terça-feira, 21 de setembro de 2010

Guiné 63/74 - P7017: Parabéns a você (154): O veterano Coutinho e Lima, Cor Art Ref, Gadamael (1963/65), Bissau (1968/70), COP 5 (1972/73)



1. A tertúlia, o Cor Pilav Miguel Pessoa e os Editores vêm neste dia 21 de Setembro de 2010 dar os parabéns ao camarada Coutinho e Lima (Cor Art Ref, Gadamael, 1963/65; Bissau, 1968/70; COP 5 (1972/73), porque acrescenta hoje mais um ano à sua vida.

Ao nosso tertuliano Coutinho e Lima desejamos um dia feliz junto de sua família e amigos, na certeza de que esta data vai ser festejada ainda por muitos e bons anos, tendo vigilante e atento este numeroso grupo de amigos e camaradas do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.

Pelos Editores
CV

__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 21 de Setembro de 2009 > Guiné 63/74 - P4986: Parabéns a você (27): O veterano Coutinho e Lima, Cor Art Ref, Gadamael (1963/65), Bissau (1968/70), COP 5 (1972/73)

Vd. último poste da série de 21 de Setembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7014: Parabéns a você (153): Raul Albino, ex-Alf Mil da CCAÇ 2402, Guiné 1968/70 (Editores / Tertúlia)

20 comentários:

Anónimo disse...

Caro Coutinho Lima.

Neste dia especial, um abraço de parabéns, um dia feliz na companhia de familiares e amigos, e que esta data se repita por longos anos com muita saúde.

Manuel Marinho

Hélder Valério disse...

Caro Coutinho e Lima

Comemorar o aniversário é um hábito salutar já que se aproveita para fazer um balanço ao que já passou e se projectam as expectativas para o que virá.

Mas isso é um exercício que compete ao aniversariante. A nós, compete-nos ajudar à festa e a ajudar a encontrar as respostas às interrogações.

Então, da minha parte, aqui vão os parabéns, com votos que seja um dia bem passado e que se possa ainda repetir por mais uns quantos.

Parabéns!

Um abraço
Hélder S.

admor disse...

Caro Coutinho e Lima,

Muitos parabéns e um dia com tudo de bom.

Muita saúde!

Um grande abraço,

Adriano Moreira

Anónimo disse...

Parabéns
Votos de uma vida longa
Filomena

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Alexandre:

Passei por aqui a correr, mas ainda a tempo de te desejar, para ti, o melhor dia do ano, que é (ou devia ser) o dia dos nossos anos...

Não sei quantos dias de aniversário passastes na Guiné, mas a avaliar pelas tuas três comissões, devem ter sido cinco ou seis...

Do aniversário de há 37 anos (21 de Setembro de 1973) não deves guardar as melhores recordações, ou até talvez sim, por que sei que que, mesmo em prisão domiciliária, em Bissau, não te faltaram o apoio, a estima e a amizade de muitos dos teus camaradas. É na adversidade que se conhecem os amigos...

O mais importante é que hoje estejas bem contigo, com a tua consciência, com a tua família, com os teus amaigos e camaradas, com a vida... O livro que escreveste foi importante para todos nós, mesmo para aqueles que criticaram a difícil decisão que tomaste na madrugada de 22 de Maio de 1973...

Foi importante sobretudo para ti, que te sentiste silenciado (e injustiçado) durante tantos anos... Teve um efeito catártico, mesmo continuando a desencadear paixões...

Foi importante para todos nós, mesmo para aqueles que ainda hoje te criticam...

Repara como temos vindo a ganhar serenidade e ponderação quando olhamos para a guerra da Guiné, no século passado... Não temos todos, felizmente, a mesma visão das coisas, dos factos e das pessoas, mas já ninguém puxa da G3 só por que o camarada do lado discorda do meu ou do teu ponto de vista... Ou só por que dissociamos o indíviduo, a pessoa, e os factos que lhe são imputados...

Guileje deixou de ser tabu, a guerra da Guiné deixou de ser tabu... Não esquecemos, não silenciámos, não recalcámos, não branqueámos... E isso ajudou-nos, à geração que fez a guerra (nomeadamente na Guiné, que é aquela que eu conheço), a (re)ganhar algum do respeito e da auto-estima, perdidos no pós-25 de Abril... (Tínhamos vergonha de dizer que estivemos lá, e que fizemos o nosso melhor à espera que o poder político tomasse as decisões que deveria tomar...).

Obrigado também por teres contribuído para o desenvolvimento da nossa capacidade crítica, enquanto grupo, de ler e de reler todos estes dossiês dolorosos que sobraram para a nossa "última comissão", que não queremos que seja uma "comissão liquidatária"... Fazer contas, sim, com a nossa memória, não é liquidar a memória...

Um especial Alfa Bravo para ti. Um beijinho para a Isabel que é também uma mulher de armas (de artilharia). Luís

Joaquim Mexia Alves disse...

Caro camarigo Coutinho e Lima

Aqui deixo o meu camarigo abraço de parabéns pelo aniversário.

Que seja um dia muito bem passado!

Manuel Reis disse...

Caro amigo Coutinho e Lima:

Apesar das dificuldades e incompreensões, por que teve de passar, recordo-lhe que tem e terá sempre a seu lado muitos camaradas sempre disponíveis para o ajudar, nos momentos difíceis.

Tenho de si um amigo que gostaria de perservar por muitos e bons anos. Assim, fico à espera do próximo aniversário.

Desejo-lhe um belo dia na companhia da sua família, nesta data de aniversário.

Parabéns!

Um abraço.

Manuel Reis.

Anónimo disse...

PARABÉNS PARA TI
NESTA DATA QUERIDA
MUITAS FELICIDADES
MUITOS ANOS DE VIDA
HOJE É DIA DE FESTA
CANTAM AS NOSSAS ALMAS
PARA O MENINO COUTINHO E LIMA
UMA SALVA DE PALMAS.
AMIGO E CAMARADA DE GUINÉ COUTINHO E LIMA MUITA SAÚDE,PAZ E FELICIDADE PARA TI E TEUS FAMILIARES E QUE ESTE DIA SE REPITA POR MUITOS E MUITOS ANOS E SE DEUS QUISER PARA O ANO CÁ ESTAREI PARA TE CANTAR NOVAMENTE OUTRO TEU ANIVERSÁRIO.

UM ABRAÇO DO TAMANHO DA GUINÉ PARA TI E TUA FAMÍLIA.

AMILCAR VENTURA EX-FURRIEL MILº MECÂNICO AUTO DA 1ªCCAV/BAT 8323
PIRADA-BAJOCUNDA-COPÁ 73/74

Anónimo disse...

Caro Coutinho e Lima
Como diz o Helder, para ajudar à festa, também me associo vazendo votos de parabéns, que se repitam por muitas vezes, e com muitas alegrias.
JD

Anónimo disse...

Camarigo Coutinho e Lima
Feliz aniversário.
Parabéns.
Longa Vida.
Abraço
Luís Borrega

Anónimo disse...

Parabens..que se repita por mais anos !

Nelson Herbert
USA

Anónimo disse...

Caro Coutinho e Lima

Um dia feliz com a tua familia e amigos,e que tenhas uma vida tão longa quanto possivel,com saúde.

Um abraço de parabéns

António Marques

mario gualter rodrigues pinto disse...

Caro Coutinho de Lima

Neste teu dia especial desejo-te um feliz aniversário e muitos parabéns.


Um abraço


Mário Pinto

Anónimo disse...

Um grande abraço de parabens,e que esta data se repita por muitos e bons anos,Sao os meus votos.

Ze Manel Cancela

MANUELMAIA disse...

CARO COUTINHO E LIMA,

UM FORTE ABRAÇO DE PARABÉNS.
MANUEL MAIA

Jorge Narciso disse...

Caro Coutinho Lima

Apesar dos 10 minutos de atraso em relação à data, aqui ficam os meus sinceros votos de Parabens
Jorge Narciso

Anónimo disse...

Caro Coutinho e Lima,
Que a paz e a saúde sejam, sempre, tuas companheiras inseparáveis.
Parabéns pelo teu aniversário!
José Câmara

José Marcelino Martins disse...

Coutinho e Lima

Aqui vai o meu abraço de parabéns, do ano de 2010, e votos de um dia bem passado.
Decerto que vai ser bom, porque os netos irão proporcionar um dia inesquecível.

Em 2011 cá estarei para novo abraço.

José Martins

Sotnaspa disse...

Caro
Coutinho e Lima.

Também da minha parte o desejo de mais um feliz aniversário, junto dos teus e que esta data se vá repetindo por muitos e bons.

Um alfa bravo

ASantos
SPM 2558

Anónimo disse...

Caro Coutinho e Lima
Muitos parabéns e muitas felicidades são os meus sinceros votos, recordando os tempos bem difíceis de Guilege, sem dúvida, um dos locais mais difíceis de toda a Guiné que conheci de 67 a 70, e onde tirei muitas fotografias. Se me indicar o seu email poderei enviá-las. O meu é: jjdelimaalvesmartins@gmail.com.
Um grande abraço
João Martins