao tema:

Junto mais algumas fotos para o Blogue, para postar das quando houver espaço, para a malta que não sabe, conhecer um pouco de Piche – que agora alguns escrevem Pitch.

Dizem respeito a Piche – Sector de Nova Lamego – L3 – nos anos de 67/68.

Durante a minha estadia em Nova Lamego – 21set67 a 26fev68 – fiz muitas deslocações e saídas as diversos aquartelamentos, em missões de comando de colunas de reabastecimentos, e outras na minha função de controlo e fiscalização das contas das Companhias sob o nosso comando, eram no total 17 Unidades independentes. Não fui a todas, mas a algumas

Cortesia da página do Facebook
"Guerra Colonial Portuguesa 1961-1974"
Uma delas tem a ver com Piche, fui lá umas 3 a 4 vezes no total, no tempo da CCAV 1662.

[Sobre a  CCAV 1662:  (i) mobilizada pelo RC 7, partiu para o CTIG em 1/2/1967 e regressou em 19/11/1968;  (ii) esteve em Nova Lamego e Piche; (iii) cmdt: cap mil art António de Sousa Pereira; (iv)  em 6 de abril de 1967,  rendendo a CCAÇ 1586, assumiu a responsabilidade do subsector de Piche com um pelotão em Nova Lamego,  tendo de seguida sido deslocado para Madina do Boé, onde a 4 de novembro foi substituído, seguindo para Bissau para regressar.]

As viagens eram por estrada de terra batida, não eram boas nem más, e alguns troços eram mesmo de picadas.

Para Piche nunca fui a comandar nada, eram colunas já grandes, comandadas por oficiais ditos operacionais, não sei nem me lembro de nenhum, porque enfiava-me nos camiões e não queria saber do resto, ia tirando umas fotos. Nunca houve qualquer percalço, apenas me ficou na mente a morte do Alferes [Augusto Manuel Casimiro] Gamboa, num dia em que eu devia ter ido nessa coluna, que sofreu a emboscada fatal.

Assim, tirando essa fatalidade, tenho recordações de um jovem que não conhecia os perigos, nem estava para aí virado, não era essa a sua missão.

II – Legendas e fotos do tema


As fotos aqui inseridas, dizem respeito apenas a uma deslocação a Piche, a primeira, onde se encontrava na altura a CCAV 1662, cujos nomes do Comandante e outro pessoal não me lembro.

As seguintes estão inseridas noutros temas, misturados com outros assuntos. Todas as fotos aqui reproduzidas são do mês de Novembro – não sei o dia certo – do ano de 1967, tinha eu nessa altura quase 2 meses de Guiné.

F01 – Saída de uma coluna de Nova Lamego para Piche, dentro, da caixa, de um Unimogue.  Virgílio Teixeira ao centro, Alferes capelão [Carlos Augusto Leal] Moita, à esquerda, e Alferes Mesquita,  das TSM.

F02 – Sentado na caixa do Unimogue, com uma Bazuca, ao lado o Capelão Moita.

F03 – Junto a um templo fula, na zona da CCav 1662, em Piche, com o seu zelador, o homem vestido à civil, que me pareceu ter visto recentemente noutro poste, e noutra zona.  Ao lado o capitão da companhia, ao centro o médico Lema Santos [, irmão do Manuel Lema Santos,], e do outro lado, outro militar que tendo eu tantas fotos dele, nem sei o nome, nem, o que fazia no Batalhão.

F04 - Junto ao templo fula, o comandante da Companhia[, a CCAV 1662], o Alferes Mesquita e eu.

F05 – Uma foto do autor, junto ao templo fula [", mesquita"].

F06 – O almoço do dia, com o comandante da CCAV 1662, o capelão Moita, o Mesquita, o Teixeira e outros.

F07 – Uma foto do autor, dentro do aquartelamento da CCAV1 662, num dia normal.

F08 – Uma foto do autor, junto ao mastro e bandeira dentro do aquartelamento.

F09 – Uma foto do autor, dentro de um jeep, na estrada para Canquelifá, mas ficamos pelo caminho e voltamos para trás.

F10 – Uma coluna de Piche ao Curval, dentro de um Unimogue, numa mata cerrada.

F11 – Uma coluna de Piche ao Curval, num Unimogue, mata dentro.

«Propriedade, Autoria, Reserva e Direitos, de Virgílio Teixeira, Ex-alferes Miliciano do SAM – Chefe do Conselho Administrativo do BCAÇ 1933/RI15/Tomar, Guiné 67/69, Nova Lamego, Bissau e São Domingos, de 21SET67 a 04AGO69».

NOTA FINAL DO AUTOR:

# As legendas das fotos em cada um dos Temas dos meus álbuns, não são factos cientificamente históricos, por isso podem conter inexactidões, omissões e erros, até grosseiros. Podem ocorrer datas não coincidentes com cada foto, motivos descritos não exactos, locais indicados diferentes do real, acontecimentos e factos não totalmente certos, e outros lapsos não premeditados. Os relatos estão a ser feitos, 50 anos depois dos acontecimentos, com material esquecido no baú das memórias passadas, e o autor baseia-se essencialmente na sua ainda razoável capacidade de memória, em especial a memória visual, mas também com recurso a outras ajudas como a História da Unidade do seu Batalhão, e demais documentos escritos em seu poder. Estas fotos são legendadas de acordo com aquilo que sei, ou julgo que sei, daquilo que presenciei com os meus olhos, e as minhas opiniões, longe de serem ‘Juízos de Valor’ são o meu olhar sobre os acontecimentos, e a forma peculiar de me exprimir. Nada mais. #

Acabadas de legendar, hoje,

Em, 2018-12-05

Virgílio Teixeira
____________

Nota do editor:

(*) Último poste da série > 27 de novembro de 2018 > Guiné 61/74 - P19238: Álbum fotográfico de Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (São Domingos e Nova Lamego, 1967/69) - Parte LIII: As fontes e as lavadeiras de Nova Lamego

9 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Virgílio, a que é que chamas um "templo fula" ? Sendo os fulas, muçulmanos, essa construção com telhado, cónico, em colmo, só pode ser uma mesquita... Mas é interessante teres documentado, fotograficamente, esse local de culto...

À grande maioria de nós, escapava-nos muita coisa da vida quotidiana dos nossos leais amigos fulas... Ab, Luís

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Vd.poste de 10 DE OUTUBRO DE 2005
Guiné 63/74: P215: A mesquita de Barro (Marques Lopes)

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2005/10/guine-6374-ccxxxvi-mesquita-de-barro.html



(...) Aproveito aqui para corrigir uma coisa e pedir desculpas ao Fernando Chapouto (já lhe tinha falado nisto mas ele nunca me disse nada) e ao Belmiro Vaqueiro: a fotografia que, em tempos mandei não era da construção da capela de Geba mas, sim, da mesquita de Barro. Mando uma fotografia dessa mesquita, essa, sim, construída pela CCAÇ 3. Confusões do tempo... e misturas de lembranças. (...)

Anónimo disse...

Luís, eu não conheço bem estas coisas de templos ou mesquitas. Eu tinha escrito antes na minha história, que eram mesquitas, mas agora ao voltar a ver estas imagens, julgo ter lido que se trata de templos (mesquitas) fulas. O Cherno Baldé nos poderá informar, Eram templos de culto, mas não posso acrescentar mais, haverá alguém que lá esteve mais tempo e poderá esclarecer melhor.
Remetes também para um poste de P215 de 2005. Eu não consigo lá chegar, não sei como. Tens o link aqui indicado, mas se não estiver de modo a carregar só no espaço, não sei como vou poder ver.
Se puderes podes sempre, para mim, sublinhar de modo a eu clicar e vou lá ter.
Obrigado
Ab, Virgilio Teixeira

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Virgílio, fazes "Copy & Paste"... iu então carregas no link:


https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2005/10/guine-6374-ccxxxvi-mesquita-de-barro.html

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Virgílio, carregas no link ou então fazes "copy & paste" (para a janela do Google)...

10 DE OUTUBRO DE 2005

Guiné 63/74: P215: A mesquita de Barro (Marques Lopes)

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Virgílio, é só carregares no link!... E vês a foto da mesquita da Barro... Boa noite

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Virgílio: havia mesquitas do mato (, em adobe e colmo) e mesquitas da cidade (em alvenaria...). Na realidade, a mesquita é um templo, da religião mulçulmana...

Se queres ver um bela mesquita construída pelos portugueses, aqui tens tens, a da Bafatá, que no meu tempo era chamada "a princesa do Geba"... Fotos magníficas do meu amigo e camarada Humberto Reis... (Não é só tu que tiravas belas fotos...).

22 DE MARÇO DE 2013
Guiné 63/74 - P11293: Memória dos lugares (226): Vistas aéreas da doce e tranquila Bafatá, princesa do Geba (Humberto Reis, ex-fur mil op esp, CCAÇ 12, Contuboel e Bambadinca, 1969/71) (Parte I)

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Vou começar a usar os Tags HTML na caixa de comentários... Dá jeito ao leitor ter, por exemplo, um link direto para um determinado poste... Como os que deixo acima...

Anónimo disse...

Luís, estas fotos de Bafatá são magnificas, mas são já de um 'profissional' com objectivos bem definidos, que não era o meu caso. De qualquer modo são excelentes peças para o nosso Blogue.
Eu conheço razoavelmente Bafatá, fui lá várias vezes, mas o que conheço melhor é mesmo um restaurante-casa de pasto, na berma de estrada, quem vem de Gabu ao chegar a Bafatá. Aliás era e é o que sempre mais me interessou na vida, nas minhas deslocações, procurar sítios onde se coma.
Curiosamente quando avancei com o meu projecto em 1985 em Bafatá, não havia nada, ou quase nada, onde comer e onde dormir, estava tudo arrasado. Estas imagens, estas belas casas e estradas, já não existem mais, são obra dos 'colonialistas' portugueses, que deixaram para os novos 'guerrilheiros' destruírem tudo. É uma pena.

Quanto à Mesquita, não me lembro de ver isso, em betão, mas não distinguia nessa altura uma mesquita de uma chaimite!!!

Reconheço entretanto outros pontos, mas não sei o que eram. Não ligava a muitas coisas, hoje fazia uma reportagem do outro mundo.

Agora vou para a festa de aniversário do meu primeiro neto, que faz hoje, dia da Imaculada Conceição, os seus 18 anos, já é de maioridade.


Ab, Virgilio Teixeira

Em, 2018-12-08