sábado, 19 de fevereiro de 2022

Guiné 61/74 - P23008: Agenda Cultural (800): "Despojos de guerra", uma série documental da jornalista Sofia Pinto Coelho, que será emitida no Jornal da Noite da SIC nos dias 24 e 28 de fevereiro, 3 e 10 de março... Disponível também, a partir de hoje, na plataforma de streaming Opto.Sic



Série docmental "Despojos de guerra", da autoria de Sofia Pinto Coelho, coprodução coprodução SIC | Blablabla Media... Dois fotogramas do "trailer", disponível na plataforma de streaming Opto.Sic.pt... (Reproduzidos com a devida vénia...)



1. Mensagem, com data de ontem,  de Sónia Ricardo, produtora de informação da SIC, que esteve a trabalhar no projeto documental da jornalista Sofia Pinto Coelho sobre a Guerra Colonial, e que nos solicitou colaboração para poder contactar autores de algumas fotos publicadas no blogue e obter a sua cedência:

Caro Luís,

Regresso ao seu contacto para dar conta de que a série "Despojos de Guerra", uma coprodução SIC | Blablabla Media, vai ser disponibilizada em estreia na nossa plataforma de Streaming OPTO no sábado dia 19 de fevereiro.

Será emitida no Jornal da Noite da SIC nos dias 24 e 28 de fevereiro, 3 e 10 de março. Estas são as datas previstas que, por alguma força da atualidade, podem ser alteradas. Caso tenha conhecimento atempado de alguma alteração das datas previstas, informarei em conformidade.

Mais uma vez, muito obrigada pela colaboração nesta série.

Qualquer questão não hesitem em contactar-me.

Sónia Ricardo

2.  Informação do editor LG:

"Despojos de Guerra" é uma série documental, de Sofia Pinto Coelho, sobre "informadores e combatentes que foram heróis anónimos da guerra colonial". Num dos episódios (talvez o terceiro) é entrevistado o nosso camarada Miguel Pessoa, hoje cor pilav ref, na altura ten pilav, BA 12, Bissalanca, 1972/74. (Tem cerca de 220 referências no nosso blogue.)

Elenco:
Jornalista: Sofia Pinto Coelho
Imagem: Paulo Cepa; Pedro Castanheira
Edição de imagem: Luís Gonçalves
Produção: Sónia Ricardo

2 comentários:

Manuel Bernardo - Oficial reformado disse...

O sucedido com o Cor. Pil. Av. Miguel Pessoa, abatido por um míssel Strella, e recuperado pelo grupo de Marcelino da Mata, consta do meu livro "Guerra, Paz e...Fuzilamentos; Guiné 1970-1980" apresentado em 15FEV passado no Programa Fim do Império, na Liv. Municipal de Oeiras, onde estiveram o último Cmdt Bat. Cmds/Guiné, Florido Morais e o penúltimo (até ao 25ABR) Raúl Folques, condecorado com a Torre Espada do Valor Lealdade e Mérito, tal como o Marcelino, falecido há um ano.

António J. P. Costa disse...

Olá Camaradas

Acho que devemos ver estes programas. Assim ficaremos a saber as imprecisões que possam, eventualmente, conter, mas que, todavia, já não são corrigíveis e constituirão a memória futura(?) (também haverá memória passada?).

Depois conversaremos...
Um Ab.
António J. P. Costa