quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Guiné 61/74 - P21470: Consultório militar do José Martins (53): o Estatuto do Antigo Combatente: isenção das Taxa Moderadoras na utilização dos serviços de saúde



Mensagem do José Martins, nosso colaborador permanente, ex.fur mil trms, CCAÇ 5, Gatos Pretos (Canjadude, 1968/70), ex-técnico oficial de contas, reformado, residente em Odivelas, com mais de 410 referências no nosso blogue [, foto acima]. 

Dedicou recentemente o seu "Consultório Militar" ao Estatuto do Combatente (*). E responde agora, "just in time",  a uma consulta de um camarada (que, por razões de sigilo, não vamos identificar) sobre a utilização de serviços de saúde e a isenção das taxas moderadoras (a que temos ou vamos ter direito).

Data - terça, 20/10, 19:56 
 
Assunto -  Isenção de taxa moderadora  para ex-combatentes


1. Cosulta de um camarada nosso ao Zé Martins, com data de ontem:

Olá, Zé Martins. 

Como vai isso, mesmo tendo estado a levar porrada em Canjadude não te afasta não teres deste covidado indesejável... Espero que nada do bicho te incomode. 

Estou a chatear pela razão da Isenção da Taxa Moderadora no SNS para os ex-Combatentes e por saber que és um amigo em que posso pôr a questão. 

A Isenção só vai ser possível com a apresentação do tal Cartão que ainda não foi entregue ou já estamos Isentos mesmo sem o Cartão ?

Com o meu problema de saúde, cada vez mais preciso de consultas, exames ou outras chatices médicas e lembrei-me da Isenção e o Centro de Saúde responder 'não sabemos de nada'. 

Agradeço a tua disponibilidade para me dares uma resposta. 

Um grande abraço , agora é mais abracelo, e saúde da boa.  (...)


 2. Resposta do Zé Martins, na volta do correio:

Como dizes só com o Cartão é que é possível obter qualquer dos "benefícios" com que a PÁTRIA nos brindou, mas não só.

Falta toda a legislação complementar que irá reger esse direito, e terá que ser acordado entre o Ministério da Defesa e:

- O Ministério das Finanças, que é quem tem a ma$$a;
- O Ministério da Saúde, que deixa de receber as taxas moderadoras;
- O Ministério dos Transportes, que deixa de vender passes;
- O Ministério da Cultura, que deixa de cobrar os bilhetes nos museus e monumentos;
- o Ministério da Administração Interna, que tem de fornecer as Bandeiras Nacionais, para os funerais.

Etc, etc, mas terá de haver Cartão.

Não sei como estás de matemática, mas vejamos: o Cartão terá de ser impresso nas duas faces. É produzido no mesmo material que os "cartões vulgares que utilizamos", mas há uma máquina que o produz, e outra que o imprime. Aqui não há incompatibilidade, a não ser que as máquinas se encontrem em locais distantes.

Se cada Cartão levar a imprimir, já com a assinatura da entidade responsável, dois minutos, em cada hora serão impressos apenas trinta, Como só se trabalham 7/8 horas por dia,  fazendo as contas a 6 horas teremos, com otimismo, 1.000 cartões por semana.

Como são 200.000, levarão 4 meses, sem contar os feriados e os lay-off, a produzir.

Depois faltará a impressão individual, a carta a acompanhar o dito, a sua entrega aos correios e a "disposição" destes para a sua entrega.

Estamos a falar, na melhor das hipóteses, em Março ou Abril de 2021...

Nesta altura só nos resta verificar todas as manhãs se o dedo grande do pé ainda mexe, o que é bom sinal, e tudo fazer para que não nos arrefeça o céu da boca.

Esta resposta está um "pouco" sarcástica, mas,  se não pensarmos assim, damos em loucos.

Resumindo: ainda é cedo, porque agora o que é preciso é haver orçamento, sem ser às pinguinhas.

Abração e saúde da boa.

Zé Martins
 
__________

Nota do editor:

Vd. postes anteriores da série >

28 de agosto de 2020 > Guiné 61/74 - P21301: Consultório militar do José Martins (52): O Estatuto do Antigo Combatente (2)

27 de agosto de 2020 > Guiné 61/74 - P21299: Consultório militar do José Martins (51): O Estatuto do Antigo Combatente (1)

4 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Zé:

Não identifiquei o teu consulente por razões óbvias...Pode então dizer-se, de acordo com a sábia resposta, que sem o tal "cartanito" (, omo dizem os aletejanos), nada feito...

Mas, já agora, a taxa moderadora na saúde abrangerá só o SNS ou também o setor social e privado ?...

Sobre o atual regime ( que, entre os isentos, incluía já "os militares e ex-militares das Forças Armadas que, em virtude da prestação do serviço militar, se encontrem incapacitados de forma permanente"), podes ver aqui, no sítio da ACSS:

http://www.acss.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/05/FAQ_taxas_moderadoras_maio2020.pdf

A ACSS - Administração Central do Serviço de Saúde terá depois que dar instruções aos serviços (hospitais, centros de saúde)...

De qualquer modo, com o novo Estatuto dos Antigos Combatentes ficam de fora, mais uma vez, os nossos antigos camaradas de armas, guineenses e outros.

Fica bem. Cuidemo-nos. Luís

António J. P. Costa disse...

Olá Camaradas

Nesta, como em muitas outras situações, a nossa "administração" tem um procedimento vicioso articulado em duas fases: primeiro, emissão de legislação aberta, progressista e que dá tudo e mais alguma coisa; segundo, necessidade absoluta de "regulamentação" da legislação emitida. Se esta última não for emitida a "administração" não "consegue nada". Coitada! A culpa até não é dela... "Eles" é que não emitiram a legislação regulamentar.
É mais um vício da ditadura dos becas e dos togas em que vivemos neste momento e vamos continuar a viver. Para que assim seja, estes dois espécimes humanos movem-se devagar e com pouca vontade, tal o domínio que sabem, que têm sobre a sociedade. Fazem estudos, propostas, debates, reuniões, mas as coisas não andam e, entretanto, tudo fica como dantes e é como se não tivéssemos tido direito a nada.

Um Ab.
António J. P. Costa

Anónimo disse...

amigo ze martins e camarada dos gatos pretos 66-68 n.lamego canjadude cabuca e cheche estou muito grato pelas noticias sobre o estatuto de combatente mas tb gostava de lhe fazer algumas perguntas mas ficara para aproxima um ab. ze pereira

Anónimo disse...

O reconhecimento da "factura-a-pagar" pelos políticos de pós MFA -que só estão nos poleiros (a cantar de galo!...) porque os BRAVOS CAPITÃES DE ABRIL, lhe franquearam as portas da democracia, quando no seu programa, estabeleceram que "o poder seria devolvido aos civis", depois de reunidas as condições então definidas-, não é o de, administrativamente, 30 dias! Nem, tão pouco, de alongamento de prazo de liquidação da "factura-a-pagar-", por acordo judicial -nos casos da falências!...
NÃO, NÂO e NÂO!..
Essa factura, vencida em 1975, só será liquidada (e em duo-décimos!...) após A MORTE DE TODOS OS QUE ESTIVERAM NO ULTRAMAR!
Esses cartões (dos Ex- Combatentes), só serão emitidos quando "ELES" (políticos PS, PSD, CDS,BE, PCP etc.etc. -são muitos, e..., ainda serão mais, antes dos Ex-Combatentes desaparecerem; lá para 2050, mais ano menos ano!... -através dos registos informáticos, tiverem a indicação inequívoca "ON LINE", de que PODEM EMITIR OS CARTÕES, "ELES JÁ MORRERAM"!