terça-feira, 31 de maio de 2016

Guiné 63/74 - P16151: Revisitando o "chão fula", e ligando o passado com o futuro (Patrício Ribeiro, Impar Lda) - Parte II: Piche


Foto nº 1 > Maio de 2016 > Piche: a atual tabanca parece ter um ar cuidado...

.


Foto nº 2 > Maio de 2016 > Piche, entre Gabu (a 30 km a oeste) e Buruntuma (a 37 km, a nordeste)...


Fotos: © Patrício Ribeiro (2016). Todos os direitos reservados. [Edição: LG]




1. Excerto da mensagem, de anteontem, do nosso grã-tabanqueiro de Bissau (ou melhor, de Bafatá, onde agora vive) Patrício Ribeiro:


[ Patrício Ribeiro,foto à esquerda: português, natural de Águeda, criado desde terra idade e casado em Angola, com família no Huambo, ex-fuzileiro em Angola durante a guerra colonial, a viver na Guiné-Bissau desde 1984, fundador, sócio-gerente e director técnico da firma Impar, Lda, especilazada em energias alternativas; também conhecido carinhosamente como "pai dos tugas"; vive temporariamente em Bafatá, enquanto a sua empresa leva a luz e a água poyável a quase uma centena de tabancas do chão fula, no leste]


Assunto - Canquelifa - P16127, de 23 de maio de 2016, de Jorge Araújo
30 DE MAIO DE 2016


(...) Vamos deixar algumas obras feitas, em benefício da população. Que na sua maioria são Fulas, que sempre estiveram, ao longo dos séculos, ligados aos Portugueses. E que nos ficam muito agradecidos. Neste caso vão ficar com água potável em 88 tabancas. Neste momento, já a têm em 75, já falta pouco…

(...) Como sempre, encontro antigos militares Portugueses, quando tiro fotos aos antigos quarteis destes locais, vão me contando as histórias desse tempo. Alguns eram milícias, outros militares, ainda outros ex-comandos Portugueses, que estiveram refugiados muitos anos no Senegal, viram muitos colegas seus serem lá capturados, enviados para a Guiné, onde tiveram um fim triste.

Junto algumas fotos das viagens desde: Bafatá, Piche, Canquelifa, e também do meu trabalho para publicarem, se tiver interesse.


(...) Abraço, desde o calor.
Patrício Ribeiro

Impar Lda | Bissau

impar_bissau@hotmail.com
http://www.imparbissau.com/ 





Página da Impar Lda, líder na Guiné-Bissau no campo das Instações Fotovoltaicas: tem mais de 4 centenas de instalações no seu portefólio.


________________

Nota do editor:

Último poset da série > 30 de maio de 2016 > Guiné 63/74 - P16147: Revisitando o "chão fula", e ligando o passado com o futuro (Patrício Ribeiro, Impar Lda) - Parte I: Bafatá

2 comentários:

Tabanca Grande disse...

abilio duarte
31 mai 2016 21:08


Gostei. A vila de facto parece bastante limpa e arrumada. Já lá vão 46 anos. Ainda bem que estão melhor, pois a água é fundamental, devidamente tratada, apesar de a Guiné, não ter problemas de maior, nesse caso.
Um abraço Luís.

Valdemar Silva disse...

Piche, até dá gosto ver.
Um jacarandá a florir no meio da largo... ainda há pouco tempo
lá caíam bombas.
Valdemar Queiroz