Pesquisar neste blogue

sábado, 15 de novembro de 2025

Guiné 61/74 - P27428: In Memoriam (561): Ana de Lourdes Duarte Gonçalves Mendonça da Silva (1951-2025), viúva do nosso camarada Torcato Mendonça, que faleceu no passado dia 12 de Novembro


Ana de Lourdes Mendonça da Silva (1951-2025)
Viúva do nosso amigo e camarada Torcato Mendonça (1944-2021)


Através da rede social Facebook, tomámos conhecimento do falecimento, no passado dia 12 de Novembro, da nossa amiga Ana de Lourdes, viúva do nosso saudoso camarada Torcato Mendonça.

Com a devida vénia ao Ricardo Mendonça, um dos dois filhos do casal, deixámos aqui um texto por ele publicado no seu mural, de homenagem à sua mãe:

Partiu uma Mulher Guerreira.

Lutou desde menina contra todas as adversidades que a vida lhe impunha. Nunca desviou o olhar, enfrentando cada desafio de cabeça erguida. Ao longo da vida, desempenhou diversas funções profissionais, tocando e ajudando muitos. Alguns - aqueles cujo valor permanece no coração - souberam prestar-lhe a devida homenagem.

Após quatro longos e duros anos de separação física, hoje descansa, finalmente, ao lado do seu grande Amor, o meu Pai, para toda a Eternidade.

Acompanhar-nos-ão sempre: nas memórias, na saudade, nos momentos em família.
O legado que deixam é incomensurável. E assim continuará, assegurado pelos seus três netos, que tanto os adoravam.

Vão em Paz. Descansem. Continuem a olhar por nós. Procurar-vos-ei nas respostas às minhas dúvidas - serão muitas, porque ainda me faltam aprender tantas lições… As boas apenas.

A vossa partida ensinou-me, mais do que nunca, que a Vida é dura. Mas também me mostrou a força do Amor que permanece.

Leiria, Monte Real, Ortigosa, 20 Junho de 2009 > IV Encontro Nacional da Tabanca Grande > Torcato Mendonça e Ana de Lourdes

********************

O nosso editor Luís Graça deixou, na rede social Facebook, esta mensagem endereçada ao Pedro e ao Ricardo, filhos da Ana e do Torcato:

Para os filhos Pedro e Ricardo, vão os nossos votos de solidariedade na dor por mais esta perda. Ana Mendonça foi a companheira de uma vida do Torcato Mendonça (1944-2021), ex-alf mil art, CART 2339 (Fá Mandinga e Mansambo, 1968/69), um histórico da nossa Tabanca Grande, e um dos mais ativos e produtivos colaboradores do nosso blogue (com cerca de 270 referências).

Foi também, de há muito, e enquanto vivo, um dos nossos conselheiros e colaboradores permanentes.

A Ana e o Torcato participaram nalguns encontros nacionais da Tabanca Grande enquanto a saúde de ambos lhes permitiu.

O casal vivia no Fundão.

1 comentário:

Juvenal Amado disse...

Lamentável notícia. Temos que nos ir abituando há ideia da nossa finitude. Conheci-a e ao Torcato no primeiro almoço da Tabanca Grande onde fui. Os meus sentidos pêsames para familia nesta momento triste de dor
Juvenal Amado