quarta-feira, 16 de abril de 2014

Guiné 63/74 - P12998: Histórias da CCAÇ 2533 (Canjambari e Farim, 1969/71) (Luís Nascimento / Joaquim Lessa): Parte I: A minha nomeação para comandante da companhia (Sidónio Ribeiro da Silva, hoje cor inf ref)

1. Mensagem do Luis Nascimento, enviada a 5 de janeiro último, através do correio da sua neta Jesscia Nascimento:

Boa noite, sr. Luís Graça, como correu o Natal e a Passagem de Ano? Vou-lhe enviar mais material do meu avô: o livro com as histórias da Companhia CCAÇ. 2533), da qual o meu avô fez parte. Espero que seja do seu agrado.

Partilhei o livro no SkyDrive, senão conseguir ver e tirar as fotos, diga-me que envio tudo normal.

Obrigada, éssica Nascimento

Um abraço do Sir Assassan

2. Mensagem enviada, a 7 de janeiro último, ao Luís Nascimento, através da sua neta, a Jessica Nascimento:


Jessica: Tudo de bom para vocês em 2014... Muita saúde, sobretudo. Recebi as histórias da CCAÇ 2533... Quero saber se posso publicar, por partes, mencionando sempre o(s) autore(s)... Só quero saber se posso publicar, se não há problemas de direitos de autor, se todos os autores aceitatm, que se publique num blogue como o nosso, que é (e pretende ser) de todos os amigos e camaradas da Guiné... E queria convidar os autores, a começar pelo ex-capitão (que hoje deve ser coronel reformado) e os demais autores da história a juntarem-se à lista dos camaradas da Guiné (somos já 636), constante do nosso blogue... Só preciso 2 fotos e 1 endereço de email, de cada um...O avô trata disso ? Ele é único representante da companhia, na nossa Tabanca Grande. 

Bj/ab. Luís Graça


3. Resposta do Luís Nascimento, com data de ontem

Amigo Luís Graça,

Não há qualquer problema na publicação do livro da CCAÇ. 2533. Foi escrito sob a orientação do ex-1º  cabo quarteleiro Joaquim Lessa, também responsável pela sua impressão (é proprietário da tipografia Lessa) na Maia.

O email dele é: joaquimlessa@tipografialessa.pt. É o dinamizador dos almoços, convívios da 2533. Mando o telemóvel do Lessa, mas não tenho do coronel.

Um Alfa Bravo, Luis Nascimento

P.S: Em todos os convívios dou a conhecer o bloque Luis Graça & Camaradas da Guiné, onde está a página da 33. Só espero é que a consultem.



4. Mensagem de 15 do corrente, do Luís Nascimento, com o OK definitivo ao relação ao nosso pedido de autorização para reproduzir o livrinho com as histórias da CCAÇ 2533:

Boa tarde,

Camarigo Luis Graça, desculpa de só hoje dar notícias, mas tenho andado a rasca da coluna.
Hoje recebi um telefonema do camarada Lessa a dar autorização em nome da companhia (2533), que podes publicar o livro, situação que ficou resolvida no encontro (almoço anual) da companhia em Alverca, em 22 de março último. E onde ficou no ar saber o paradeiro do soldado radiotelegrafista Adelino Freitas "Ormonde",  açoriano de nascimento e algures nas ilhas,  nos EUA ou no Canadá.

Um abraço,
Luis Nascimento


5. Histórias da CCAÇ 2533 > Parte I  (Cap Inf Silvino R. Silva, hoje cor ref)

Começamos a publicar hoje as "histórias da CCAÇ 2533", a partir do livro editado pelo 1º ex-cabo quarteleirio, Joaquim Lessa, e impresso na Tipografia Lessa, na Maia. Esta publicação é feita com participação de diversos ex-militares da companhia (oficiais, sargentos e praças)., As primeras 25 páginas são do cap Sidónio Ribeiro da Silva, hoje cor ref.

Estou particularmente grato aos nossos dois camaradas, Luís Nascimento e Joaquim Lessa, pelo interesse e boa vontade que manifestaram e diligências que efecturam, nestes últimos meses, para que finalmente um público mais vasto de amigos e camaradas da Guiné pudesse conhecer as andanças do pessoal da CCAÇ 2533. Recorde-se, por outro lado,  que as nossas duas companhais, a minha CCÇ 2590 (mais tarde CCAÇ 12),  e a CCAÇ 2533, do Nascimento e do Lessa, viajaram, juntas no mesmo T/T, o Niassa, em 24 de maio de 1969, e regressámos juntas, a 17 de março de 1971, no T/T Uíge!... Ah! uma fantástica coincidência!...

Espero que, entretanto, o Lessa aceite o meu convite, aqui de novo reiterado, para se juntar à Tabanca Grande. Só precisamos de 2 fotos dele, uma atual e outra do tempo da tropa... O convite é extensivo aos restantes autores, que iremos publicando, a começar pelo cor inf ref Silvino R. Silva.  (LG)






Capa da do livro "Histórias da CCAÇ  2533, impresso na tipografia Lessa (Maia)

As "histórias da CCAÇ 2533" fioram reunidas sob a forma de uma brocuhra,  editada pelo 1º ex-cabo quarteleirio, Joaquim Lessa, e impresso na Tipografia Lessa, Maia. Trata-se de um documento impresso, mas que não é formalment um livro, disponível nas livrarias... A sua elaboração contou com a participação de diversos ex-militares da companhia (oficiais, sargentos e praças). As primeras 25 páginas são do cap  inf Sidónio  Ribeiro da Silva, hoje cor inf ref.

A avaliar pelo material, digitalizado, que o Luís Nascimento me mandou, não se trata, de facto, de um "publicação formal", ou seja, um "livro", com ISBN - International Standard Book Number [, o Número Padrão Internacional de Livro:].









(Continua)

1 comentário:

Luís Graça disse...

Esqueci-me de desejar as melhoras ao Luis Nascimento!... As dores de costas ("back pain", em inglês) são o problema de saúde nº 1 da população trabalhadora europeia...

Um beijinho para a Jessica que é a "nossa ponte 25 de abril", estabelecendo a ligação entre o avô e o blogue....

Como se vê, ela sabe como ninguém, trzer "a carta a Garcia"...