Guiné > Região de Cacheu > Bula > EREC 3432 (1972/74) > Panhard AML MX-03-19. Guarnição: Daniel Salgueira, aspirante miliciano cmdt; Ferreira Rosa, apontador; e Júlio Araújo (condutor)
Notável reprodução, em miniatura, da Panhard AML 60, matríula MX-03.19, do EREC 3432 (Bula, 1972/74). Cortesia do blogue do José Ramos, Esquadrão de Bula.
José Ramos |
1. Do blogue Esquadrão de Bula, que estamos a seguir, e que é editado pelo nosso camarada José Ramos, ex-1º cabo cav, condutor de Panhard, do EREC 3432, que esteve em Bula, de 1972 a 1974 [, membro da nossa Tabanca Grande desde 4 de outubro de 2018, com o nº 778, vive na Lourinhã e pertence à Liga dos Combatentes-Núcleo de Torres Vedras]
O modelismo militar permite recriar em escala reduzida diferentes tipos de armamento, de que são exemplo os veículos militares.
João Tavares enviou-nos o seu modelo da Panhard AML 60, inspirada na que o seu amigo e nosso camarada Daniel Salgueira comandou na Guiné e onde, para além dele, estão representados o Júlio Araújo (condutor) e o Ferreira Rosa (apontador).
Pelo magnífico trabalho e pela partilha um muito obrigado, João.
2. Comentário do editor LG:
A AMM foi criada em 1998 e tem hoje como objetivo a partilha de saberes e experiências, mostrando que o modelismo é bem mais do que a “construção de miniaturas à escala”...
Para quem não sabe, é no Montijo que, anualmente, se realiza o maior evento nacional dedicado ao modelismo.
Para quem não sabe, é no Montijo que, anualmente, se realiza o maior evento nacional dedicado ao modelismo.
Tiro aqui o quico ao talento do João Tavares e fico grato pela generosa partilha deste modelo da Panhard AML 60 nas redes sociais.
___________
Nota do editor
Último poste da série > 2 de agosto de 2020 > Guiné 61/74 - P21216: Blogues da nossa blogosfera (133): Diogo Picão: "A guerra do meu tio"
3 comentários:
Antes de mais um obrigado Luís pela postagem. O trabalho do João é minucioso e honra-nos. Fiquei também a saber que está ligado à meritória AMM. Partindo do princípio do "seu a seu dono", aproveito para corrigir alguns elementos que referes. O Daniel Salgueira era Aspirante, pode parecer estranho ao tempo mas para ele era distinto; eu não fui apontador mas condutor, e presentemente mantenho a minha ligação ao NLCTV, tendo deixado a coordenação da área social. São pormenores. O importante está retratado no P21220. Forte abraço e para quando o tal café com uns dedos de conversa?
Zé Ramos, vou naturalmente corrigir... A verdade é também feita de detalhes. Temos que nos encontrar na Lourinhã, em passando este tempo estranho... De vez em quando vou à praça da Lourinhã, comprar umas ameijoas, umas ostras. um marisquinho... Foi ká que nos conhecemos, estás lemnrado...Um abração. Luis
Olá Camaradas
Em Évora (rua 5 de Outubro n.º 6?) à direita de quem sobre existe uma loja de esquina (D'Cortiça) que tinha expostas miniaturas de viaturas da guerra, feitas em cortiça e arame e mais qualquer coisa.
Namorei um Unimog 411, pela perfeição mas na altura do preço fugi e só parai no Giraldo.
Era trabalho de um ex-combatente, mas não sei se por já ainda andará...
Era giro fazer uma exploração e consequente divulgação.
Um Ab.
António J. P. Costa
Enviar um comentário