Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Guiné 61/74 - P27487: E fazíamos grandes jogatanas de futebol (5): Equipa do pessoal de transmissões, do STM - Serviço de Telecomunicações Militares, e do Agrupamento de Tr,ms, Nhacra, maio de 1972 (António Viegas de Carvalho, ex-1º srgt, STM, Nhacra, 1970/72))








Guiné > Bissau > Nhacra > Maio de 1972 > Equipa de futebol de transmissões. O 1º srgt Viegas de Caravlho era o capitão  da equipa, o segundo, de pé, a contar da esquerda para a direita.

Foto (e legenda): © António Viegas de Carvalho  (2025). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



1. Mensagem do António Viegas de Carvalho, ex-1º srgt, STM (Nhacra, 1970/72)

Data - terça, 2/12/2025, 16:32 
Assunto - Futebol em Nhacra

Equipa de futebol das Transmissões que era constituída por militares técnicos (Sargentos, Cabos e Soldados) do STM (Serviço de Telecomunicações Militares) e do Agrupamento de Transmissões.

Jogo realizado em Nhacra em maio de 1972.

Quem se reconhecer nesta fotografia que se apresente.

Viegas de Carvalho

__________________

12 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado, António... É verdade, fazíamos grandes futeboladas... Curioso é que raramente aparecem "craques" guineenses... Nessa época, o futebol era um jogo de "tugas"... Os meus soldados, fulas, da CCAÇ 12, não sabiam jogar à bola... Eram "djubis" do mato...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Mas diz-me lá onde foste desencantar esta foto ? Nunca estiveste em Nhacra com a tua CART 6250/72, e em maio de 1972 ainda estavas a 4 mil quilómetros de distância...

Anónimo disse...

António Carvalho (by email)
3 dez 2025 10:29

Que grande confusão, Luís. Pois, em Maio de 1972, estava com a minha CArt 6250, no então RAP-2 , em Gaia. Essa foto não é minha nem da minha companhia.

Havia algumas futeboladas em Mampatá, mas eu não era de todo futeboleiro, eram- no e com muitos predicados, entre outros: o rapaz da Régua, o Vieira da Madeira e o Pinheiro da Vila das Aves. Este último foi este ano galardoado pela Federação Portuguesa de Futebol pelo seu notável desempenho enquanto formador de jovens futebolistas, tendo passado pelas suas mãos jogadores como o Diogo Costa e o Vitinha.

Parece- me que chegou à Guiné em 1973, um companhia com a mesma designação: 6250. Virá dessa coincidência a confusão?

Um grande abraço e muita saúde

Carvalho de Mampatá

Tabanca Grande Luís Graça disse...

António, de facto, há também a CART 6250/73, também mobilizada pelo RAP 2, mas é posterior à vossa CART 6250/72... Aqui vai a ficha de unidade:

Companhia de Artilharia nº 6250/73
Identificação CArt 6250/73
Unidade Mob: RAP 2 - Vila Nova de Gaia
Cmdt: Cap Art António Ferreira da Silva
Divisa: -
Partida: Embarque e desembarque em 17Abr74
Regresso: Embarque em 030ut74

Síntese da Actividade Operacional

Após ter iniciado a IAO em 19Abr74 no CMl, em Cumeré, foi deslocada em 26Abr74 para Bissau, a fim de cooperar na protecção e segurança das instalações e populações até 12Mai74, após o que deu a devida continuidade àquela instrução, que veio a terminar em 28Mai74.

Em 13Jun74, seguiu para Caboxanque, a fim de substituir a CCav 8352/72 e efectuar o treino operacional com a CCav 8355/72, ficando seguidamente em reforço desta subunidade e integrada no dispositivo e manobra do BCaç 4514/72 e depois do BArt 6520/73.

Em 08Ag074, por saída do subsector da CCav 8355/73, assumiu a responsabilidade do referido subsector de Caboxanque.

Em 24Ag074, após a desactivação e entrega do aquartelamento de Caboxanque ao PAIGC, recolheu a Ilondé, onde substituíu, em 29Ag074, a CCaç 4747/73, com destacamentos em Quinhámel, Orne e Ondame, ficando então integrada no dispositivo do COMBIS.

Após a entrega dos aquartelamentos de Orne, em 27Set74, de Ondame e Quinhámel, ambos em 28Set74 e Ilondé, em 29Set74, recolheu a Bissau, em 28 e 30Set74, por fracções, a fim de efectuar o embarque de regresso.

Observações - Tem História da Unidade (Caixa n.º 105 - 2.ª Div/4.ª Sec. do AHM).
Fonte: Excertos de Portugal. Estado-Maior do Exército. Comissão para o Estudo das Campanhas de África, 1961-1974 [CECA] - Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África (1961-1974). 7.º volume: Fichas das Unidades. Tomo II: Guiné. Lisboa: 2002, pág. 488

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Bem equipados, não há dúvida, já com fato de treino...Um luxo, no CTIG, no meu tempo...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Está por estudar o efeito do futebol no moral da tropa.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Os americanos era o baseball.

Anónimo disse...

Que grande embrulhada! Como é que o post aparece subscrito por Carvalho de Mampatá que sou eu próprio. De resto, eu não conheço esta tropa alfaiada de fatos azuis. Vou-te telefonar, para ver se descodificamos este enigma, Luís. até já.
Carvalho de Mampatá

Anónimo disse...

António Viegas de Carvalho
3 dez 2025 18:33

Vamos desfazer as confusões.

Estive na Guiné de 1970 a 1972 no STM (Serviço de Telecomunicações Militares) como Primeiro Sargento Rádio montador (26 anos).

Tinha a meu cargo a execução e manutenção do Centro Emissor (Antula) e Centro Receptor (Agrupamento de Transmissões) que estabelecia as ligações com Lisboa, Cabo Verde e Angola. Tinha ainda a meu cargo a execução e manutenção dos feixes hertezianos que ligavam telefonicamente Bissau com Mansoa, Teixeira Pinto, Cumuré, Bambadinca e Tite.

Por minha iniciativa construímos uma equipa de futebol de 11 e uma equipa de andebol de 7.

As equipas tinham um primeiro sargento (eu) e vários furriéis milicianos, cabos e soldados pertencentes ao STM e Agrupamento de Transmissões.

Como era o mais graduado tinha a braçadeira de capitão de equipa e jogava a defesa direito no futebol e a guarda-redes no andebol.

Quem vê a fotografia de frente, sou o segundo em pé do lado esquerdo.

Um Abraço a todos que pisaram terras da Guiné Bissau
Viegas de Carvalho

Cherno disse...

Caros amigos, as dúvidas não acabam só com o nome do António Carvalho, também me parece improvável a data citada na legenda "maio de 1972", acontece que, para o clima da Guiné (com uma temperatura média de 33/34 graus celsius e sensação térmica de 40 graus) para este mês, seria de todo inviável para não dizer impossível jogar em fato de treino, como mostra a imagem.

Cdte,

Cherno AB

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Luís Graça (by email)
3 dez 2025 19:25

António S Carvalho e António V Carvalho:

Caros camaradas, por sinal homónimos... Mea culpa, a confusão é toda minha...Confundi o Viegas de Carvalho com o Carvalho de Mampatá. Os vossos endereços de email induziram-me em erro. Estou a habituado a lidar com o António S. Carvalho há "manga de luas"...

Naturalmente o António S Carvalho não conhece o António V Carvalho, não se conhecem, nem provavelmente se cruzaram na Guiné.

António Carvalho (mais conhecido por "Carvalho de Mampatá") só há um na lista alfabética dos 909 amigos e camaradas da Guiné, que se sentam à sombra do poilão da Tabanca Grande. O António Viegas de Carvalho ainda não está lá, mas vai dar-nos o prazer da sua companhia, sentando-se desde já no lugar nº 910.

Só me faltam, afinal, o OK dele em relação ao meu convite, uma foto atual e outra do antigamente, e mais duas linhas a completar o seu currículo... A gente aqui trata-se por tu, somos todos praticamente da mesma idade, somos de um grande geração que soube fazer a paz e a guerra. (Estive em Bambadinca, 1969/71, numa companhia africana, a CCAÇ 12, era furriel miliciano.)

Com um alfa bravo, Luís Graça (deixo o meu nº de telemóvel para o Viegas de Carvalho)

PS - Já pedi desculpa, de viva voz, ao António S Carvalho pela confusão que armei...O Viegas de Carvalho, por certo, também vai entender e desculpar-me. Já corrigi o poste (que vinha originalmente em nome do Antóniio Carvalho, ex-fur mil enf, CART 6250772, Mampatá, 19872/74).

O seu a seu dono... Vou publicar, em poste, a segunda mensagem que o Viegas de Carvalho me acaba de mandar, também ele "confundido com as confusões"...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Cherno, o fato de treino devia ser só para a fotografia...Como seria normal, antes do início da partida, despiam o fato de treino. Mas vê-se que eram "profissionais", e que tinham um capitão que não brincava em serviço... Deviam ir jogar a Bissau, com outras equipas...Não podiam ir à balda... Um abraço para ti. És sempre bem vindo. Luis