sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Guiné 61/74 - P19482: Ser solidário (222): O nosso camarada Luís Mourato Oliveira parte dia 2 de março para Bissau, para fazer voluntariado durante 3 meses, através da organização sem fins lucrativos "ParaOnde"... E qualquer ajuda humanitária adicional pode ser encaminhada para (e seguir por conta de) a loja "Paris em Lisboa", no Chiado


Excerto do sítio da organização sem fins lucrativos ParaOnde, fundada em novembro de 2014.


"Uma experiência de voluntariado poderá realmente transformar a tua vida e, por consequência, muitas outras.

"Encaramos a nossa missão como uma cadeia de boas ações e queremos que te juntes a ela. Trabalhamos para promover a consciencialização, a transformação social e a entreajuda, de forma a ativar e consolidar a empatia e a valorização da diversidade. Que tal fazeres voluntariado em conjunto com pessoas de todo o Mundo para reconstruir casas no Nepal? Ou aproveitares os teus conhecimentos para dares apoio escolar a crianças e jovens de contextos sociais vulneráveis em Lisboa?

"O mundo, fora de Portugal ou ao lado de casa, não é só aquilo que conheces e há muito para explorar, tanto para conhecer e muito para dar. Entra neste movimento, ficamos felizes de te ter a bordo."



1. Mensagem do Luis Mourato Oliveiranosso grã-tabanqueiro nº 730, que foi alf mil inf, de rendição individual, na açoriana CCAÇ 4740 (Cufar, 1973, até agosto) e, no resto da comissão, o último  comandante do Pel Caç Nat 52 (Setor L1 , Bambadinca, Mato Cão e Missirá, 1973/74): 

Data: sexta, 25/01, 16:32



Assunto: Voluntariado na Guiné Bissau


Caro Luís,

Na sequência da nossa conversação de hoje, venho tentar dar mais alguma informação sobre a missão de voluntariado em que participarei a partir de 2 de Março próximo e durante três meses. (*)

A organização que me vai enviar designa-se ParaOnde e podes conhecê-la melhor no FaceBook. É gente muito jovem,  cheia de iniciativa,  e já conheço dois elementos que estarão durante parte do período da minha missão, podiam ser minhas netas, mas acho giro.

A missão é numa escola num bairro com grandes problemas e muita pobreza em Bissau e, sendo as minhas competências na área do ensino limitadas, vou ser aproveitado na motricidade e desporto dado ter sido jogador e treinador de andebol com formação obtida na Federação Portuguesa de Andebol.

Aproveito para levar para a organização, para que seja disponibilizada aos beneficiários desta algumas coisas. Um amigo meu com uma loja muito prestigiada em Lisboa, "Paris em Lisboa", não faz saldos e vai oferecer produtos da loja que se encarregará de expedir para a Guiné.

A estes vou juntar algum material desportivo que espero obter da Associação de Andebol de Lisboa com quem já falei na pessoa de presidente e, caso a nossa gente queira de algum modo contribuir, como calculas, estou de braços abertos.

Na formação que tive na organização ParaOnde, foi-me transmitida alguma desconfiança nas remessas, pois para além de ser um problema no desalfandegar, há riscos de exigirem "refresco" ou mesmo de cobrarem taxas. O que te pedia era informação que alguns nossos camaradas devem ter nestes processos, pois sei que regularmente fazem ofertas para lá, nomeadamente a "Tabanca de Matosinhos".

O coordenador em Bissau da missão é Humbongo Braima Sambu, que talvez seja conhecido por alguns de nós e está no FB podendo também no futuro ser contactado pela nossa malta. (**)
Fico a aguardar as tuas notícias e disponível para qualquer dúvida que seja levantada

Um abraço e bom fim de semana


Luís Oliveira




Lisboa > Chiado > Loja "Paris em Lisboa" (Foto da página do Facebook) (com a devida vénia...)


2. Nova mensagem do Luís Mourato Oliveira:

Data: quarta, 6/02/2019 à(s) 13:27

Assunto: Voluntariado em Bissau

 Olá,  Luis


Só agora te dou notícias porque também até hoje estive a aguardar informação do coordenador da escola em Bissau, mas nada de estranhar dado o país e cultura que bem conheces.

Como te disse há dias, vou partir dia 2 de Março e regresso no final de Maio, a organização que me vai enviar é ParaOnde.org e poderás conhecê-la melhor no FaceBook e a escola onde que irei trabalhar na área da motricidade e desporto é a Escola Particular Humberto Braima Sambu em Bissau- Bairro Pack 1. (**)

Qualquer informação ou remessa para esta instituição deve ser dirigida para:

Escola Particular Humberto Braima Sambú
A/C Mamadu Djassi C.P. 200
Bissau
Guiné Bissau




Guiné-Bissau > Bissau > Escola Privada Humberto Braima Sambu > 21 de novembro de 2018 > Alunos e alunos com o novo uniforme... A Escola foi fundada em maio de 1992  (Foto da págima do Facebook, com a devida vénia...)

Tenho estado a tentar arranjar alguma coisa que seja útil para aquela pobre gente e um amigo meu proprietário da loja "Paris em Lisboa", no Chiado e que nunca faz saldos, já me prometeu enviar texteis (Turcos, atoalhados, lençois etc.) e encarrega-se de todo o expediente inclusivamente do transitário e transporte. 

Caso alguns camaradas (a Tabanca de Matosinhos costuma ter algumas iniciativas, tal como a ONGD "Ajuda Amiga") queiram aproveitar a boa vontade do meu amigo Zé Carlos e tenham algo com que colaborar, poderiam juntar o material a expedir na loja e seguia tudo por conta da "Paris em Lisboa" que por sinal tem meios para o fazer.

Por hoje já vai alguma informação e fico a aguardar tuas noticias e alguma questão que queiras colocar.

Um abraço

Luís
_____________

Notas do editor:

(*) Último poste da série > 10 de janeiro de 2019 > Guiné 61/74 - P19389: Ser solidário (221): A "ONGD - Afectos com Letras" precisa de material para tratamento de queimaduras para dar resposta a uma solicitação do Hospital Simão Mendes de Bissau

(**) Vd.poste de  3 de setembro de 2014 > Guiné 63/74 - P13568: Ser solidário (163): Escola Humberto Braima Sambu, precisa de ajuda

2 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Lui (c/s José Teixeira, Carlos Fortunato, Carlos Silva, Luis bRanquinho Crespo, Joana Benzinho, PatrícioRibeiro, Catarina Schwarz, Cherno Baldé):


Luís: estás de parabéns!...É uma bela decisão da tua parte!... Não te esqueças de fazer a "devida reportagem" para o nosso blogue... Vai mandando notícias...

Entretanto, vou pôr-te em contacto com alguns camaradas que te podem ajudar a esclarecer algumas dúvidas: a malta da Tabanca de Matosinhos, a ONGD Ajuda Amiga, a Resgatar Sorrisos, A Afetos com Letras... E em Bissau, o Patrício Ribeiro, que contiunua a ser o "pai dos tugas", o nosso sábio Cherno Baldé, a nossa querida Catarina, filha do nosso querido amigo Pepito (1949-2014)... São alguns nomes que me ocorrem, asim de repente... Estou na Lourinhã... Bom fim de semana

PS - Como é que a malta poder contactar a loja "Paris em Lisboa" ? E até que data se pode mandar material para ser expedido para Bissau ?

Cherno Baldé disse...

Caros amigos,

Vamos todos ajudar a escola do Humbogo Braima Sambu a fim de poder ajudar, por sua vez, na formaçao e assistencia das crianças de um Bairro pobre dos arredores de Bissau designado por Plack1. Eu conheço o Professor Humbogo, uma pessoa humilde e trabalhadora que apesar de ser deficiente fisico (desloca-se por meio de um carinho de rodas), conseguiu por em pé, com ajuda de pessoas amigas, um projecto escolar que hoje ensina e educa um numero importante de crianças de diferentes idades (7 a 15 anos) e diferentes niveis do Ensino e, toda e qualquer ajuda sera bem vinda.

A assistencia prevista pela organizaçao "ParaOnde..." chegara numa altura em que o ensino publico se encontra, praticamente, paralisado e quase todas as familias, para nao perderem o ano lectivo dos filhos, procuram um lugar nas escolas privadas.

A escola nao é so do Humbogo, mas da nossa comunidade, pois o Bairro onde esta localizada é o mesmo onde vivo com a minha familia nos ultimos 15 anos e posso até considerar-me dos primeiros habitantes da zona, um dos "Djargas".


Na devida Altura vou procurar a equipa do Luis Mourato e saber se poderei ajudar em alguma coisa, localmente. Entretanto se ele quiser contactar-me para informaçao complementar sobre o pais, a cidade e o Bairro podera faze-lo atraves do n. 00245 955599044, ou pelo Email: chernoabalde@gmail.com


Com um abraço amigo,


Cherno Baldé