sábado, 3 de fevereiro de 2024

Guiné 61/74 - P25132: Carta aberta a... (19): Moura Marques, Amigo, Companheiro, Camarada, Irmão de solidariedades (Paulo Salgado, ex-Alf Mil Op Esp da CCAV 2721)

Guiné-Bissau > Região do Oio > Olossato > 2006 > Rio Olossato > O Paulo Salgado e o Moura Marques, 35 anos depois...


1. Mensagem do nosso camarada Paulo Salgado (ex-Alf Mil Op Esp da CCAV 2721, Olossato e Nhacra, 1970/72), autor dos livros, "Milando ou Andanças por África""Guiné, Crónicas de Guerra e Amor" e "7 Histórias para o Xavier", com data de 1 de Fevereiro de 2024:

Caro Editor, Luís Graça e Caros Coeditores
Permiti-me que vos fale, em breves palavras de um camarada e amigo, amizade construída na guerra e continuada posteriormente – o Moura Marques, que foi cabo do meu pelotão, da CCAV 2721. Faço-o à guisa de carta aberta, que a ele dirijo.

Saudação bloguista
Paulo Salgado



Carta aberta a...

Moura Marques, Amigo, Companheiro, Camarada, Irmão de solidariedades

Devias pertencer ao grupo de autores célebres de cartas, porque elas, por mérito, encerram as tuas considerações, os teus comentários, a audácia em te meteres por leituras verdadeiramente críticas de obras que compras com sacrifício, a ternura e a frontalidade com que falas de assuntos, ora tão íntimos, ora tão objectivos. Se algumas editoras soubessem o que escreves, meu Camarada na Guerra Colonial – Olossato e Nhacra, 1970-1972 – por certo não hesitariam em publicá-las.

Camarada Moura Marques, não sorrias, por força da tua genuína simplicidade! Tenho guardadas as cartas, dezenas, mais de uma centena. Leio-as e releio-as quando me chegam às mãos.
Compras todos os meses, quase invariavelmente, um livro - livros que muitos intelectuais gostariam de ler. É verdade. A minha mulher e eu vimos estantes de tua casa carregadas de obras: de História Universal, de História de Portugal, de biografias, de ensaios. E todas leste. E continuas a ler, apesar de teres necessidade de usar uma lupa…

Fazes os teus comentários nas interessantes cartas que me escreves, e que eu gostaria de escrever. Eu, que sou um escritor.

Estou a falar de ti aos camaradas do nosso Blogue, por seres um grande homem, de carácter, vertical e de uma humanidade enorme. Na guerra e na tua vida profissional e familiar. Sei do que falo. Para além da amizade que fomos fortalecendo ao longo das décadas, sei que viste partir a tua filha, netas e genro para o Brasil. Resistes. Deste, num processo de divórcio amigável, o andar que tinhas adquirido com as tuas economias, à tua ex-mulher, para que, sofrendo ela de grave doença, pudesse subsistir. E sempre resististe. Agora, o senhorio quer despejar-te da casa… como vais resistir?

Lembro-te, companheiro, que demonstraste grande nível de humanismo ao longo da permanência no TO. E eu não resisti a inscrever-te nas crónicas de dois dos meus livros, sob nome diverso. Claro.

Na comemoração do Cinquentenário do 25 de Abril em Torre de Moncorvo (como sabes, foi publicado o programa remetido aos editores do Blogue, foi publicado, de que, com a minha mulher e o Mário Tomé nos orgulhamos de ter proposto à Câmara Municipal), tu, Moura Marques, estiveste presente, vindo de Tires, Cascais, fizeste um esforço enorme, porque algum mal trazes contigo, ainda que não te moleste, tão gravemente, por enquanto, mas que, para muitos, seria impeditivo de estar presente.

Devo lembrar-te um episódio: quando me visitaste em Bissau, a meu convite, 35 anos depois do regresso, éramos a minha mulher e eu cooperantes, fomos os três ao Olossato (já descrevi esta viagem no nosso Blogue). Lá choraste na campa do Suleiman, outro grande homem. Parece que tinhas perdido um irmão.

Olha, meu camarada, irmão de solidariedades, as tuas cartas estão guardadas. Não sei se alguém as vai ler, um dia. Talvez o meu neto Xavier, por te ter conhecido em dois ou três momentos, ou possa ter interesse, eventualmente, quando crescer, em saber algo acerca do avô. E dos amigos do avô.

Olha, vou mandar esta carta para ti. Mas aberta, para que os camaradas fiquem a conhecer um grande homem, militar à força, mas crítico, escrupulosamente crítico. E, desculpa-me repetir a tua frase, que mencionaste há uns tempos: “pensei que ia para a Guerra do Ultramar e acabei por ir para a Guerra Colonial”. Coisas diferentes. Sabemos bem.

Mereces esta modesta homenagem pública.
Até já.

Um abraço do Salgado
31 de Janeiro de 2024.

____________

Nota do editor

Último post da série de 23 DE NOVEMBRO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23809: Carta aberta a... (18): Ministros da Cultura e da Defesa.... Portugal pode e deve recuperar os restos das estátuas, abandonadas no forte do Cacheu, dos nossos Teixeira Pinto (séc. XX), Nuno Tristão (séc. XV) e Diogo Gomes (séc. XV-XVI) (António J. Pereira da Costa, cor art ref / Mário Beja Santos, ex-Alf Mil Inf)

1 comentário:

Hélder Valério disse...

Caro amigo Paulo Salgado

Gostei de ler esta "carta aberta". Gostei e não gostei.
Gostei porque é sempre bom, gratificante, quando temos oportunidade de salientar as qualidades de uma pessoa, um amigo.
Não gostei porque se percebe que esse amigo afinal, tem problemas de saúde. Próprios e não só.

Não sei se te lembras mas eu, aquando da vossa estadia em Nhacra, desloquei-me lá, salvo erro umas três vezes, em visita ao meu amigo e colega da EICVFXira, o então Fur. Mil. Bento Luís.
E, por via disso, muito mais tarde, também estivemos juntos num evento dinamizado por ele, em 06 de Dezembro de 2014 em À-dos-Loucos, Alhandra, em que na mesa da sessão estiveram o Presidente da Junta, Mário Tomé, Bento Luís, Paulo Salgado e Mário Branco.
Dei conta disso ao Blogue e saiu um "post" em 11 de Dezembro de 2014.
Recordo que um dos intervenientes foi precisamente o Moura Marques que fez uma intervenção que muito impressionou a assistência.

Abraço
Hélder Sousa