terça-feira, 17 de novembro de 2009

Guiné 63/74 - P5289: Os Nossos Seres, Saberes e Lazeres (13): Distintivos das Unidades mobilizadas para o antigo Ultramar Português (Carlos Coutinho)


1. Um dos Amigos que acompanha o nosso blogue com muito interesse e nos tem prestado uma preciosa e discreta colaboração, chama-se Carlos Coutinho (cumpriu uma comissão militar no ex-Ultramar português).

Possuidor de uma das maiores colecções de Distintivos das Unidades mobilizadas para o antigo Ultramar Português, é ele que tem vindo a fornecer, para colocação em vários postes do blogue, emblemas e mini-guiões das companhias, batalhões e outras Unidades.
Em resposta ao meu pedido para nos dirigir algumas palavras, respondeu:

“… É óptimo despertar a malta, que tem em casa metidos nas gavetas Distintivos e Mini-Guiões, quiçá desconhecidos, ou pouco conhecidos, para certamente mais cedo, ou mais tarde, com o evoluir das narrações, verem a luz do dia.

Preocupa-me, no fundo, é a memória que se vai perdendo, já que há bastantes peças de que não se sabe absolutamente nada.

Agradeço esta oportunidade para chamar a atenção da “rapaziada”, para este pequeno problema.

Um abraço,
CCoutinho”

O Coutinho é assim um Camarada que se dedica a um gigantesco trabalho nesta matéria, que passa pela pesquisa do passado de cada Unidade e pela aquisição das peças que vai descobrindo, por aí nos estabelecimentos, em feiras, etc. e que ele, religiosamente, vai registando e compilando num imenso e bem organizado arquivo.

Podemos apreciar uma parte do seu trabalho no site, que ele tem estado a construir, com o seguinte endereço:

http://carloscoutinho.terraweb.biz/index.htm

10 de Junho em Belém/Lisboa. O Coutinho è o 2º de cócoras a contar da esquerda.

___________


Nota de M.R.:

Vd. último poste desta série em:

2 comentários:

Anónimo disse...

"Preocupa-me, no fundo, é a memória que se vai perdendo, já que há bastantes peças de que não se sabe absolutamente nada". Tem toda a razão, caro camarada. O seu trabalho é muito meritório. Oxalá consiga ir encontrando o que lhe falta na colecção.
Um abraço,
Carlos Cordeiro

Fernando Costa disse...

Amigo Coutinho,
Parabéns pelo trabalho realizado em prol de todos nós.
Com o seu conhecimento, poderá me informar onde posso arranjar o símbolo do BCaç 4513 da Guiné ?
Oportunamente poderei enviar os crachás de duas das companhias deste batalhão para juntar à sua colecção.
Um forte abraço,
Fernando Costa