segunda-feira, 17 de julho de 2017

Guiné 61/74 - P17593: (De) Caras (90): Gente boa, brava e chã da Tabanca dos Melros em dia de apresentação das "Memórias Boas da Minha Guerra", volume II, do José Ferreira: restaurante "Choupal dos Melros", Fânzeres, Gondomar, 8 de julho de 2017 - Parte II (Vídeo, fotos e texto: Luís Graça)


Gondomar > Fânzeres >Tabanca dos Melros > 8 de julho de 2017 > Sessão de apresentação do II Volume do livro "Memórias Boas da Minha Guerra", de José Ferreira (Lisboa, Chiado Editora, 2017) > O autor, visivelmente bem disposto,  no uso da palavra, no final da sessão. Vídeo (8' 45'') disponível em You Tube > Luís Graça
 

Foto nº 1 > Gondomar > Fânzeres >Tabanca dos Melros > 8 de julho de 2017 > Sessão de apresentação do II Volume do livro "Memórias Boas da Minha Guerra", de José Ferreira (Lisboa, Chiado Editora, 2017) > À direita, uma das quatro amorosas netas do escritor. De pé, os "melros", da esquerda para a direita, David Guimarães, Gil Moutinho e António Barbosa (não o escalabitano, mas o gondomarense).



Foto nº 2 > Aspeto geral da assistência


Foto nº 3 >  A "bicha" para a sessão de autógrafos


Foto nº 4 >  O escritor e...  o professor (Joaquim Peixoto). Em segundo plano, de costas, à direita, o Manuel Carvalho; ao fundo, ao centro, o José Cancela.


Foto nº 5 > Dedicatória "ao amigo penafidelense Joaquim Peixoto, camarada da Guiné e de outras guerras, com muita estima e admiração".


Foto nº 6 > O António Barbosa assina o "livro de honra da Tabanca dos Melros", neste caso o cartaz com o evento do dia.


Foto nº 7 > Aspeto dos aperitivos servidos em mesas de tampos de carros de bois, sob uma belíssima latada.


Foto nº 8 > Uma casa cheia de memórias vivas, uma quinta que é também um núcleo museológico da ruralidade gondomarense... e da guerra colonial.  O concelho de Gondomar teve mais de 7 dezenas de mortos na guerra do ultramar / guerra colonial.


Foto nº 9  > Belo exemplar de uma prensa de varas, de um antigo lagar de vinho, em uso no país até meados no séc. XX,  uma tecnologia que remonta aos romanos


Foto nº 10 > Restaurante Choupal dos Melros > À mesa, o "melro" Antero Santos e a esposa. Deste restaurante típico, gerido pelo nosso camarada Gil Moutinho, diz o Expresso ("Boa Cama e Boa Mesa"):

"O restaurante típico Choupal dos Melros, inserido na Quinta dos Choupos, em Fânzeres, está vocacionado para eventos, abrindo apenas ao almoço de domingo para serviço ao público em geral. A sala é cómoda e rústica, com um serviço eficiente e pratos bem preparados em forno de lenha. Tem uma agradável varanda coberta por um telheiro que constitui uma excelente alternativa na época do verão. Boa garrafeira."

Vídeo, fotos e legendas): © Luís Graça (2017). Todos os direitos reservados [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

1 comentário:

jteix disse...

Continua excelente esta "Parte II", Luís Graça.
Especialmente agora com o video inteiramente dedicado à intervenção do autor, o já célebre escritor do nosso contentamento, o Zé Catió Ferreira, o Sirba, ou o Silva da 1689 como ele gosta de dizer.
Mas vejam o á vontade com que ele resume uma das suas magnificas estórias, sem se importar em reconhecer que foi duplamente baptizado na zona mais típica do Porto com duas penicadas devidamente perfumadas. O gajo é mesmo um gajo do car... aças!...
O meu agradecimento e um abraço.
cumprim/jteix