quarta-feira, 1 de maio de 2019

Guiné 61/74 - P19733: Os nossos seres, saberes e lazeres (321): Excertos do "meu diário secreto, ainda inédito, escrito na China, entre 1977 e 1983" (António Graça de Abreu) - Parte IV: Xangai, 24 de maio de 1980




República Popular da China > Xangai > 24 de maio de 1980

Fotos (e texto): © António Graça de Abreu (2019). Todos os direitos reservados. [Edição / revisão e fixação de texto para este blogue: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]




1. Mensagem do António Graça de Abreu com data de ontem

"Um texto espantoso! Já me tinha esquecido que o tinha escrito. Foi publicado no Diário de Notícias, a 5.7.1980. Este é para o blogue, com as fotos."



[Recorde-se: foi professor de Português em Pequim (Beijing) e tradutor nas Edições de Pequim em Línguas Estrangeiras. Viveu em Pequim e Xangai entre 1977 e 1983. Ex-alf mil SGE, CAOP 1 (Teixeira Pinto, Mansoa e Cufar, 1972/74), é membro sénior da nossa Tabanca Grande, e ativo colaborador do nosso blogue com mais de 230 referências. Vive em Cascais. É um cidadão do mundo, poeta, escritor e reputado sinólogo. Chama-se António [José] Graça de Abreu, nascido no Porto em 1947.] (*)



Xangai, 24 de Maio de 1980 (**)


Xangai não me surpreendeu. 10.800.000 de habitantes, uma terra com mais dois milhões de habitantes do que Tóquio, Londres ou a cidade do México, as outras urbes megalómanas com maior população no globo. 


Se fosse possível esvaziar Xangai da sua imensa mole humana, metiam-se cá todos os portugueses e ainda sobrava espaço. É a metrópole mais aberta da China, burgo diferente de todas as outras cidades do império. Parecer-se-ia com Hong Kong se Hong Kong tivesse parado de se desenvolver em 1949. 

A imponente Xangai, da Bund, da Avenida Nanquim que se estende por sete quilómetros, dos hotéis, teatros e cinemas permanentemente cheios desde as nove da manhã, foi toda construída antes de os comunistas tomarem o poder.

Só depois de viver há quase três anos na China, tive ocasião de visitar Xangai. Já atravessei este país por duas vezes, de lés-a-lés, de Pequim às fronteiras com o Laos e o Vietnam, da Manchúria, no norte, a Cantão e Macau, bem lá no sul, porém Xangai nunca tinha ficado nos espelhos do caminho. 

Desta vez, Xangai foi o objectivo da viagem e cheguei à cidade do delta do rio Yangtsé com uma enorme vontade de ver e conhecer. Esta fantástica urbe é motivo de permanente conversa e busca de entendimentos entre chineses, e não só. Eu tinha de atravessar Xangai, da a meter na minha vida, esta é a cidade onde tudo aconteceu, acontece e tudo pode vir a acontecer.

Na China existe uma certa rivalidade entre Pequim e Xangai, pequinenses e xangaineses puxam, à vez, a brasa à sua sardinha e tentam provar que a cidade onde nasceram é que é a melhor. Algo semelhante à nossa rivalidadezinha entre Porto e Lisboa, procurando tripeiros e alfacinhas pôr no galarim, fazer valer a superior e excelsa qualidade de cada uma das suas terras.

Pequim é o centro político da China, uma cidade com a História surgindo em cada canto, os palácios dos imperadores Ming e Qing, os templos, os parques, os jardins, três milhões de bicicletas para oito milhões de habitantes, um certo conservadorismo nos modos e hábitos das pessoas. 

Xangai é o grande centro industrial e comercial da China, uma cidade agitada, jovem, cheia de força, permanentemente voltada para horizontes mais amplos. 

Não por acaso, foi fundado em Xangai, em 1921, o Partido Comunista da China, e também aqui nasceu, na década de sessenta, o grupo de Xangai que, depois da morte de Mao Zedong, viria a ser tristemente famoso como o execrável “bando dos quatro.”

Nesta terra, num passado ainda próximo, cometeram-se as maiores brutalidades sobre o povo chinês, impiedosamente explorado pelo capital inglês, francês, norte-americano, japonês, cidade também à mercê dos gangues e das tríades chinesas. Paraíso de aventureiros sem escrúpulos, cadinho de um proletariado incipiente que talvez nunca se tivesse libertado das garras de uma exploração feroz sem a ajuda de Mao, Zhu De e dos milhares de camponeses que constituiam o grosso dos soldados do exército comunista que tomou Xangai em 1949. 

Mas, contradição em que a China, mais do que qualquer outro país é fértil, foi devida à espantosa invasão estrangeira dos séculos XIX e primeiras décadas do século XX que Xangai se transformou na mais moderna e avançada cidade da China. O contacto com o capitalismo selvagem, desenfreado, abriu os olhos aos chineses e o capital estrangeiro e também o saber como se cria riqueza, proporcionou a Xangai os meios para fabricar tudo o que precisa e continuar a dar cartas em toda a Ásia. 

Não falta comida neste imenso burgo, a variedade e qualidade dos produtos ultrapassa de longe o que é feito em qualquer outra cidade do império. Xangai não só fabrica muito e bem, abastece-se e abastece a China.
Claro que a vida não é fácil para os milhões e milhões de pessoas que aqui vivem. O problema número um talvez não seja o arroz de cada dia, mas a casa, a habitação, o quarto para cada um. Há milhares de quarteirões inteiros a cair que precisam de ser arrasados e construídos de novo. Há milhões de jovens que querem casar, mas onde encontrar um tecto para os abrigar, onde descobrir um espaço para os ajudar a alinhar as suas vidas? 

Nesta cidade de brandos costumes, a mais liberal da China, ao fim da tarde, na Bund, no parque do Povo, junto ao rio, gostei de ver os namorados aos milhares, praticamente encostados uns aos outros, em filas compactas, debruçados no extenso parapeito sobre as águas do Huangpu. Beijando-se, longamente, ignorando quem passa e finge que não vê. Talvez seja a maior aglomeração amorosa do mundo. Estas meninas de Xangai (ou da China inteira?), suaves, pretensamente recatadas, enroscando-se nos namorados, enlaçando-se neles. Ah!...

Talvez não gostasse de viver em Xangai, este mundo enorme quase me assusta para a vida de todos os dias. Tenho uma costela forte de anacoreta frustrado, descontente com o mundo dos homens, procurando refúgio no isolamento das montanhas, longe das vilanias terrenas, mais perto do céu. No entanto, se velho monge panteísta, eu me escondesse nas faldas de um qualquer Gerês ou Soajo, lá no Portugal do outro lado do mundo, ou aqui na China, na magia de outras montanhas, entre nuvens do amanhecer e azáleas em flor, desejaria, por certo esquecer o meu bordão de reverente asceta da Natureza e adoraria descer, de vez em quando, para uma grande cidade, como Xangai, ao encontro da vida que por aqui se cria, queima, esbate e recomeça sempre.


__________

Notas do editor:

(*) Vd, poste de 20 de abril de 2019 > Guiné 61/74 - P19701: Os nossos seres, saberes e lazeres (319): Excertos do "meu diário secreto, ainda inédito, escrito na China, entre 1977 e 1983" (António Graça de Abreu) - Parte III: Pequim e Macau, out / nov 1982

(**) Último poste da série > 27 de abril de 2019 > Guiné 61/74 - P19722: Os nossos seres, saberes e lazeres (320): No condado de Oxford, a pretexto de um casamento em Fairford (2) (Mário Beja Santos)

1 comentário:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Uma mega cidade a caminho hoje dos 30 milhões será habitável ? Concordo contigo, Antônio. Obrigado pela partilha. vyCabral