quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Guiné 61/74 - P20608: Roteiro de Bissau: fotos de c. 2010, de um amigo do Virgílio Teixeira, empresário do ramo da hotelaria - Parte III














Guiné-Bissau > Bissau > Atual Coimbra Hotel & SPA, fundado em 2001, sito no edifício do antigo estabelecimento Nunes & Irmão Lda, na Av Amílcar Cabral (, antiga Av República). É o mais imponente edifíco comercial do centro histórico de Bissau, da época colonial.


1. Continuação da publicação de uma seleção de fotos, na posse do nosso camarada Virgílio Teixeira, ex-alf mil SAM, chefe do conselho administrativo, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69).

Foram-lhe enviadas, há uns anos, sem legendas, por um português (ou descendente de portugueses), das suas relações, empresário do setor hoteleira, que ele de momento não está autorizado a identificar.

São fotos,  com interesse documental para aqueles, como nós, que conheceram Bissau, que continuam a lá ir ou querem ainda lá ir. Algumas das fotos que já publicamos, tinham o interesse adicional de serem "vistas aéreas" da atual capital da Guiné-Bissau... As fotos devem ter sido tiradas na última década (c. 2010) e algumas serão mais antigas. Mas são de alguém que ama muito a cidade de Bissau...onde vive, e que é a sua terra.

As que publicamos hoje tem por objeto o atual Hotel Coimbra, uma referência da cidade. Trata-se do antigo estabelecimento Nunes & Irmão Lda, sito junto na Av Amílcar Cabral (antiga Av da República), antes da Catedral, para quem desce. O edifício é propriedade da família há 3 gerações. (Vd. página do Facebook de Hotel Coimbra.). Pelo aspeto da avenida, enlameada, as fotos foram na época das chuvas.

É de recordar aqui, a propósito das fotos de Bissau de hoje e de outros lugares da Guiné-Bissau, o que escreveu a nossa amiga Adelaide Barata Carrêlo, quando lá voltou em novembro de 2015: 

 "Gostaria de te contar uma conversa que tive com um colega do meu filho de Bambadinca - ele diz que os poucos turistas que vão à Guiné, gostam de tirar fotos ao que há de mais desagradável, explorando a imagem do lixo, da pobreza, etc. Pelo respeito que tenho a esta gente, pelo amor que tenho a esta terra, pelo sonho de lá voltar, não esperem de mim tais imagens. Eu sou assim!!!!"...


2. O Virgílio Teixeira mandou-me este lote de fotos (c. de 4 dezenas, de que fiz uma seleção), com a seguinte mensagem, em 18/11/2019:

(...) Fico satisfeito por ter oportunidade de mandar estas fotos que são memoráveis para nós todos, embora já se passaram tantos anos e quase tudo esteja diferente. Fiquei de certo modo mais motivado a mexer nisto e enviar mais fotos, depois de ver o trabalho que tens tido a identificar cada coisa, por isso mereces o meu mais alto respeito, sem favores.

Na Rua Eduardo Mondlane, que aqui já identificaste, eu não me lembrava exactamente onde era, foi onde fiquei na 3ª viagem à Guiné, em Junho de1985 , que estou a reescrever calmamente, numa casa ou Ppensão de alguém conhecido do meu 'sócio' Isidro.

Quanto à continuação das fotos, como me dava trabalho descarregar e passar tudo para o computador, porque talvez não saiba fazer de uma forma mais fácil, resolvi então enviar os emails, que o meu contacto em Bissau me mandou, são uns 20 ou mais, e cada um traz 30 a 40 fotos, e selecciona as que interessam, e guarda as restantes, são também teu 'espólio'. (...)



Seleção, edição e legendagem da responsabilidade do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. A numeração é feita poste a poste...


14 de novembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20344: Roteiro de Bissau: fotos de c. 2010, de um amigo do Virgílio Teixeira, empresário do ramo da hotelaria - Parte I

4 comentários:

Anónimo disse...

Virgilio Teixeira,


Caro camarada e amigo Luís,

« correcção de erro»

Como diz no texto, já contei os mails, são cerca de 20 e cada um traz pelo menos 40 fotos, logo o total andará à volta de 600 a 800 fotos!

Eu mandei apenas uma pequena parte.

E já estou meio perdido, quais as que mandei, não assinalei nada, não sei do interesse de tanta foto, embora há por aqui muito belas fotos.

Afinal a Guiné não era assim tão mal como nós pintamos. A diferença é que agora as paisagens não têm o cheiro da pólvora e da morte.

As minas não estão lá, e não há IN nas árvores e nas picadas...

Li hoje, que deve ter havido 'batota' nas eleições na GB, os Kakers entraram com vírus na contagem de votos na CNE! Não sei se é verdade.

Ab,

Em, 30 JAN 2020




Tabanca Grande Luís Graça disse...

Virgílio, já publicamos três postes com uma seleção das tuas fotos de Bissau. Tens os links. Quanto às últimas eleições na Guiné-Bissau, não comento. As nossas regras editoriais não o permitem. Como sabes, a "atualidade política" é uma caixinha de Pandora... Tal como as questões do futebol e da religião... Continuemos,pois, a partilhar as nossas boas e más memórias... Mantenahs. Saúde. Luís

Manuel Luís Lomba disse...

Parece-me que a foto n.º 13 foca o edifício dos antigos CTT e não o hotel Coimbra,
Ab.,
Manuel Luís Lomba

Valdemar Silva disse...

A foto nº. 13 é tirada da varanda do Hotel Coimbra e foca o edifício dos antigos CTT

Valdemar Queiroz