quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Guiné 61/74 - P21790: In Memoriam (381): Capitão Quaresma Rosa, ex-Comandante dos Bombeiros Sapadores de Setúbal, ex-1º srgt da CCAÇ 3, Guidaje, 1968/69 (Hélder Sousa, ex-Fur Mil TRMS TSF)

IN MEMORIAM

Capitão João Augusto Quaresma Rosa,
ex-Comandante dos Bombeiros Sapadores de Setúbal


1. Mensagem do nosso camarada Hélder Valério de Sousa (ex-Fur Mil de TRMS TSF, Piche e Bissau, 1970/72), com data de 21 de Janeiro de 2021:

Caros amigos
Junto uma notícia do jornal "O Setubalense" e duas fotos.

Trata-se da comunicação do falecimento de João Augusto Quaresma Rosa, Capitão do Exército, de Artilharia que, durante salvo erro duas comissões, comandou a Companhia de Sapadores Bombeiros de Setúbal e onde desenvolveu incessante trabalho e granjeou bastantes simpatias.

Foi ele que conseguiu transformar um Corpo de Bombeiros Municipais em Bombeiros Sapadores e foi ele que teve possibilidade de inaugurar o seu Quartel, fruto de intensas negociações.

E que tem isso a ver connosco, com a Guiné?

Bem, ele foi nosso "camarada da Guiné".

Integrou, enquanto 1.º Sargento, a Unidade a que, salvo erro, pertenceu Marques Lopes [, CCAÇ 3, Guidaje, 1968/69].

Esteve em Guidaje e ajudou a "dilatar o Império", conforme uma vez me confidenciou, quando durante uma acção de nomadização junto da fronteira com o Senegal, ao reposicionarem alguns marcos que se encontravam derrubados, fizeram-no uns metros mais a norte.

Para o Curso de Capitão contou-me em tempos que o seu competidor, com quem mantinha um despique saudável e que servia para se superarem, era o seu amigo, também já falecido, Capitão José (Zé) Neto.

Estreitámos relações quando ele comandava os Municipais (antes de serem Sapadores) e eu estava na Secção da Natação do Clube Naval Setubalense e era necessária uma viatura para transporte dos nadadores a Lisboa, Algés, Cova da Piedade, etc. e a Câmara Municipal, a quem se solicitava a diligência, endossava para os Bombeiros. Só ao fim de algum tempo é que soubemos que a Guiné tinha sido um destino comum.

A partir daí passamos a interagir mais, a fazer coisas juntas, até que a idade foi-lhe arranjando complicações de saúde e tornou-se mais difícil a disponibilidade para o relacionamento.

Sempre bem disposto, com sentido de humor "corrosivo", recordo uma vez que, tendo-se deslocado ao Quartel das Transmissões em Sapadores onde estava um seu sobrinho, por sinal à época Capitão (hoje é Coronel) e naturalmente de apelido Quaresma Rosa, chegou-se ao sentinela da porta de armas a dizer que pretendia "falar com o Capitão Quaresma Rosa" ao que foi interpelado quem queria falar com o Sr. Capitão, ao que ele muito serenamente disse "Capitão Quaresma Rosa"! O militar de serviço pensou que estava a gozar com ele e mandou chamar o oficial de dia e só depois se fez o esclarecimento devido.

Numa das nossas trocas de comunicação escreveu-me o seguinte:

Olá amigo
Antes de mais uma explicação: - nem todos os dias tenho pachorra para abrir o computa, até por que, está duma lentidão desesperante Tenho que o levar à fisioterapia; melhor dizendo (dizer implica voz, por isso escrevendo), esperando que filho ou neto adquira um novo e faça como com os telemóveis, vão passando para os “ultrapassados” nas novas tecnologias.

Vamos ao assunto:

Daqui um avô com cinco netos e dois bisnetos – a família tem contribuído para que a Europa não fique despovoada ou “islamizada…”-. Parabéns pelo Gustavo, pouco falta para o levar a passear nos jardins da nossa presidente Maria (que, diga-se, estão lindos).

Continua com os seus trabalhos e as “chatices” inerentes aos cargos, ainda bem, por que esta vida do fazer nada é desesperante, leva-nos a ficar presos aos achaques (agora nem Clube Militar funciona às quartas feiras – uns doentes outros foram-se),o que leva, a por falta de uma boa “discussão” agora que tanta matéria existe para tal, a perder vocabulário.

Passando adiante: eu cá ando com as minhas maleitas, já suas conhecidas.

Vou com minhas oito “grandes” cirurgias e mais umas de somenos importância, que levam a fisioterapia permanente.

Não estou retido em casa, vou fazendo umas (muitas) visitas ao Hospital da Luz e fisioterapia 2.ª, 4.ª e 6.ª feira. De quando em vez, conforme o tempo permitir, vou até ao bar existente um pouco antes do PUA não beber um café, mas degustar outra qualquer coisa.

É muito trabalho para a minha motorista (a quem pago pouco).

Pelo que lê, vê que se arranja um tempinho para um café.

Cumprimentos à família e um abraço para si do:
QR


Acabou por falecer no Hospital da Luz-Setúbal e fiquei a dever-lhe mais um café!

Em anexo seguem duas fotos que tirei hoje. Uma quando o carro funerário pára junto ao Quartel dos Bombeiros Sapadores, que foi erigido sob o seu comando, onde lhe foram prestadas honras militares. A outra é no exterior do Cemitério com a "encomendação" proferida por um Tenente-Coronel Capelão dos Pupilos, por indicação do Exército.

Hélder Sousa

Com a devida vénia a "O Setubalense"

Fotos: Hélder Sousa (2021)


____________

Nota do editor

Último poste da série de 2 de janeiro de 2021 > Guiné 61/74 - P21727: In Memoriam (380): Domingos Fernandes (1946-2020), ex-fur mil at art, CART 2520 (Xime e Quinhamel, 1969/70): membro, nº 825, da Tabanca Grande, a título póstumo

5 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Hélder, falei com o Marques Lopes, que está bem e recomenda-se... O Quaresma Rosa deve ter sido 1º sargento da CCAÇ 3, em Guidage, já no fim da guerra... O Marques Lopes esteva na CCAÇ 3, em 1978/69, se não erro, mas em Barro. Não o conheceu. Mas sabe que a companhia passou depois para Guidaje. E esteve também em Bigene, sabemo-lo, agora, com a entrada do António Marreiros.

De qualquer modo, dizes-me que a esposa acompanhou o marido e trabalhava em Bissau. Tamb+em me dizes que é uma família de militares... Será que o pai do Quaresma Rosa foi expedicionário em Cabo Verde, com os nossos velhotes ? Pode ter sido mobilizado pelo RI 11 (Setúbal)... Vou consultar a lista do pessoal, que está publicada no blogue (. Estiveram na Ilha do Sal.)

Apresenta à família, quando puderes, as nossas condolências.

Confina-te, abafa-te, abifa-te e bebe um pouco à nossa saúde. Luís

Abilio Duarte disse...

QUE DESCANSE EM PAZ, POIS MUITO PERCORREU, ENQUANTO ANDOU POR ESTE MUNDO.

MAIS UM VETERANO DAS CAMPANHAS DE AFRICA, QUE NOS DEIXA.

A TODA A SUA FAMÍLIA OS MEUS RESPEITOS.

ABÍLIO DUARTE

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Hélder, ainda bem que evocas aqui o nome do nosso saudoso capitão SGE José Neto (1929-2007)... Foi primweiro dos nossos tabanqueiros a ir para o Olimpo dos Guerreiros... Esteve em Guileje em 1967/68, na CART 1613...

Então ele e o Quaresma Rosa era amigos, ou pelo menos camaradas da Escola Central de Sargentos, em Águeda ?!

Tenho saudades dele, acompanhei-o um bocado na difícil luta contra o tabaco, que o viria a matar... Tem perto de 75 referências no nosso blogue... Já não tenho notícias da família, da vúva, Júlia, da filha, da neta (que era um amor de miúda!)... A Júlia Neto é nossa tabanqueira, espero que esteja bem de saúde... Jà lá vão 14 anos que o Zé Neto nos deixou!...


https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/search/label/Jos%C3%A9%20Neto%20%28Cap%29

Anónimo disse...


Antonio Marreiros
24 jan 2021 00:39

Olá Luis,
Camaradas nas alegrias e no luto..lamento mas também eu nada posso acrescentar. Eu só fui uns dias a Guidage com o meu pelotão de africanos durante os ataques de Maio de 73,numa coluna que saiu de Bigene. Ab, Antonio

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Sabemos agora que o nosso camarada Quaresma Rosa esteve na Guiné, na CCAÇ 3, mas em 1968/69... O António Marreiros nunca o poderia ter conhecido. Houve. de facto, uma altura em que a companhia, confirma o A, Marques Lopes, esteve em Guidaje, tendo saído de Barro.

Vd. https://ultramar.forumeiros.com/t1397-faleceu-o-veterano...  

Bom domingo. Luís