domingo, 11 de outubro de 2015

Guiné 63/74 - P15238: Efemérides (201): Hoje faz anos o Catroga, ex-1.º Cabo Enfermeiro da CCS do BCAÇ 3872 (Juvenal Amado)

1. Mensagem do nosso camarada Juvenal Amado (ex-1.º Cabo Condutor Auto Rodas da CCS/BCAÇ 3872, Galomaro, 1971/74), com data de 11 de Outubro de 2015:


Hoje faz anos o Catroga

Natural do Rossio ao Sul do Tejo em Abrantes, foi cabo enfermeiro em Galomaro integrado na CCS do 3872 e por lá se tornou numa pessoa em que se confiava quer nos doesse a cabeça, precisássemos de tratar algum escarepe1, estivéssemos com ataques de paludismo ou simplesmente alcoolizados ao ponto de perdermos a consciência, o que acontecia com alguma frequência e não falo só de praças.
Podíamos contar com ele sempre e não estou a dizer com isto, que não se pudesse contar com o restante pessoal do serviço de saúde, mas hoje falo Catroga, da forma como ele me aliviou as dores, da preocupação que vi na cara dele quando os primeiros três dias estive na enfermaria com um violento ataque de paludismo, que me acometeu pela primeira vez.
Passadas que foram as febres e tremores, já livre de perigo fui acometido de dores de cabeça que não davam descanso noite e dia. Sem conseguir dormir, percebi que a minha evacuação seria o próximo passo. Assim ditavam os semblantes do Dr Pereira Coelho e do Catroga, que falavam a meia voz à porta da enfermaria. Mas as dores foram amainando, só ficava assim por resolver o não dormir, que em mim é um sintoma grave, pois eu era capaz de dormir em cima de monde de pedras.
Nessa altura o Catroga deu-me então um Valium 10 e francamente o que eu senti a seguir foi um flutuar sobre nuvens e um agradável mergulhar na inconsciência. No outro dia quando acordei, estava o Catroga junto da minha cama, possivelmente a ver com eu estava pois dormi sem dar sinal de mim, mais de doze horas.

Catroga e Jamba, que sem sabermos era o responsável do PAIGC

Nada de mais dirá ele, mas para nós que saíamos nas colunas, ou para o mato, o corpo médico dava-nos segurança. Sabíamos que o maqueiro que ia connosco tudo faria até com desprezo da própria vida para acudir a algum camarada ferido, e quando chegássemos ao quartel, o médico estaria lá para fazer os impossíveis para nos salvar.

O Catroga quando regressou, inexplicavelmente não seguiu enfermagem, emigrou e por lá ficou. Perdeu-se assim nas palavras do Dr Rui Coelho um excelente profissional de saúde.
Quando perguntava por ele nos almoços ninguém sabia dizer-me nada, até que há quatro anos o encontrei no almoço da Companhia em Marvão. Tinha regressado de vez, ia começar um negócio em Abrantes. O negócio não correu bem, infelizmente, e durante tês anos não voltei a saber dele até no ultimo almoço na Mealhada. Voltou a aparecer, visivelmente mais magro e a recuperar de problemas de saúde mais ao menos graves. Sei que não consegue a reforma pois disseram-lhe que terá de esperar até fazer 66 anos. É trágico, mas é a forma como são tratados alguns neste país.

 Catroga e esposa

Hoje faz 65 e o meu desejo é que passe um dia feliz junto dos seus e que a vida lhe sorria daqui para a frente para variar. A dívida de gratidão que tenho para com ele nunca a conseguirei pagar.

Parabéns Catroga.

Nota:
1 - Calão para Doença Venéria
____________

Nota do editor

Último poste da série de 10 de Outubro de 2015 > Guiné 63/74 - P15235: Efemérides (200): A freguesia de Guifões (no Concelho de Matosinhos) tem desde ontem um Memorial de homenagem a todos os Combatentes da Guerra do Ultramar da União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões (Carlos Vinhal / Albano Costa)

4 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Meu caro Juvenal

Para o camarada/camarigo Catroga, parece que a vida não lhe foi fácil.
Não fosse chamarem-me "nomes" diria que, para os tempos que correm, até no nome teve azar. Mas como há muitos Maneis na terra, será dos que estão do lado dos bons.
Pelo que descreves é daqueles amigos do peito, daqueles que, mesmo ausentes, estão sempre presentes.
Daqui envio dois abraços, sendo um para ti e outro para o Catroga, quando com ele te voltares a encontrar.

Hélder Valério disse...

Pois é Juvenal

Tal como o Zé Martins indica, parece que a vida também se tem encarregado de continuar as coisas difíceis ao teu amigo e nosso camarada Catroga.
Fizeste, e bem, o teu dever de o lembrar e saudar, neste dia do seu aniversário.
Saberá que as amizades não se esquecem. E que os gestos, tantas vezes cometidos sem serem pensados, ainda 'calam fundo' no coração dos amigos.

Tal como o José Martins também te envio um Abraço pelo teu gesto e outro, de parabéns, para o Catroga.

Hélder S.

José Botelho Colaço disse...

Parabéns para o Catroga quanto à reforma é assim para dar a vida pela Pátria tudo Ok.

Anónimo disse...

Meu caro Juvenal,
Só te fica bem a homenagem que fazes ao teu amigo Catroga, um daqueles que fez a diferença na tua vida, na dos teus companheiros e, a avaliar pela foto, no das pessoas que o procuravam.
Os enfermeiros que conheci eram de uma abnegação que podia pedir messas a qualquer um. Muitos vezes esquecemo-nos disso, de valorizar o melhor que cada um dava.
Um abraço amigo.
José Câmara