Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
quinta-feira, 30 de julho de 2020
Guiné 61/74 - P21209: Parabéns a você (1841): Amaral Bernardo, ex-Alf Mil Médico do BCAÇ 2930 (Guiné, 1970/72); Jaime Mendes, ex-Soldado At Art da CART 1742 (Guiné, 1967/69); Júlio Costa Abreu, ex-1.º Cabo Comando do Grupo Centuriões (Guiné, 1964/66) e Victor Tavares, ex-1.º Cabo Caçador Paraquedista da CCP 121 (Guiné, 1972/74)
____________
Nota do editor
Último poste da série de 19 de julho de 2020 > Guiné 61/74 - P21182: Parabéns a você (1840): Francisco Baptista, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 2616 e CART 2732 (Guiné, 1970/72) e João Santos, ex-Alf Mil Rec Inf do BCAÇ 2852 (Guiné, 1968/70)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
8 comentários:
Abraço de parabéns.
Aos aniversariantes Amaral Bernardo, Jaime Mendes, Júlio Abreu e Victor Tavares , expresso os meus parabéns, que tenham um feliz aniversário e que o dia de hoje se repita por muitos e bons anos, com muita qualidade de vida.
UM abraço do Dâmaso
Caros Camaradas Aniversariantes,
Muitos parabéns e um dia com tudo de bom.
Muita saúde, felicidades e um grande abraço para cada.
Adriano Moreira
Parabéns aos aniversariantes, tudo de bom.
Abraços.
César Dias
Um quarteto magnífico de bravos da Guiné... Que os bons irãs da Tabanca Grande os protejam... Parabéns, saúde, longa vida. LG
Paulo Cordeiro Salgado (pro email)
30 jul 2020 12:30 (há 3 horas)
para Luís, Carlos
Caro Camaradas Luís e Carlos:
Peço-vos a publicação, ainda hoje, do texto abaixo. Merecido.
Um abraço.
____________
Três breves episódios sobre o Camarada ex-alferes Médico, Dr. Amaral Bernardo
Tenho tido o privilégio de manter um contacto frequente com o nosso Dr. Amaral Bernardo.
Primeiro – O Amaral Bernardo é um intelectual emotivo. Vê-lo apresentar o livro Quatro Rios e Um Destino, de Fernando de Sousa, é comovedor, é infinitamente gratificante. Neste livro, o autor afirma (transcrevo): «Este livro, fala de realidades. Fala de mim, da minha vivência, da minha forma de ser e de estar, da minha entrega a tudo aquilo em que acredito. Das minhas convicções, dos meus sentimentos, da minha passagem, por uma Guerra e, suas consequências, de pesadelos sem fim, das muitas emoções.
Nele procurei inserir e exaltar os ensinamentos assimilados, das várias gerações com que me fui cruzando neste caminho da vida, de várias épocas, em dois mundos e duas culturas diferentes.»
Na oportunidade, na messe do Porto, onde decorreu a apresentação do livro, o Dr. Amaral Bernardo, escolhido pelo Sousa, exibe o grande humanismo que o norteou na missão para que foi chamado. Referiu a grande capacidade de resistência à dor do militar ferido, a quem tratou, antes de mandar evacuar para Bissau. O Dr. Amaral Bernardo exibiu, no momento clínico que promoveu, um grande profissionalismo e grandiosidade ética que sempre o norteou. A falar dos outros, dos que sofreram consigo, mostra-nos o médico atento, organizado e sofredor - no meio de ataques e de andanças pelo Sul da Guiné.
Segundo – Em 1997, voltou o Dr. Amaral Bernardo, já professor no ICBAS, à Guiné-Bissau. Num projecto de cooperação – responsável médico na formação de quadros médicos no Hospital Nacional Simão Mendes. Ali, a mesma atitude generosa, competente, emotiva. Mas firme. Organizada. O que lhe valeu a estima dos médicos guineenses. Nem podia ser de outra forma, pois o Amaral Bernardo não pactua com amadorismo. Mas não esquece o seu humanismo. Que o digam os médicos Dr. João Maria Goudiaby, Dra. Alice e Dr. Armando. Este episódio foi por mim acompanhado de muito perto.
Finalmente, na apresentação do meu livro Milando ou Andanças por África, na Associação Portugal – África, Porto. Vi-lhe as lágrimas reclamarem-lhe a emoção. Sentida.
Amaral Bernardo, és um homem bom. Homem Grande.
Parabéns e muitos anos de vida.
Caros camaradas aniversariantes do dia
Amaral Bernardo,
Jaime Mendes,
Júlio Abreu
e
Victor Tavares
Tendo estado uns (poucos) dias afastado do computador não me foi possível felicitá-los em tempo oportuno.
No entanto não quero nem posso deixar de o fazer, mesmo com atraso.
Assim aqui deixo as minhas felicitações pelos respectivos aniversários, votos de boa saúde e os correspondentes abraços de parabéns.
Hélder Sousa
Parabéns aos aniversariantes, Amaral Bernardo, Jaime Mendes,Júlio Abreu e Victor Tavares.
V. Briote
Enviar um comentário