terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Guiné 63/74 - P15697: Álbum fotográfico de Armando Costa, ex-fur mil mec auto, CCAV 3366 / BCAÇ 3846 (Susana, 1971/73): Parte VI: O aeródromo de Susana e uma DO 28 dos Transportes Aéreos da Guiné Portuguesa, possivelmente pilotada pelo nosso comandante Pombo


Foto nº 1


Foto nº 2


Foto nº 3


Foto nº 4 


Guiné > Região do Cacheu > Susana > CCAV 3366 (Susana, 1971/73) > O aeródromo de Susana. [A areonave não é um Cessna, como julgávamos, mas uma DO 28, segundo o nosso camarada E. Esteves Oliveira; de qualquer modo, talvez o piloto que a levou até Susana possa ter sido o Comandante Pombo, nosso grã-tabanqueiro, ao serviço dosTransportes Aéreos da Guiné Portuguesa; fomos levados pela inscrição, CR - GBK; as nossas desculpas aos leitores].

Fotos: © Armando Costa (2016). Todos os direitos reservados.


1. Sexta parte da publicação de uma seleção de  fotos do álbum do
Armando Costa,  ex-fur mil mec auto, CCAV 3366 / BCAV 3846, Susana, 1971/73) (*) [, foto atual à direita]:

Recorde-se, sumariamente, o historial da Companhia, a CCAV 3366:

(i) Chegada a Bissau em 9 de março de 1971;

(ii)  IAO (Instrução de Aperfeiçoamento Operacional) no Cumeré:

(iii) colocação, em maio de 1971, no subsetor de Susana, na região do Cacheu, no noroeste da Guiné, no coração do chão felupe;

(iv)  regressou à metrópole em 8/3/1973.

Há, pelo menos, mais dois camaradas da CCAV 3366 / BCAV 3846 (Susana, 1971/73), formalmente registados na nossa Tabanca Grande:

(a) o Luís Fonseca, ex-fur mil trms, que vive em Vila Nova de Gaia; e
(b) o Delfim Rodrigues, ex-1.º cabo aux enf, que mora em Coimbra, e é um dos nossos habituais participantes do Encontro Nacional da Tabanca Grande.


2. Do nosso leitor e camarada Esteves de Oliveira, mensagem acabada de chegar às 19h56:_

 Caro Camarigueiro Luís Graça,
Não me levem a mal estar a fazer reparos, mas o avião fotografado pelo Armando Costa não é um Cessna ianqui, é antes um germânico Dornier 28 (DO 28) Skyservant.
Um alfa-bravo para todos,

E. Esteves de Oliveira
Ex-Oficial miliciano de infantaria, 

2 comentários:

Luís Graça disse...


Mensagem do E. Esteves Oliveira, com data de... 27/6/2015, e que eu retransmiti, na altura, para o Manuel Traquina... Está na altura de convidar o nosso camarada para integrar, de pleno direito, a nossa Tabanca Grande... Fico-lhe obrigado pela identificação da aeronave da foto deste poste: confesso que não me lemnbro de ver o DO 28 nos céus da Guiné, no meu tempo (1969/71)... mas não posso jurar... Afinal, já esqueci tanta coisa, e além disso era um pobre infante... Manga de mantenhas, camarada!... Espero que o Traquina te tenha contactado... Vou-lhe voltar a mandar a tua mensagem LG

_________________

Camarada Luís,

Leitor assíduo do vosso blogue, fui agradavelmente surpreendido pela "descoberta" de que o Manuel Traquina também esteve em Buba - onde eu passei uns (muito) largos anos entre 1963 e 1965, como oficial miliciano com a CCaç 411.

Tudo me leva a crer de que se trata do mesmo Traquina que esteve a trabalhar na minha angolana terra natal, Novo Redondo de seu nome (hoje baptizada Sumbe), se não me engano entre 1966 e 1970.

Gostaria de entrar em contacto com ele e agradecia se vocês pudessem ajudar a fazê-lo. Eis os meus dados pessoais:

- Elísio Esteves de Oliveira, irmão do João de Oliveira
- e-mail (...)
- Telemóvel (...)

Um Alfa-Bravo,
Esteves

Anónimo disse...

E.Esteves de Oliveira
2 fevb 2016 22:13


Luís,
O Traquina simpaticamente contactou-me em devido tempo. Não é a pessoa que eu pensava, mas isso agora não interessa nada (como dizia aquela senhora do Big Brother), é um camarada que, por coincidência, esteve no mesmo chão que eu em data diferente. Obrigado e uma abração.

Esteves