quinta-feira, 17 de maio de 2012

Guiné 63/74 - P9918: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (53): Acácio Conde, ex-combatente em Angola, encontra no nosso Blogue os amigos Manuel Reis, Paulo Santiago e Vasco Pires

1. Comentário do dia 14 de Maio do nosso camarada, e leitor do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, Acácio Conde, que cumpriu serviço militar em Angola, deixado no Poste 9461:

Malhas que o acaso tece...

Viajando pelas páginas da internete um pouco ao Deus dará, acabo de descobrir contactos de três amigos contemporâneos de juventude que a vida se encarregou de separar. A marca comum que nos juntou no Colégio Nacional em Anadia e vos juntou na guerra colonial da Guiné-Bissau sem saberem uns dos outros, a mim mandou-me para Angola...

Tenho-vos encontrado esporadicamente mas desconhecendo no concreto esse elo de ligação das vossas vidas. Afinal o mundo continua pequeno e redondo: o Vasco Pires, o Paulo Santiago e o Manuel Reis são os amigos a que me refiro e de quem guardo memórias de juventude.

Este blog que por vezes tenho visitado pela sua qualidade e capacidade de mobilização que consegue junto de muitos dos ex-militares que nas décadas de 60 e 70 estiveram em África e que continuam a partilhar entre si memórias e momentos de vida em comum...

A estes amigos em particular envio um forte abraço, com desejo de boa saúde, esperando que nos possamos juntar um dia aqui por Aveiro, onde vivo vai para 40 anos.
Seria uma grande alegria que se concretizasse esse encontro.

Cordialmente
Acácio Conde


2. Comentários de CV:

- Tudo começa no poste de 8 de Fevereiro de 2012 > Guiné 63/74 - P9461: Camaradas da diáspora (10): Vasco Pires, ex-comandante do 23º Pel Art (Gadamael, 1970/72): saiu de Portugal em 1972 onde os nossos camaradas Paulo Santiago (em 9 de Fevereiro) e o Manuel Reis (em 10 de Fevereiro) deixaram os seus comentários por reconhecerem, pelo seu nome, o velho companheiro de escola, Colégio Nacional de Anadia, o Vasco Pires, a viver no Brasil, também ele ex-combatente na Guiné.

- Por sua vez, o comentário do Paulo deu origem ao poste de 10 de Fevereiro de 2012 > Guiné 63/74 - P9469: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (51): Dois amigos, Paulo Santiago, aguedense, e Vasco Pires, anadiense​, reencontra​m-se, no blogue, ao fim de 50 anos!

- Finalmente, no dia 14 do corrente mês aparece um amigo dos três, o camarada Acácio Conde, ex-combatente em Angola, que deixou também no P9461 o comentário que ora se publica.

- Não há dúvida que "O Mundo é Pequeno... ...e a Nossa Tabanca é Grande!

- Vd. último poste da série de 14 de Maio de 2012 > Guiné 63/74 - P9897: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (52): Encontro o Leopoldo Amado na Feira do Livro de Lisboa, 4 anos depois de Bissau: está agora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, como investigador no programa de pós-doutoramento (Luís Graça)

3 comentários:

Hélder Valério disse...

Lá se vai cumprindo um dos objectivos do Blogue, apesar das contrariedades que, aqui e ali, aparecem por vezes.

Ainda bem que se consegue ter acontecimentos felizes destes.

Abraços
Hélder S.

paulo santiago disse...

Agora nem tanto,mas quando estava no
activo,ía imensas vezes a Aveiro e até fiz lá serviço durante uns anos.
Nunca por lá encontrei o Acácio...
verdade,verdadinha,este blogue é um
grande Ponto de Encontro.

Abraços para o Acácio,Reis,Vasco

Vasco Pires disse...

Caro Luis,
Cordiais saudações.
Fica cada dia mais evidente a grande abrangência do blog,bem como o altíssimo nível da edição.
Já que Acacio está convidando ele paga as enguias.
forte abraço a todos
VP