quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Guiné 61/74 - P20604: Parabéns a você (1751): Parabéns Luís Graça pelos teus 73 anos e pelos 15 anos deste Blogue que em boa hora criaste (João Crisóstomo)

PARABÉNS A VOCÊ

LUÍS GRAÇA




1. Mensagem do nosso camarada João Crisóstomo, ex-Alf Mil da CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67), com data de 17 de Janeiro de 2020, a propósito do aniversário do nosso editor Luís Graça:

Tanto quanto posso sigo o nosso blogue. E porque o dia 29 de Janeiro se aproxima, quase apavorado pergunto-me como é que podia enviar algo de especial a quem é realmente muito especial. E lembrei-me: porque não procurar o que de melhor tem sido dito sobre o Luís Graça e com isso fazer um comentário / envio de parabéns como ele merece?

É que gostaria de ter muito mais condão de palavra para poder descrever o que sinto sobre o Luís Graça… meu camarada, meu mentor, meu amigo, meu irmão... e por mais que eu me esforce as palavras que me saem ficam sempre muito aquém daquilo que sinto e gostaria de saber comunicar. Embora consciente, em comparação com o desejado, da sua pouca expressão, direi que o Luís Graça é um criador e construtor de obras que influenciam e marcam a vida de outros. Não precisamos de ir longe, que este seu/nosso blogue fala por si: creio que de alguma maneira todos fomos beneficiados - e alguns de nós em medida tão grande que só os próprios o podem sentir - pela criação deste salutar movimento de vivência de memórias nas diversas vertentes em que se apresenta. Veja-se o despertar de consciências que este movimento ocasionou e que continua a desafiar ainda cada dia os que dele têm conhecimento; veja-se o contributo para a história de Portugal, da Guiné; vejam-se o número de livros escritos que nunca teriam visto a luz do dia… Portugal e os portugueses, a cultura e história de Portugal tornaram-se e ficam ainda cada dia mais ricos graças a este Luís Graça, e à equipa altamente qualificada de colaboradores de que se soube rodear.

Embora eu não tenha palavras minhas condizentes, eu quero lembrar um pouco que dele foi dito no seu aniversario de há dez anos atrás: se multiplicarmos agora por 10 o que então foi dito, poderemos ficar próximo do que deve ser dito agora. Aqui estão, relembrando, com a devida vénia, alguns dos comentários/mensagens (13 que é um número bonito!) de há dez anos atrás:

Luís Graça - Fundador e Editor do nosso Blogue
Foto: José Rodrigues
Edição: Carlos Vinhal


2. João Crisóstomo seleccionou estes comentários a propósito dos 63 anos de Luís Graça, há anos atrás:

José Teixeira:

A história tem ficado mais rica em cada dia que passa. 
A amizade desenvolveu novos e profundos laços entre muitos dos antigos combatentes. Com ela, vem sempre grandes momentos de convívio e felicidade. Momentos que tem ajudado muitos de nós a espantar os “fantasmas” que teimam a povoar a mente.

************

Juvenal Amado:

Meu caro Luís,
Neste dia o que te poderei dar a ti, que tanto me deste?

************

Luís Dias:

És, por direito próprio, o nosso “comandante”, aquele que, em conjunto com os restantes editores, foi capaz de criar o nosso blogue e com isso dar proveito a que muitos de nós pudessem conhecer outros camaradas, trocar impressões, dar corpo a ideias, libertar o que há muitos anos julgávamos fechado para sempre. As amizades que têm surgido, os abraços, a solidariedade são componentes inegáveis da nossa Tabanca Grande.

************

Luís Faria:

Esta tua Obra Grande (Tabanca Grande) que, para além de proporcionar reencontros de Camaradas reactivando contactos e amizades, para além de memória futura de uma época, funciona também e a meu ver, como uma espécie de terapia sócio-emocional para muitos que, fechados com (n) os seus “fantasmas” inicia(ra)m a libertação e começa(ra)m a reabrir as portas do tempo.

************

Luís R. Moreira:

Não quero, deixar de felicitar este HOMEM carismático que é o mentor do blogue que fez e faz a diferença.

************

Manuel Amaro:

Hoje, 29 de Janeiro, é um dia privilegiado para todos os camaradas do blogue. Porque é o Dia do nosso Comandante, Presidente, CEO, Camarada e Amigo Luís Graça. 
O Dia dos nossos Amigos também é o nosso Dia.

************

Manuel Maia:

Que poderá dizer-se de um homem que foi capaz de gerar este movimento que congrega cerca de outros quatrocentos (venham mais cinco, como diria o Zeca...), levando-os a um porto de abrigo...
Se não foras tu, como poderíamos comungar da alegria de saber que a solidariedade continua a ser o leit motiv de tantos de nós?

************

Manuel Marinho:

A criação do teu BLOGUE que foi - é - o melhor bálsamo para as dores de alma dos ex-combatentes da Guiné… fizeste mais pelos ex-combatentes do que imaginas!!...
…Fizeste com que os silêncios fossem quebrados, os traumas aliviados, os sofrimentos atenuados, as incompreensões entendidas, as injustiças repartidas, e os alegres reencontros de camaradas que não se viam há imenso tempo, com laços eternos de amizade, família de ex combatentes da Guiné, tudo isto é OBRA!
Como se isto não bastasse, estás a coordenar a verdadeira história da Guerra Colonial da Guiné.

************

Mário Beja Santos:

Bendigo esta tua criação em que me revejo e me esqueço, bendigo o ajuntamento que tornaste possível…
É assim que eu agradeço por existires.

************

Rogério Cardoso:

Camarada e ex-combatente Luís Graça,
Gente assim é que faz falta a este Portugal… para que possa ir em frente…

************

Rui Silva:

Luís: 
Tu deste alegria a estes sessentões. Fizeste-os desabafar. Libertaste-os. Aproximaste-os. Fizeste criar grandes amizades e enfortaleceste a camaradagem que vinha sendo diluída pelos tempos.
Através do teu Blogue conheci pessoas. Voltei a falar com alguns camaradas. Contraí novas amizades. Troco mails com eles, almoço com eles. De facto tenho mais e melhores amigos.
Obrigado Luís. BEM HAJAS!. Continua. Faz-me esse grande favor.

************

Torcato Mendonça:

Agradecer-te, dizer obrigado é pouco, muito pouco, face ao enorme trabalho que desenvolveste em prol dos ex-combatentes da Guiné e seus familiares e, também, pelos guineenses ex-combatentes ou não… 
Relevaste a memória colectiva de dois povos, antes desavindos e hoje irmanados na luta pela democracia... tu és o culpado disso meu caro Luís Graça... já nada ficará como dantes…, este dia 29 de Janeiro do ano 10 do 2.º milénio, se há-de repetir por muitos e bons anos e tu, junto de familiares, amigos e gentes que te são queridos vais viver e contemplar a evolução de tua ideia, transformada em obra contributiva para a paz entre os homens.
Parabéns Amigo.

************

Vasco da Gama:

Parabéns Camarada Comandante Luís Graça
A riqueza do Blogue Luís Graça e Camaradas da Guiné extravasou em muito e há muito a família dos combatentes da Guiné e é hoje um espaço lido, procurado e consultado para além dos amantes da Guiné pela “intelectualidade”que dele se serve, como é público, para teses de mestrado e de doutoramento…
Conseguiste no seio do teu/meu/nosso blogue irmanar pessoas que pensando diferente se abraçam fraternalmente quando toca a reunir, pois o Luís Graça e Camaradas da Guiné é o denominador comum de todos nós…
Quero agradecer-te o bem que o blogue me fez… e dizer-te o quão me sinto honrado pela tua amizade.
Obrigado Luís.
Parabéns Luís.

************
____________

Comentário, de hoje, do co-editor CV:

Luís:
Como se diz na "tropa" e na Função Pública, duas áreas em que me movi a maior parte da minha vida, está a ser uma honra "servir sob as tuas ordens".
Dizia a fadista: - Cantarei até que a voz me doa. 
Nós dizemos: - Manteremos este Blogue mesmo quando a artrite nos dedos nos doa.
Conta comigo.
Muitos parabéns pelos teus 37 anos e votos de muita saúde.
Carlos
____________

Nota do editor

Último poste da série de 29 de janeiro de 2020 > Guiné 61/74 - P20603: Parabéns a você (1750): Luís Graça, ex-Fur Mil Armas Pesadas Inf da CCAÇ 12 (Guiné, 1969/71), fundador e editor deste Blogue, e Virgílio Teixeira, ex-Alf Mil SAM do BCAÇ 1933 (Guiné, 1967/69)

7 comentários:

Mário Beja Santos disse...

Meu caro Luís, os meus votos sinceros para que restaures a tua saúde, que a cirurgia seja um êxito, precisas tu e preciso eu, e muitos de nós que andamos combalidos, que o teu entusiasmo não feneça, que continues indómito por este amor à causa. Aproveita o dia com os teus ente-queridos e medita bem sobre os preparativos que devemos desenhar para o futuro do nosso blogue, justamente porque tu criaste algo que nos ultrapassa e é hoje um inquestionável património de consulta obrigatória, por investigadores e curiosos, esta nossa indefetível sala de conversa. Refletir sobre o futuro faz sempre bem e podes contar comigo. Recebe um abraço com a amizade de sempre, cumulada de admiração e gratidão, Mário

Alberto Branquinho disse...

Luís

Eu, "curioso" me confesso a espreitar esta "sala de conversa" (como diz o Mário Beja Santos), "sala" que tantos "fantasmas" ajudou a exorcisar.
E, assim, aproveito a oportunidade desta espeitadela para enviar um abraço de PARABENS!

Ad multos anos!
Alberto Branquinho

admor disse...

Caro Camarada Luís Graça,

Muito obrigado pela criação do teu (nosso) blog. Foi uma grande ajuda para todos os combatentes que passaram pela Guiné e não só. Mas para além dessa missão terapêutica, ainda serve de material de consulta para muitos estudiosos sobre o que se passou e o que se passa sobre a Guiné.
Parabéns pelo que fizeste por nós e para nós e parabéns pelo teu aniversário. Que Deus te dê muita saúde e felicidades.
Um grande abraço de reconhecimento e amizade.

Adriano Moreira

Hélder Sousa disse...

Meu caro Luís

Uma arreliadora (e incapacitante...) gripe impediu-me de assistir a duas coisas aqui em Setúbal e que poderiam interessar.
Uma delas a do velório e funeral do Sr. General Lemos Ferreira os quais até ocorreram aqui perto da minha casa.
A outra foi a inauguração duma exposição de fotos sobre as procissões entre Tróia e Setúbal tendo como fotógrafo o nosso conhecido "homem da piroga" (como ainda dura ainda estou a tempo de ver, embora já não esteja certo de ele estar lá).
Isto só vem a propósito para "explicar" porque não me alongo nos comentários que agora se deviam fazer, salientando as virtudes e qualidades do Blogue que em tão boa hora criaste e tentando exorcizar aspectos que, por vezes, criam alguma fricção.

Então, caro Luís, os meus sinceros parabéns e que te mantenhas activo, física e mentalmente, para também nos "alimentares" com os teus escritos e com o que se for colocando no Blogue.

Abraço
Hélder Sousa

Anónimo disse...

73 anos, 73 chuvas. Que tenhas ossos e amortecedores que ainda tens muito para andar e ver a tua neta a crescer.
Um dia de alegria para a Família Graça.
Abraço do
V Briote

Anónimo disse...

Caro Luís

73 Primaveras. Ai quem mas dera, mas onde elas já vão.

Fico feliz por ti, já que ainda vais ter muito tempo para manteres esta "Fonte de Conhecimento".

Muita Saúde e boa disposição para acabares de celebrar esta data, na companhia de toda a família e a babares-te com a netinha ao colo.

Grande abraço de parabéns para ti e cumprimentos para os restantes.

Jorge Picado

Anónimo disse...

Caro Luís Graça,
Muito devo a esta página que em hora criastes. Aqui conheci novos amigos, encontrei outros. desabafei. Foi no meio de todos vós que reencontrei a minha CCaç 3327/BI17. Tudo isso tem um nome, obrigado.
Parabéns e muita saúde para continuares em frente na companhia de todos aqueles que são a razão de ser da tua vida.
Abraço transatlântico.
José Câmara