quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Guiné 61/74 - P20603: Parabéns a você (1750): Luís Graça, ex-Fur Mil Armas Pesadas Inf da CCAÇ 12 (Guiné, 1969/71), fundador e editor deste Blogue, e Virgílio Teixeira, ex-Alf Mil SAM do BCAÇ 1933 (Guiné, 1967/69)


____________

Nota do editor:

Último poste da série de 27 de Janeiro de 2020 > Guiné 61/74 - P20597: Parabéns a você (1749): Mário Serra de Oliveira, ex-1.º Cabo Escriturário da BA 12 (Guiné, 1967/68)

34 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Abraço de parabéns.

Chapouto disse...

Muitos parabéns aos aniversariantes muitas felicidades um dia feliz na companhia de toda a família um forte abraço
Não podia deixar em branco o agradecimento ao grande comandante do blogue pelo bem que proporcionou aos ex combates mais uma vez um forte abraço para ti
Fernando Chapouto

A. Murta disse...

Grande abraço de parabéns aos aniversariantes, desejando-lhes as maiores felicidades não só para este dia especial, mas também para todos os dias que se seguirão, com saúde e patacão.

Para o Luís Graça, este vai ser um aniversário especial, com a Clarinha a ajudar a apagar as velas... E mais tarde, nos próximos aniversários, vai-te dizer, como fazem as minhas duas netinhas, "Parabéns, avô! És o melhor avô do mundo e do universo!"
Eu só posso dizer-te: parabéns Luís Graça. És o melhor amigo/camarada/bloguista deste Blogue!

António Murta.

paulo santiago disse...

Luís

Grande abraço de parabéns
Saúde e felicidades

P.Santiago

Valdemar Silva disse...

Parabéns
Para o ano há mais, e nada de 'estou a ficar velho'.

Ab. e saúde da boa
Valdemar Queiroz

Anónimo disse...

Parabéns aos aniversariantes. Mais um garantido.
Um reconhecimento especial ao Luís Graça pela dedicação expressa aos ex-combatentes da Guiné.
Um grande abraço.
Ernestino Caniço

José Botelho Colaço disse...

Parabéns aos aniversariantes, mas em referência ao Luís Graça as mensagens as quais subscrevo, o trabalho a criação do blogue Luís Graça & camaradas da Guiné subrepõem-se ás 73 primaveras do aniversariante.Um abraço.

José Saúde disse...

Amigo e camarada de armas na Guiné, Luís Graça

Digo-te, apenas, que neste simples dia 29 de janeiro és um dos muitos seres viventes que em anos já distantes conheceram a luz do dia. Para ti, Luís Graça, vão os meus sinceros parabéns recheados com um forte abraço.

Continua firme e segue em frente com a dinâmica que te é reconhecida. O nosso blogue, Luís Graça & Camaradas da Guiné, está-te francamente reconhecido. Eu, José Saúde me confesso, que foi através do nosso blogue que a "inspiração" dos meus textos publicados me abriram novos rumos com mais duas obras publicadas.

Aquele "abração" deste já velho alentejano,

Zé Saúde

Hélder Sousa disse...

Aos aniversariantes do dia

Luís Graça
e
Virgílio Teixeira

aqui deixo as minhas felicitações pelos respectivos aniversários, votos de boa saúde e os respectivos abraços de parabéns.

Já que para o Luís há um outro local para comentar, dedico aqui a saudação especial ao Virgílio Teixeira, que muito nos tem enriquecido com o seu espólio fotográfico.
São de facto interessantes meios de recordação e aproveito para fazer um apelo para que não se leve tão a peito certas diferenças de pontos de vista, de opinião, porque tudo isso é efémero, não altera em nada o "curso da história já feito", e é muito mais útil valorizar as coisas positivas e relativizar as outras.

Mais um abraço
Hélder Sousa

Anónimo disse...

João Sacôto

Happy Birthday, Luis!


Caro amigo Luis Graça, um forte abraço

de parabéns com votos de muita saúde

João Sacôto

Anónimo disse...

António Ramalho

Muitos parabéns para o grande criador e dinamizador do blogue sobre a Guiné!


Caro Luís bom dia!
Muitos, muitos parabéns para ti, que passes um excelente dia de aniversário junto dos teus.
Aproveito esta oportunidade para uma vez mais louvar a tua iniciativa que tanto tem contribuído para o nosso enriquecimento enquanto "frequentadores" daquelas paisagens em temas que desconhecíamos noutros avivámos a memória.
Quando nos encontraremos em Algés, está difícil!
Um forte abraço e um dia bem passado.
António Fernando Rouqueiro Ramalho

zé manel cancela disse...

Um grande abraço de parabens para o nosso Timoneiro
e amigo Luis Graça,com o meu muito obrigado
pelo que tens feito em prol dos combatentes
da Guiné…..Longa vida caro Luis…..


Um abraço de parabens ao nosso camarada Virgilio Teixeira.
Tive o prazer de contactar com ele na tabanca de Matosinhos
e tenho-o"visto" no nosso blogue,com muito gosto, pelas fotos
e historias do nosso tempo na Guiné….

Anónimo disse...

Virgilio Teixeira. disse...

Luis Graça,

O destino cruzou-se entre nós, o 29 de Janeiro é um dia especial para nós, e não vai poder ser esquecido, apesar da diferença de 4 anos que nos separa. Como sou da colheita de 43, Já no duplo sete, (77) uma capicua, que me lembra a década de 70, onde tudo me aconteceu, de bom, muito bom e muito mau, também.

Não quero deixar passar esta data, sem te enviar também, por esta via, os meus sinceros Parabéns, e que a vida - a nossa vida - seja um bem que não devemos desperdiçar.

Também a minha curta participação no teu Blogue, fez de mim uma pessoa diferente, a passei a compreender melhor o que foi a nossa participação nesta guerra da Guiné. Fico grato por isso, e não vou esquecer, enquanto tiver memória. E assim ficaram dois anos de lembranças.

Felicidades para o teu blogue, que não tem paralelo noutras redes sociais, nem no Museu Militar.

Obrigado também àqueles que se lembraram de mim. Um bem haja para eles.

Um abraço para ti, e um Bom Dia junto da tua familia.

Por cá, tentarei fazer o mesmo, embora não seja muito obcecado por aniversários.

Porto ( Vila do Conde) aos 29 de Janeiro de 2020

(Há 77 anos, em 29 de Janeiro de 1943, deu-se inicio à queda do regime Nazi, às portas de Estalinegrado, quando o General Von Paulus, comunicou ao Hitler a sua intenção de se render às tropas Russas)

admor disse...

Caros Camaradas Aniversariantes,

Muitos parabéns e um dia com tudo de bom.

Muita saúde, felicidades e um grande abraço para cada.

Adriano Moreira

Joaquim Cruz disse...

Um abraço de parabéns a cada um dos aniversariantes muita sáude e que para o ano aqui possamos festejar novamente felicidades.

Anónimo disse...

CARÍSSIMOS CAMARADAS,

LUÍS GRAÇA E VIRGÍLIO TEIXEIRA.

Para ambos, neste dia muito especial na vida de qualquer Ser Humano - o Dia do Aniversário - envio os meus PARABÉNS, fazendo-os acompanhar de um forte abraço unindo, num só gesto/movimento, Almada, Alfragide e Vila do Conde.
Que tenham um óptimo dia e que a saúde, os afectos e a alegria de viver continuem a fazer parte do vosso quotidiano.

Jorge Araújo.

José Nascimento disse...

Parabéns e muitas felicidades para os nossos camaradas. Muita saúde muitos anos de vida. Para o Luís Graça um grande abraço de amizade.

José Nascimento

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Não queria acabar o dia sem antes deixar aqui o meu fratero abraço de parabéns ao meu "mano" Virgílio Teixeira. Fiquei feliz quando ele entrou para a Tabanca Grande e descobri que fazíamos anos no mesmo dia... Por isso tratamo.nos por "manos"... Só havia um velho amigo meu, já falecido há muito, que fazia anos quando eu: bebíamos sempre um copo, nesse dia... Estou a falar anos 71, 72, 73, 74...quando eu, depois de regressado da Guiné, voltei à Lourinhã... Esse amigo era o "ti João Moleiro", da Atalaia... Sempre "enfarinhado"... Bom amigo, bom homem...

Já o "mano" Virgílio, sei que não gosta de fazer anos, e desliga o telemóvel...Wu bem tentei chegar à fala com ele... Fica aqui registada minha boa vontade e sobretudo da minha amizade e camaradagem... Virgílio, muita saúde, que agora o mais essencial para nós, nesta idade, requisito para continuarmos a ser livres e felizes... E vamos pôr a felicidade, aqui e agora, onde estamos... Um xi-coração. Um beijinho para a tua santa esposa que te atura... Até um dia destes, aí em Vila do Conde, ou no teu Porto de que eu também muito gosto. Luús

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Virgílio, só agora dou conta que já me tinhas escrito uma bela mensagem que me sensibiliza, e por outro lado vejo que celebras hoje uma capicua, um nº redondo, e oxalá eu possa também celebrá-lo daqui a 4 anos.

Quanto ao dizes do blogue e do meu papel, eu não posso esquecer, ignorar, escometear ou branquear o contributo, teu e dos demais 801 camaradas e amigos... Todos não somos demais. Eu dei apenas o pontapé de saída, como se costuma dizer... Tinha um blogue, desde outubro de 2003, o Blogue-Fora-Nada, onde começaram a aparecer memórias da Guiné, e primeira em 23 de abril de 2004... Começaram a aparecer "muitos afluentes do mesmo rio"... Ao de fim dois anos e mais de 800 postes, éramos já 111 os membros desta "tertúlia"... Fechei a minha lojinha, arranjei uma equipa de editores e colaboradores, e todos os anos foi entrando malta nova...

E cá camos, a caminho dos 16 anos, blogando e resgatando as nossas memórias daqueles nossos verdes anos passados naquela terra vermelha... Não é saudosismo: ninguém nos tira os bons e os maus momentos que lá passamos, quando tínhamos os nossos 22, 23, 24 anos... Só o Alzheimer nos pode frustrar o exercício desse direito...

Boa continuação das festas!...Tu em Vila do Conde, eu em Alfragide, e esta noite com direito a "embalar" a neta Clarinha que vem pela primeira vez à minha festa.

Bebo um copo à tua saúde e todos os demais amigos e camaradas que nos honram com a sua presença na Tabanca Grande. Luís

Anónimo disse...

Desejo o mesmo para o Virgílio Teixeira e para o Luís Graça: saúde, felicidade e longa vida. Claro que o Luís Graça, por tudo o que fez por mim e por nós , combatentes, merece um abraço muito especial. Mas abraço ambos com amizade e respeito.

Carvalho de Mampatá

Juvenal Amado disse...

Hoje depois de um dia atarefado com uma ida ao aniversário da Tabanca do Centro em Monte Real ex, que quase passava em claro o aniversário do nosso irmão maior deste blogue, que activou um cortejo de memorias de há 15 anos para cá, capaz de manter viva a nossa passagem por aquelas terras tão temidas quando para lá fomos , tão detestadas quando lá estivemos e das quais temos hoje uma saudade como do perfume da nossa juventude.
Que pensaste quando fizeste andar a roda?
Que ia resultar nisto, ou só um cotejo de boas intenções?
Como o poeta diz " o sonho comanda a vida " e as nossas vidas acabaram comandadas pelo o teu sonho.
Obrigado Luís e muitos parabéns.

alma disse...

Amigo Luís! Abraço Grande! Saúde, Paz e Felicidade! Jorge Cabral

Anónimo disse...

Caro Virgílio, um abraço de Parabéns e desejo que passes um dia bom junto dos teus.

V Briote

Anónimo disse...

Devo um pedido de desculpas ao nosso camarada Virgílio Teixeira. Enviei, a pretexto de dar um grande abraço ao Luis Graça, que é por muitos motivos um grande amigo pessoal e conterrâneo, uma grande nota por E mail ao Carlos Vinhal que ele achou por bem publicar na integra. E agora reparo que o Virgílio Teixeira também festeja neste dia. O mínimo que eu devia ter feito era mencionar o seu nome e enviar a ele também um grande abraço.
Sei que "desculpas de mau pagador" nunca deixam de ser apenas isso. Permito-me explicar a única razão porque isto me sucedeu: eu, embora siga fielmente o nosso blogue, não costumo enviar saudações aos aniversariantes. Envio sempre que posso o meu abraço de parabéns àqueles que conheço pessoalmente mas geralmente faço-o por telefone ou E mail. Como estou longe e só fui uma vez à reunião em Monte Real conheço poucos camaradas da Tabanca Grande.
Isto porém não explica o meu lapso. Por isso em vez de um abraço envio dois ao nosso camarada Virgílio Teixiera: o primeiro um abraço de desculpas; e no segundo, muito sincero também eu junto-me a todos os que neste dia te querem bem desde os teus familiares aos nossos comuns camaradas da Guiné.
João Crisóstomo

ManuelLluís Lomba disse...

Os meus parabéns e um abraço de grande estima ao Luís Graça, o "jarga" da nossa Tabanca Grande, extensivos ao Virgílio Teixeira, com efeitos retroactivos, por motivos de força maior.
Manuel Luís Lomba

Anónimo disse...

Virgílio Teixeira, disse, (1)

Depois da lavagem dos cestos (voltar a por a casa em ordem), o trabalho e stress destas coisas, vamos responder e acabar este tema, pois já passou o dia, e passou a romaria…

Li, agora e aqui com gosto – P20607, do nosso camarada General na Reforma, João Afonso Bento Soares – Guiné 68/70 – e possivelmente partilhamos o Clube de Oficiais em Santa Luzia, eu como Alf Mil – 1967/69 – pelo menos durante os anos de 68 e 69, embora com funções muito diferentes.
Diz aqui no seu ilustre texto sobre o dia do aniversário, como sendo, entre outras coisas, um dia sagrado, o dia do nosso natal, envolto na magia com que fomos lançados para este mundo e que devemos agradecer por isso.
É verdade, mas nunca tinha pensado nisso, vou ter de repensar melhor o significado deste dia, que como o nosso amigo Luís Graça diz, eu ‘não alinho muito em aniversários’, embora, desde que casei, vou fazer este ano 50 – bodas de ouro, nunca deixamos de festejar este dia, quer meu da minha mulher, dos filhos, dos netos, dos conjugues, pelo que, todos os meses, pelo menos há uma festa de aniversário.
Obrigado por este texto, mesmo não me sendo endereçado a mim, mas gosto e concordo.
Em, 30 Jan 2020
… continua …

Anónimo disse...

Virgílio Teixeira, disse, (2)
Para o meu amigo, camarada de armas, irmão e mano (como ele gosta de me tratar) pois nascemos no mesmo dia, num mês de Janeiro, sempre frio ou chuva ou ambas as coisas, dias pequenos e de grandes tragédias, mas foi o mês que nos calhou para vir ao mundo, e por ironia, por não gostar do mês, também me nasce um filho a meio do mês.
Luís, eu não fujo ao contacto, mas também não o procuro, são paranoias que não sei como explicar, já todos sabem desta minha forma de estar. Talvez porque na minha família de origem, nunca se festejaram os anos de ninguém, por essa razão, não sei de cor a data de nascimento dos meus pais, é assim a vida e já não muda mais. Só comecei a festejar anos, com a força e resignação da minha mulher, pois é ela o cérebro disto tudo. Quer ver a família toda unida e até hoje tem conseguido…
Depois do meu comentário de ontem, ainda tentei retribuir as tuas duas tentativas de chamada telefónica, mas também não fui atendido e assim enviei um sms, pois a confusão em casa já era grande, e tive de por de parte o telefone. Também bebi uns copos e um deles foi com certeza à tua saúde e dos teus.
Sem qualquer intenção de bajular seja quem for, este teu ‘ente querido’ que criaste e fizeste desenvolver, - como dizes com a imprescindível participação de todos os membros - é uma obra prima. Eu que nunca fui nem participei em nada de redes sociais, acabo de entrar nesta e escrevo sozinho, mais do que todos juntos, quando estou virado para isso. Jamais pensei por a descoberto a minha vida privada, e agora escrevo banalidades que depois só servem para criticas.
Vamos continuar esta partilha até os dedos doerem, eu já faço isso, pois continuo com um problema na polpa dos dedos, e tenho de escrever com luvas, brancas, de algodão, pareço que estou a trabalhar nos arquivos da Santa Sé, para não estragar os documentos.
Por isso dou alguns erros, a falta de sensibilidade das luvas, não me deixa escrever certo, e tenho de repetir muita coisa, quando aparece o tracinho vermelho por baixo do texto.
Um Abraço, e até um dia, em qualquer lugar.
Em, 30 Jan 2020
… continua …

Anónimo disse...

Virgílio Teixeira, disse, (3)
Destaco das mensagens e comentários que hoje li, uma que me sensibilizou (eu sou um eterno sentimentalista) do amigo e camarada João Crisóstomo.
Ontem de manhã li o Poste dele, para o Luís Graça, ignorando-me completamente, e não fiquei nada satisfeito. Disse para comigo, eles conhecem-se pessoalmente e eu poucos conheço por isso não tenho que me aborrecer. Mas ficou cá um sinal atrás da orelha.
Hoje li com muito agrado a sua justificação, está mais que explicado, e compreendo tudo muito perfeitissimamente.
Agradeço por isso e pelo cuidado que o João Crisóstomo teve em me dar essa explicação.
Muita saúde e vamos continuando,
Em, 30 Jan 2020
… continua …

Anónimo disse...

Virgílio Teixeira, disse, (4)
Mais uma vez me refiro ao nosso camarada conciliador – o Hélder Sousa - apelando a que haja mais entendimento entre todos os camaradas que pisaram aquela terra vermelha, e esquecer ou pelo menos, não relevar tanto as naturais diferenças de opinião, não julgar ou atacar de qualquer maneira, vamos tentar comentar sem agredir, eu tenho vindo a aprender, mesmo com esta idade, e não me envergonho disso. Não vou concordar com alguém só para lhe fazer a vontade. O melhor será passar à frente e nada dizer.
Obrigado por tudo, Hélder, estamos em sintonia.
Em, 30 Jan 2020
… continua …

Anónimo disse...

Virgílio Teixeira, disse, (5)

Para o inigualável Jorge Araújo, que também aqui faz os comentários ajustados, e um trabalho ‘de sapa’ com mapas e números, que só com muita paciência é possível elaborar, depois de uma procura extensa e complicada pelas varias fontes de informação.
Obrigado também pela menção do meu nome.
Em, 30 Jan 2020
… continua …

Anónimo disse...

Virgílio Teixeira, disse, (6)
E, para não me tornar chato, desculpando-me de outras participações que mereciam de mim algo mais, vejo com alguma perplexidade, porque não até azedume, a atitude de vários camaradas (de armas) que simplesmente ignoram outros que não fazem parte do mesmo grupo.
E não sei porquê?
Em, 30 Jan 2020

Anónimo disse...

Um abraço de paravens aos aniversariantes, em especial ao Luis Graça, meu irmão mais velho, com votos de saúde e boa disposição ao lado da familia.

Cherno Baldé

João Alberto Coelho disse...

Muitos parabéns aos aniversariantes.
Muita saúde para os dois, bem como para toda a família.
Um abraço.

João Alberto Coelho

Juvenal Amado disse...

Ao Virgílio tenho um pedido de desculpas a fazer.
Na verdade também lhe mandei os parabéns mas o comentário que fiz no telemovel venho agora a constatar que não seguiu como era da minha vontade.
Do facto peço desculpa e envio-lhe os parabéns com o desejo que conte muitos junto dos seus

Um abraço