terça-feira, 25 de abril de 2023

Guiné 61/74 - P24251: Efemérides (388): Revolução dos Cravos (José Câmara, ex-Fur Mil Inf)

1. Mensagem do nosso camarada e amigo José Câmara, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 3327 e Pel Caç Nat 56 (Brá, Bachile e Teixeira Pinto, 1971/73), com data de 24 de Abril de 2023, dando-nos conta da homenagem prestada pelo Estado de Massachusetts a todos os veteranos portugueses imigrados nos Estados Unidos da América, quando se comemora mais um ano da Revolução dos Cravos:

Amigos e companheiros,
No passado dia 20 de Abril de 2023 a sucursal da Nova Inglaterra da Sociedade Prince Henry comemorou a Revolução dos Cravos. O Salão de Festas do Taunton Sports foi o palco escolhido para o efeito.
Para além da Vice-Presidente da Sucursal da Sociedade Prince Henry, foram oradores principais um representante do Senador Estadual Marc Pacheco, do Senado do Estado de Massachusetts, que não pode estar presente, a Representativa Estadual, Sra. Carol Doherty, a Presidente da Câmara Municipal de Taunton, Sra. Shaunna O’Connell e o Sr. Rogério Lopes, Cônsul de Portugal em New Bedford.
O Núcleo da Nova Inglaterra da Liga de Combatentes, a que pertenço com muita honra, foi o Convidado de Honra.

Não fiz perguntas quando fui contactado para comparecer. Como quase sempre acontece, julguei que o Núcleo fora convidado para fazer a Guarda de Honra no evento, daí a minha surpresa quando me apercebi do que estava a acontecer. E mais ainda quando me apercebi das Citações de várias entidades oficiais do Estado de Massachusetts, devidamente recebidas pelo Presidente do Núcleo, Sr. Eduíno Faria, natural da ilha do Faial, 1.° Cabo Enfermeiro da CCAÇ 194/BII17, emigrante na cidade de Taunton, Massachusetts.

Sei e compreendo que isto tem muito pouco a ver com o propósito desta nossa página, mas acredito que que vale a pena divulgar o respeito do Estado de Massachusetts para os seus imigrantes e, neste caso, pelos militares que serviram com honra e dignidade os interesses de Portugal.

Abraço transatlântico.
José Câmara

Foto 1 – Citação do Estado de Massachusetts
Foto 2 – Citação da Casa dos Representantes do Estado de Massachusetts
Foto 3 – Citação da Câmara Municipal de Taunton, Estado de Massachusetts.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 25 DE ABRIL DE 2023 > Guiné 61/74 - P24250: Efemérides (387): "25 de Abril", por Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 / BCAÇ 1887, Canquelifá e Bigene, 1966/68

3 comentários:

Valdemar Silva disse...

25 de Abril Sempre!, e em todo o lado.

Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Há, de facto. na América, um respeito "societal" muito maior pelos antigos combatentes do que em Portugal.

José Botelho Colaço disse...

Nem Marcelo, Costa, ou qualquer dos partidos políticos dedicou no 25 de Abril uma única palavra aos combatentes da guerra do ultramar. Em Portugal somos carne para canhão.