domingo, 23 de abril de 2023

Guiné 61/74 - P24242: (In)citações (239): O nosso blogue faz hoje 19 anos, sabiam?!... Não é uma eternidade, é uma enormidade... de tempo, equivalente a 10 comissões no CTIG...

Foto nº  2 > Tabanca de Candoz > 20 de abril de 2023 > O melro-preto (Turdus merula) alimentando os três rebentos... Não é a mãe, é pai (plumagem preta e bivo amarelo)... Fotograma de vídeo feito por Américo Vieira, "Meco" (para a família e amigos) (Vd. o vídeo aqui, na página do Facebook Fotos de Américo Vieira). Comentei eu:

"Parabéns, Meco, no dia 8 deste mês ainda o melro estava chocar os ovos... E não era mãe, era o pai...Três, de casca verde-azulada que eu fotografei. Mãe imprevidente (é ela que faz o ninho, o pai pode transportar os materiais...), foi construir o ninho num arbusto de alecrim, junto a uma carreiro, na nossa Quinta de Candoz... a menos de um metro, metro e meio,  do solo, num sítio por ondem passam predadores, incluindo o "bicho homem"... Agora é preciso evitar que cães e gatos deem com o ninho até os melrinhos aprenderem a voar... E boa sorte para eles... E, tu,  continua ser o "olheiro" da bicharada de Candoz e arredores... O mesmo é dizer: o seu "guardião"... Se me permites, venho cá, de vez em quando, "roubar-te" umas fotos... És um fotógrafo com grande sensibilidade ambiental e qualidade estética... Luís Graça."

Foto (e legenda): © Américo Vieira (2023). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



Foto nº 1 > Tabanca de Candoz > 8 de abril de 2023 > Os ovos de melro no ninho construído num arbusto de alecrim,

Foto (e legenda): © Luís Graça (2023). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Hoje o nosso blogue faz 19 anos. O poste n.º 1 foi publicado justamente em 23 de abril de 2004...(E este é já o P24242.) Para uma pessoa física, não é nada, ou melhor, são apenas 19 aninhos, cheios de vida, de sangue na guelra, de vontade de lutar e viver... 

Para um blogue, 19 anos é tempo de mais... Na Internet, na Web,  é  quase uma eternidade... Pensando bem, é uma enormidade, para os antigos combatentes, é o dobro do tempo que durou aquela maldita guerra (que, em boa verdade, arrastou-se por menos  de 11 anos, de princípios de 1963 a  meados de 1974, se descontarmos os "incidentes", nos dois anos antecedentes, 1961 e 1962)... 

Não estamos à espera de soprar a vela e, muito menos, que nos cantem os parabéns a você... Não temos bolo, nem velas, e já lá vai o tempo em que a gente achava piada a essas coisas, na Guiné: estávamos vivos e queríamos continuar a estar vivos... Celebrávamos os 22, 23, 24 anos... pagando uma rodada (ou mais) de cerveja ou de uísque pelos camaradas mais próximos. 

Não sei se algum de nós se lembraria um dia de recitar o poema do Álvaro de Campos, "Aniversário"... O Fernando Pessoa não estava ainda na moda... Lembram-se?

No tempo em que festejavam o dia dos meus anos,
Eu era feliz e ninguém estava morto.
Na casa antiga, até eu fazer anos era uma tradição de há séculos,
E a alegria de todos, e a minha, estava certa com uma religião qualquer.

No tempo em que festejavam o dia dos meus anos,
Eu tinha a grande saúde de não perceber coisa nenhuma,
De ser inteligente para entre a família,
E de não ter as esperanças que os outros tinham por mim.
Quando vim a ter esperanças, já não sabia ter esperanças.

Quando vim a olhar para a vida, perdera o sentido da vida. (...)

O resto podem ler aqui (é lindo, lúcido,  irónico,  deprimente):

O tempo em que festejavam o dia dos meus anos!...
15-10-1929
Poesias de Álvaro de Campos. Fernando Pessoa. Lisboa: Ática, 1944 (imp. 1993). - 284.


2.  Ninguém hoje faz anos, a não ser o blogue... O blogue somos todos nós e não é ninguém, em particular... Começou por ser (ou queria ser) uma tertúlia... É pelo menos uma comunidade virtual que reúne vivos e mortos: hoje formalmente somos já 874...  os que aceitaram reunir-se à sombra do simbólico, fraterno,  sagrado poilão.

A propósito ou a despropósito desta pequena (e discreta)  efeméride, os nossos leitores poderão escrever qualquer coisinha, a título de comentário, crítica, sugestão... Sobre o passado, o presente ou o futuro (de todos nós, "amigos e camradas da Guiné")...

Com alguma ingenuidade nossa ainda queremos chegar aos 900 membros da Tabanca Grande até final deste ano... É uma meta difícil, mas também só vale a pena chegar aos 900, se  os "novos" (os "periquitos")  trouxerem algum "sangue novo"... 

Em suma, precisamos de "caras novas", precisamos de renovar a "hemoglobina" e as "plaquetas" do blogue... Precisamos de "transfusões de sangue"... Todos temos a sensaçáo de que o nosso baú da(s) memória(s) já está muito rapado... Mas mesmo assim, o blogue continua vivo... como os melros da Tabanca de  Candoz. 

Obrigado a todos os que ainda mantêm vivo o blogue mais antigo dos antigos combatentes da guerra colonial da Guiné... Não queremos que nos deem os parabéns, ou melhor, queremos apenas que continuem a ler-nos, a comentar, a mandar textos e fotos,  é disso que o blogue vive... Tem que ser alimentado como os melrinhos da Tabanca de  Candoz... E quem conseguir "pòr ovos", ainda melhor!... Até ao viségimo aniversário, e cuidado com as minas e armadilhas espalhadas pela picada fora...LG
___________

Nota do editor:

Último poste da série > 8 de abril de 2023 Guiné 61/74 - P24231: (In)citações (238): Da contestação da Guerra, à mobilização e regresso da Guiné, o operário de Sines e a evolução das costelas (Victor Costa, ex-Fur Mil At Inf)

21 comentários:

João Rodrigues Lobo disse...

Bom dia. Nesta fase da nossa vida em que "recordar é viver" que o espirito de sã camaradagem prevaleça entre todos.Abraços.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado, João... "Sã camnaradagem": gostei do teu voto!... Estou a preparar uma pequena homenagem ao nosso amigo João B. Serra (1949-2023), e te condiscípulo do ERO LG

Carlos Vinhal disse...

Estão a dormir na forma ou quê?
Era este o grito de incitamento ou censura, quando, no serviço miitar, denotavam(os) nos recrutas alguma indolência ou desatenção.
Pois é, cara tertúlia, isto é um incentivo, vamos lá dizer o que pensamos do nosso Blogue.
O passado e o presente estão assegurados, contudo, o futuro é muito incerto, e este espólio não se pode perder. Definitivamente estamos a ficar velhotes e não conseguiremos gerir o Blogue por muito mais tempo.
Ficamos desde já gratos pelas vossas críticas e sugestões, que podem deixar aqui sob a forma de comentário ou a enviar para os endereços de email habituais.
Aproveitem este domingo, um tanto triste, pelo menos aqui no norte, para refletirem e nos ajudarem a assegurar o futuro da nossa página.
Grande abraço
Carlos Vinhal

Alberto Branquinho disse...

Pois é, Carlos

Este foi o espaço onde acabei por conhecer muita gente que LÁ sofreu tanto ou mais que eu, onde reencontrei bastantes outros e onde tive oportunidade de mostrar alguma coisa relacionada (por vezes não) com ESSA experiência da Guiné. E ajudou (talvez tardiamente) a fazer a catárse.
Do facebook nada sei porque, quando dele tive conhecimento, me pareceu uma caserna onde se acoita gente demasiada e muito diversa e onde não há regras (ou parece não haver).
Abraço
Alberto Branquinho

MIGUEL ROCHA disse...



"AQUELE ABRAÇO"!!!

Votos de saúde!



MIGUEL ROCHA (o transmontano )

José Botelho Colaço disse...

Parabéns: Graças ao blogue hoje estou um pouco documentado com histórias contadas e vividas na 1ª pessoa o que foi participar, viver e sofrer na guerra da Guiné, caso contrário teria ficado só pelo Cachil Ilha do Como, operação Tridente e um pouco de Bissau e Bafatá. Abraço amigo. Colaço.

Valdemar Silva disse...

O nosso Blogue faz 19 anos, ena, ena, está quase a entrar pra tropa.

Pra tropa salvo seja, que é coisa que não nos falta.
Tal como a minha entrada pra tropa com 22 anos, também entrei tarde pra Tabanca Grande já ela estava construída com fortes traves mestras que foram aguentando estes belos momentos que vamos passando em convívio recordando os extraordinários tempos da guerra na Guiné.
Com 19 anos a Tabanca Grande, até parece a minha prima Lourdes, ruiva, de olhos azuis e com 1,72m e diziam-lhe 'temos aqui uma bela rapariga que nunca se vai gastar'.

Parabéns e saúde aos incansáveis progenitores e a toda a família da rapaziada que faz parte desta Grande Tabanca.

Um grande abraço.
Valdemar Queiroz

Valdemar Silva disse...

Luís, julgo que não se trata de uma mãe melro que vemos na imagem, mas sim do pai melro que também tem a obrigação de alimentar os melrinhos.

Os machos possuem uma coloração preta, bico alaranjado e uma auréola amarelada em torno do olho.

(a minha mania de quem não tem nada que fazer, mas quando vou à varanda o que não falta são melros na relva e na nespereira à frente do meu prédio)

Valdemar Queiroz

José Botelho Colaço disse...

Parabéns Valdemar: Os machos das aves têm de facto uma colroação mais bonita que as fémeas ao contrário de muitas outras espécies, além disso são inúltrapassáveis nas partilhas com o cuidado a ter com a criação dos filhos desde fazer os ninhos até chocar os ovos para que a fémea se alimente, está aqui um tema de amôr maior que o da guerra. Abraço Colaço.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado, amigos e camaradas pelos vossos comentários relativamente â nossa efeméride.

Obrigado, Valdemar, por nos comparares à prima Lourdes (à francesa)... Lisonjeiro!... Mas ainda nos arranjas uma cena de ciúmes (ou até alguma acusação de assédio, que é bem pior para a nossa re...puta...çáo!):

"Com 19 anos a Tabanca Grande, até parece a minha prima Lourdes, ruiva, de olhos azuis e com 1,72m e diziam-lhe 'temos aqui uma bela rapariga que nunca se vai gastar'." (...)


Tabanca Grande Luís Graça disse...

Quanto ao melro, se é menino ou menina... Bolas, que distração a minha!... Nas aves, os machos são sempre mais vistosos e atraentes do que as fêmeas, eu já sabia disso das aulas que dei, há 30 anos atrás, de socioologia e etologia... Que calinada a minha!... Fui atrás, de ânimo leve, do preconceito de género: as fêmeas é que alimentam as crias!... Na geraão dos nossos filhos, agora é o contrário!...

Sobre o melro-preto (Turdus merula), ver aqui a entrada na Wikipedia, que está bastante completa:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Melro-preto


Ramiro Jesus disse...

Boa-tarde
Parabéns e os meus agradecimentos a todos os que criaram e "cultivam" o nosso "orgão oficial de comunicação", isto é, ao criador Luís Graça e a todos os editores.
Ia também dar a minha achega, em relação ao melro da foto, mas tornou-se desnecessária, por observações doutros nestes comentários. Saliento, no entanto, que a caraterística principal, que dissipa todas as dúvidas, é que o exemplar (macho) possui bico amarelo, enquanto a fêmea é mais clara na penugem e tem o bico preto.

Longa vida a todos!
E no melhor "estado de conservação" possível.
Ramiro Jesus

Hélder Valério disse...

Caros amigos, camaradas e outros

Mal ficaria comigo se não conseguisse arranjar um tempinho para dedicar umas palavras em honra deste magnífico espaço.

Podia simplificar e pedir autorização ao Branquinho para subscrever as suas palavras, na medida em que concordo com elas. Mas, só assim, não teria graça e faltaria a minha própria visão, mais propriamente o(s) meu(s) sentimento(s). Para já, fica então a "subscrição" do que o Alberto Branquinho escreveu.

Mas também muito que do por aqui foram deixando, também em particular o Carlos Vinhal.

É interessante que o "post comemorativo" tenha a ilustrar os melros. Aqui perto de onde moro há um parque onde agora, diariamente, faço as minhas caminhadas, que isto da idade e da diabetes tem que ter mais alguns cuidados...
Pois aqui no parque já identifiquei 7 pares (ou casais...) de melros. Gosto muito de os ver na tarefa incessante de catar coisas para levarem para as crias, presumo eu. Ontem mesmo dei conta de um que tinha caçado uma minhoca, ou coisa assim, quase do tamanho dele. E não têm grande medo, exceto quando há muita gente, pois às vezes vêm até perto das pessoas.

Voltando ao Blogue, pois não deixa de ser um caso digno de admiração a sua longevidade.
Através dele fizeram-se amizades, reencontraram-se outras já julgadas perdidas, houve catarse para muitos, "blogueterapia" para uns quantos, houve aprendizagem sobre muitos assuntos (armamento, artilharia, etc.), houve conhecimento sobre muitos casos que foram acontecendo um pouco por todo o território, enfim, quase se pode dizer que o "nosso Blogue" é uma autêntica "Universidade Sénior".

Claro que talvez agora o mais importante seria lançar pistas sobre o futuro do Blogue. O futuro próximo, dois/três anos e, enfim, tentar projetar num horizonte mais longo, mas isso agora é difícil.

Ficará para um momento futuro. Próximo? Não sei.

Mas, seja como for, o Blogue merece que lhe sejam dados os parabéns.

Abraços
Hélder Sousa

A. Murta disse...

Luís Graça, Carlos Vinhal e demais editores e colaboradores.
Não posso deixar de louvar e homenagear o vosso trabalho ao longo destes anos, para manter vivo o nosso Blogue. Sei que o esforço persistente é muito mais desgastante que o esforço mais violento mas ocasional. E vocês têm dado provas de grande tenacidade e resiliência. O meu muito obrigado por isso, e pelo que ainda espero vós.

Sem as leituras que há anos faço no Blogue, ainda hoje a minha visão da guerra na Guiné, mesmo que circunscrita em termos temporais e geográficos à àquela que foi a "minha" guerra, ainda hoje, dizia, seria uma visão tacanha e falsa, a que faltariam as referências a grandes tragédias que eu ignorava, algumas ocorridas não muito longe de onde me encontrava. E dos primórdios da guerra, não sabia quase nada.

Por tudo isso vos agradeço mais uma vez, bem como aos inúmeros camaradas que sempre deram contributos de enorme relevância para enriquecer o meu conhecimento e de tantos outros, mesmo daqueles que não pertencendo ao Blogue, aqui se informam e documentam.

Grande abraço para todos vós.
António Murta.

Anónimo disse...

A tabanca e a sombra do poilão icentivaram-me a encontrar uma nova família. Aqui encontrei amigos e fiz outros. Curvo-me perante aqueles que me aceitaram e me ajudaram a "depejar" as minhas memórias. A todos vós o meu obrigado.
Parabéns ao "Blogue".
Abraço transatlântico.

Anónimo disse...

Carlos Pinheiro (comentrário deixado na página do Facebook da Tabanca Grande, 24/4/2023, 17:56)


Parabéns camarigo Luís Graça.

Quanto a mim, a pandemia prejudicou-nos a todos e ao Blogue também. Apesar da idade ir avançando todos os dias, ainda cá estamos e penso que o Encontro anual, mesmo que, eventualmente, com menos participantes, mereceria ser reactivado e isso talvez desse algum ânimo "às tropas ".

Um grande abraço colectivo para ti e para todos os colaboradores do Blogue.

Anónimo disse...

Mais comentários no facebook da Tabanca Grande, com data de ontem:


(i) Francisco Diogo Godinho
Parabéns ao nosso Blogue.

(ii) Júlio Marques

Bom dia meu caro amigo Luís um bom domingo abraço:

(iii) Henrique Castro

Parabéns e que venham mais novos,para renovarem a velhice que está cansada,um abraço para todos/as.

(iv) Fernando Luis

Eu sigo o nosso blogue há vários anos mas não sei se sou membro do blogue

Anónimo disse...

José Teixeira (facebook da Tabanca Grasnde, 23/4/2023, 14.05)


Desde 2005 que vivo este projeto de fazer passar os testemunhos reais de uma guerra que não existia(?) para os poderes politicos de então, mas certo e sabido que quase toda a juventude de Portugal foi empurrada para a guerra.

Precisamos de novos testemunhos, na certeza que ajudarão à catarse que continua a fazer-se, pprque uma guerra, é sempre uma guerra, em que cadaum não faz aquilo que gostava de fazer, mas aquilo que os mandantes exigem que se faça.

Creio que muitos de nós aprendemos a dizer NÃO à guerra.

Anónimo disse...

António Silva (na páginma do facebook da Tabanca Grande, 23/4/2023, 23:53)


Tabanca Grande Luís Graça:

Costumava receber no meu email as mensagens, que amávelmente o blogue me enviava, adorava ler o que os camaradas de armas escreviam. Mas, de há uns tempos para cá, deixei de as receber, não sei porquê. 02183270 CCAÇ 2790 - 4º. GC. Saudações cordiais.

Anónimo disse...

Mais comentários:

(i) Antonio Rodrigues

Parabéns à Tabanca Grande, que continue por muitos e bons anos activa e revigorada.
Obrigado a todos quantos se empenham em fazer dela um grande ponto de encontro de todos nós.
Um abraço a todos os seus membros e simpatizantes!

(ii) driano Moreira Admor

Parabéns ao blogue e principalmente ao seu fundador, editores e a todos os seus colaboradores.

(iii) Alice Caetano
Parabéns!

(iv) Maria Elizabeth Vicente

LUÍS, um simbolico CRAVO bem VERMELHO pela fundação e manutenção do blogue.
Parabéns um abraço

(v) Raul Castanha

Como se pode "alimentar" o blogue?

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Uma coisa é ser "amigo" do Facebook da Tabanhca Grande" (averto a todos os que se interessam pela Guiné e pela guerra que lá travámos, entre 1961 e 1974), outra coisa é ser "membro do blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné" (aberto a antigos combatentes do CTIG)...

Mandem-nos as duas fotos da praxe (uma do antigamente, fardados, com os vinte e poucos aninhos; e outra atual, mais velhotes) e duas linhas de apresentaçáo: sou o fulano de tal, andei por bolanhas e matos da Guiné, pertenci à companhia tal, ou Pel Caç Nat t5al, ou àMarinha, ou à FAP, fui, soldado, cabo, furriel, sargento, alferes, capitão, e por aí fora... Todos somos poucos para contar a(s) nossa(s) história(s)

ENDEREÇOS DE CORREIO ELECTRÓNICO DO NOSSO BLOGUE E DA TABANCA GRANDE

Toda a correspondência para o nosso blogue (e Tabanca Grande) deve ser enviada para um ou mais dos seguintes endereços de e-mail dos nossos editores de serviço:

(i) Luís Graça (Lourinhã):

luis.graca.prof@gmail.com

(ii) Carlos Vinhal (Leça da Palmeira / Matosinhos):

carlos.vinhal@gmail.com

(iii) Eduardo Magalhães Ribeiro (Maia):

magalhaesribeiro04@gmail.com

(iv) Jorge Araújo (Almada):

joalvesaraujo@gmail.com

(v) Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné

luisgracaecamaradasdaguine@gmail.com

Recebam um alfabravo fraterno do Luís Graça, em seu nome pessoal e dos demais editores e colaboradores permanentes do blogue.