domingo, 10 de maio de 2020

Guiné 61/74 - P20959: Blogpoesia (676): "Não matem a lagartixa", "Um raio de sol" e "Oração à sabedoria", da autoria de J. L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 728

1. Do nosso camarada Joaquim Luís Mendes Gomes (ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 728, Cachil, Catió e Bissau, 1964/66) estes belíssimos poemas, da sua autoria, enviados, entre outros, ao nosso blogue durante a semana:


Não matem a lagartixa

Hoje, a lagartixa não apareceu

Todos os dias dou a caminhada higiénica.
Aqui no bairro.
Adequada às minhas posses.
Pego nos andarilhos e vou.
Mais ou menos pela mesma hora.

Crescem umas ervitas junto aos muros das moradias.
Escapam ao serviço do cantoneiro.

Às tantas, dei conta de que havia uma lagartixa que aparecia quando passava.

Comecei a falar com ela.
Estranho quando não vem.
Nos dias seguintes, quando tudo parecia perdido, lá surgia ela do seu tugúrio.
Era a sentinela de serviço a uma moradia.
Sempre ali.
Me afiz a ela. Venho triste quando não vejo.
Não matem as lagartixas.
Prestam à gente um bom serviço.
Comem a bicharada que ataca as plantas.
Flores ou não.

Mafra, 6 de Maio de 2020
12h49m
Jlmg

********************

Um raio de sol

Um raio de sol bateu-me à janela.
Atravessou as cortinas.
Beijou o meu rosto.
Chamou-me para a vida.
Não pára. Passa e não volta.
É lucro tudo o que traz.
-Desperta! - clama.
Deixo meu leito.
Retomo a viagem.
Cada vez mais se aproxima a paragem.
Estendo na mesa minhas memórias passadas.
Contemplo.
Fazem cortejo.
Minhas origens vão longe.
Subindo e descendo colinas.
Adejando as velas.
Quando o vento da esperança soprava com força.
A vida emergente crescia.
A felicidade abundou.
Aos altos e baixos,
Chegou até aqui.
No mais se verá...

Ouvindo Schubert
Mafra, 9 de Maio de 2020
10h20m
Jlmg

********************

Oração à sabedoria

Saibamos todos entender os sinais da vida.
Há mensagens de cada hora e época da história.
Não vai à toa este comboio magno.
Seu caminho vai sendo traçado conforme desígnios que ignoramos.
Impõe-se estar atentos.
Surgem sinais no horizonte.
Peçamos à sabedoria com devoção.
Apliquemos a nós o que a meditação nos manda.

Mafra, 9 de Maio de 2020
10h19m
Jlmg
____________

Nota do editor

Último poste da série de 10 de maio de 2020 > Guiné 61/74 - P20935: Blogpoesia (675): "Figueira do diabo", "Horrorosa modernidade" e "Os nós e os laços", da autoria de J. L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 728

Sem comentários: