domingo, 9 de fevereiro de 2020

Guiné 61/74 - P20636: Agenda cultural (729): Lisboa, 8 de fevereiro de 2020, na apresentação do livro do José Saúde, "Um ranger na guerra colonial": quando o Alentejo e o Gabu se tocam - Parte II: "Lá vai uma embarcação" (, moda alusiva ao embarque de tropas para a guerra colonial, interpretada pelo grupo musical "Os Alentejanos", de Serpa)


  Vídeo (2' 12'') > Alojado em Luís Graça > Nhabijoes (2020)



Lisboa > Casa do Alentejo > 8 de fevereiro de 2020 >  Sessão de lançamento do livro do José Saúde, "Um ranger na guerra colonial: Guiné-Bissau, 1973-1974: memórias de Gabu" (Lisboa, Edições Colibri, 2019, 220 pp.)(*)

Momento cultural: atuação do grupo musical "Os Alentejanos", de Serpa. Moda alusiva ao embarque de tropas para a guerra colonial: "Lá vai uma embarcação / Por esses mares fora, / Por aqueles que lá vão / Há muita gente que chora"... Reproduz-se a letra mais abaixo.

Trata-se de uma homenagem sentida a um combatente da terra, o José Saúde, nascido em Vila Nova de São Bento, concelho de Serpa (em 23/11/1950), mas que foi cedo para Beja, a sua segunda terra, onde ainda hoje vive e onde nasceram as suas duas filhas, Marta e Rita. 

Os dois concelhos viram sacrificados,  no "altar da Pátria", 69 dos seus filhos, durante a guerra do ultramar/guerra colonial: 35, de Beja; 34, de Serpa... Só a freguesia de Aldeia Nova de São Bento teve 10 mortos, uma terra que viu decrescer a sua população para menos de metade em pouco de meio século: 8.842 habitantes em 1950, 3.073 em 2011. Passou a vila em 1988, mas os seus filhos, os que lá vivem e os que estão na diáspora alentejana, continuam a tratá-la carinhosamente como Aldeia Nova de São Bento (, terra onde também nasceu o encenador Filipe la Féria, e onde também poderia ter nascido o António Zambujo, mas por acaso nasceu em Beja, em 1975).

Há uma versão original desta moda, de 1973, gravada pelo  Trio Guadiana e o Quim Barreiros (como acordeonista). Segundo Miguel Catarino, "esta gravação data de 1973 e pertence à Banda 1 da Face A do disco EP de 45 R.P.M. editado pela 'Orfeu, etiqueta da 'Arnaldo Trindade e Companhia, Lda.', matriz 'ATEP 6514', em que o Trio Guadiana, acompanhado pelo acordeão de Quim Barreiros, interpreta quatro modas regionais alentejanas populares, com arranjos musicais do acordeonista. Esta moda é uma das mais pungentes que existe no Cante Alentejano, de seu nome 'Tão Triste Ver Partir', conhecida também como 'Lá Vai Uma Embarcação' ".

Convirá acrescentar que isto não é "cante", mas tem as suas raízes na música tradicional alentejana. No cante, não se usam, em regra, instrumentos musicais. Abrem-se exceções para a viola campaniça... 

A voz é o único (e grande) instrumento do cante, música do trabalho, do lazer e do protesto, cantada nos campos, na rua e na taberna... Em grupo, sempre em grupo.. Homens e mulheres, se bem que os grupos corais femininos só tenham começado a aparecer há 3 décadas, por razões socioculturais... Mas as mulheres sempre cantaram, em grupo, com os homens no duro trabalho agrícola... Em grupo, num coro polifónico, "à capela" que não deixa ninguém indiferente: ou se ama ou se odeia..Um alentejano (do Baixo Alentejo) nunca conta(va) sozinho. No campo, trabalhava-se em "rancho", e cantava-se em "rancho"...O "cante" amenizava a dureza do trabalho e da vida no Alentejo dos latifúnidos...

Mas a propósito desta moda... Recordo que o Zé Saúde já não foi em nenhum T/T "Niassa", "Uíge" ou "Ana Malfalda". Foi num Boeing dos TAM - Transportes Aéreos Militares, em 2 de agosto  de 1973... A solução via áerea era mais segura e rápida,  evitando,  por outro lado,  a "maçada", para o regime,  das "cenas de despedida lancinantes", no Cais da Rocha Conde de Óbidos...




Lá vai uma embarcação (**)

É tão triste ver partir
Um barco do Continente,
Para Angola ou Moçambique
Lá lai outro contingente.

Tanta lágrima perdida,
Quando o barco larga o cais,
Adeus, minha mãe querida,
Não sei se voltarei mais.

Lá vai uma embarcação
Por esses mares fora,
Por aqueles que lá vão,
Há muita gente que chora.

Há muita gente que chora,
Com mágoas no coração,
Por esse mares fora,
Lá vai uma embarcação.

É tão triste ver partir
Um barco do Continente,
Para Angola ou Moçambique
Lá lai outro contingente.

Tanta lágrima perdida,
Quando o barco larga o cais,
Adeus, minha mãe querida,
Não sei se voltarei mais.

Lá vai uma embarcação
Por esses mares fora,
Por aqueles que lá vão,
Há muita gente que chora.

Há muita gente que chora,
Com mágoas no coração,
Por esse mares a fora,
Lá vai uma embarcação. 


[Revisão, fixação de texto: LG]

Contacto de "Os Alentejanos",
música tradicional Alentejana, Serpa

Telem: 962 766 339 / 938 527 595

Email: joaocataluna@gmail.com
______________


Notas do editor:

(*) Último poste da série
> 9 de fevereiro de  2020 > Guiné 61/74 - P20635: Agenda cultural (728): Lisboa, 8 de fevereiro de 2020, na apresentação do livro do José Saúde, "Um ranger na guerra colonial": quando o Alentejo e o Gabu se tocam - Parte I: as primeiras fotos

3 comentários:

José Botelho Colaço disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Botelho Colaço disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Botelho Colaço disse...

Blogger José Botelho Colaço disse...
Eu alentejano vivido no Alentejo até á idade adulta, a viola campaniça era usada sim mas nas tabernas para cantar a despique, (sem ter a ver com a desgarrada) mas o opositor respondia ao outro mas nunca por nunca podia responder ao outro sem respeitar o ponto, senão o opositor já não lhe resspondia e considerava-se vencedor, em que o prémio era mais uma rodada, para quem não conhece o termo rodada, é uma despeza acordada para todos os convivas,
O cante alentejano representado como Património Imateria da Humanidade é aquelas modas cantadas exemplarmente pelo Rancho cantadores da Aldeia nova de São Bento onde pontifica um grande mestre estudioso do cante alentejano que dá pelo nome de Pedro Mestre.

12 de fevereiro de 2020 às 18:38