sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Guiné 63/74 - P5308: O Nosso Livro de Visitas (70): Daniel de Matos, ex-Fur Mil, CCAÇ 3518 (Gadamael, 1972/74)

Guiné > Região de Tombali > Gadamael > Junho de 1973 > Jorge Canhão,  Fur Mil da 3ª Companhia do BCAÇ 4612/72, junto aos  "restos de Gadamael", fortemente atacada pela artilharia do PAIGC.

 Foto: © Jorge Canhão (2007). Direitos reservados.

 1. Mensagem de 18 do corrente, do Daniel Matos, ex-Fur Mil da Companhia Independente, madeirense, CCAÇ 3518 (Gadamael, 1972/74)

Assunto - Marados de Gadamael

Caro Luís Graça,

Há pouco enviei um comentário para o blog, mas como não tenho a certeza de que a respectiva expedição se tenha realizado a contento, transcrevo-a por esta via.

Li, entretanto, a sua observação sobre um antigo convite que me fez para colaborar com o blog, escrevendo alguns testemunhos do tempo da guerra, nomeadamente sobre os Marados de Gadamael, e ao qual nunca cheguei a responder. Não foi por preguiça, terá sido por falta de disposição e de tempo, pois além da actividade profissional dedico-me a outras, não me sobrando muitas horas para a família, sequer.

Curiosamente, em tempos idos, um dessas actividades foi precisamente a escrita, procurando passar para o papel uma espécie de "História da Companhia".

Porém, nos convívios anuais que efectuamos no continente (a 3518 era uma Companhia madeirense) fui verificando que um mesmo acontecimento era relatado por cada um de nós de maneiras por vezes bem diferentes e, não querendo fazer prevalecer o que os meus olhos viram e a minha leitura dos factos, resolvi alterar tudo para o campo da ficção, seguindo cada personagem outros caminhos, ao sabor da pena.

Isso veio a dar origem a um livro que estou agora a rever. Alguns contos foram publicados de forma avulsa, e premiados por alguns municípios. Mas como ficção pura, não creio que seja matéria que interesse ao blogue.

Também o meu amigo de longa data A. Marques Lopes, membro do blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, já insistiu comigo para escrever e eu nunca correspondi a esse pedido. O mesmo agora o fez o ex-alferes Juvenal Candeias (da 3520, de Cacine).

Penso em breve libertar-me de algumas ocupações e, mal isso aconteça, prometo compartilhar algumas memórias convosco.

Cordiais saudações.
Daniel de Matos

2. Comentário de L.G.:

Tratemo-nos por tu, o que facilita a comunicação (o pôr em comum) entre dois camaradas da Guiné. Obrigado pelo teu mail. I want you... Tu interessa-nos, as tuas histórias interessam-nos. Temos falado pouco ou nada de Gadamael, com excepção do período de Maio/Junho de 1973, em que o PAIGC concentrou a sua artilharia sobre este aquartelamento, depois da retirada de Guileje (22 de Maio de 1973). Temos falta, inclusive, de fotos de Gadamael. Os teus textos serão bem vindo, mesmo os literários, os contos, aquilo a que tu chamas ficção - já aqui publicámos alguns, de outros camaradas,  a par de poemas, etc. O Juvenal também já me falou em ti. Veio isto a propósito do infortúnio dos teus camaradas Ferreira e Telo, mortos em Guidaje e cujos restos mortais foram recentemente trasladados...

Tomo boa nota do que referes no teu comentário ao poste: o Telo já havia sido ferido numa mina em Gadamael e estivera hospitalizado em Lisboa, antes de regressar à Guiné "para morrer em Guidaje".

Entretanho, registo também com apreço a mensagem do teu e nosso amigo Juvenal Candeias, ex-Alf Mil, CCAÇ 3520 (Cacine, 1972/74)

"Luís,
Na sequência do teu pedido, no blogue, sobre encontrar alguém da 3518 que escrevesse alguma coisa, contactei o Daniel Matos, que me parece a pessoa melhor colocada para o fazer e que é 'boa gente'. Sei que ele já te contactou e que brevemente vai começar a escrever. Missão cumprida.
Um abraço. JC!"

Ficamos, pois, por aqui. Cumpres as regras da praxe, pagas a jóia (2 fotos + 1 história) e passas a ter a senha e a contra-senha para ingressares na Tabanca Grande, que já é maior do que a de Gadamael do teu tempo... Ou não ?

Fica bem. Dá notícias. Ficamos na expectativa de sabermos a história dos Marados de Gadamael.

__________

Nota de L.G.:

Último poste da série > 3 de Novembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5199: O Nosso Livro de Visitas (69): António Marquês, ex-Fur Mil da CCAÇ 4810 (Moçambique, 1972/74)

2 comentários:

MANUEL MAIA disse...

CARO DANIEL DE MATOS,

UM GRANDE ABRAÇO DE BOAS VINDAS.

FALA-NOS DE GADAMAEL.
UM ABRAÇO
MANUEL MAIA

Anónimo disse...

Caro Daniel Matos:

Bem-vindo, partilha as estórias connosco, para ajudares a fazer a História.
Uma interessa-me particularmente, estivestes em Guidaje, onde morreram camaradas da tua Comp., e que só agora vieram as ossadas, juntamente com um do meu Batal.
Em tempos disseste que não percebias porque a tua Comp. era ignorada nos combates em Guidaje, chegou a altura de ajudares a fazer a sua História.
Um grande abraço
Manuel Marinho