domingo, 30 de outubro de 2016

Guiné 83/74 - P16657: Os nossos seres, saberes e lazeres (182): O Pedro Milanos, vinho tinto, DOC Douro, da Quinta da Graça... Hoje, até às 21h30, no Mercados Vinhos, no Campo Pequeno, em Lisboa, com o Zé Manel Lopes ("Josema") e a Luísa Valente...


Foto nº 1 > Quinta Senhora da Graça: Pedro Milanos Douro: Branco 2015, Rosé 2015, Tinto 2014


Foto nº 2 > Da direita para a esquerda,  Zé Manel Lopes, o José Artur Matos ("Vinhos Fora da Lei") e Luísa Valente


Foto nº 3 > Luísa Valente (Pedro Milanos) e José Artur Matos ("Vinhos Fora da Lei")


Foto nº 4 > Alice Carneiro,Luísa Valente. José Artur Matos e Zé Manel Lopes




Foto nº 6 > Alice e Luísa, no exterior do Centro Comercial e Praça de Touros do Campo Pequeno


Foto nº 7 > Alice e Luisa


Foto nº 8 > Campo Pequeno


Foto nº 9 > Campo Pequeno

Lisboa, Campo Pequeno, Mercado dos Vinhos (28, 29 e 30 de outubro de 2016 > 


Fotos, texto e legendas: © Luís Graça (2016). Todos os direitos reservados.



1. Da Quinta da Senhora da Graça, São João de Lobrigos, estrada de Peso da Régua Santa Marta de Penaguião, nascem, todos os anos, e de há muito, "umas pingas" valentes, que de há muito têm feito as delícias dos adoradores de Baco. 

Há uma santíssima trindade por detrás deste projeto, que é também um projeto etnoturístico... E têm um nome: José Manuel Lopes, a esposa Luísa Vante Lopes ()"uma força da naturez"), os  filhos de ambos, Marta e Vasco Lopes... O Vasco é o enólogo, além de músico.

Sempre que podemos, eu e a Alice,  damos um salto aos mercados e festivais onde o Zé Manel e a Luísa aparecem, aqui em baixo, em terras de mouros, a promover o seu Pedro Milanos.... Esta manhá estivemos com eles, mais uma vez, no Campo Pequeno. Um pretexto para dois dedos de conversa e um xicoração. Mas também para comprar as garrafinhas do costume...

 Desta vez trouxeram um vizinho e amigo, professor, em Peso da Régua, que também é produtor. O José Artur Matos, se a memória não me falha (Fotos nºs 3, 4 e 5). Os vinhos "fora da lei" (branco, tinto e rosé) têm a assinatura do enólogo Vasco Lopes.

Mas este casal, Zé Manel e Luísa Lopes, são pessoas de grande generosidade, amigos dos seus amigos... Este gesto é muito bonito, ajudar um jovem produtor que "vendia as uvas" e "estava fora da lei"... Hoje está orgulhoso da sua marca própria...

Camaradas e amigos, da área da Grande Lisboa, até ao fim do dia ainda podem passar pelo Campo Pequeno, para provar o Pedro Milanos (e o Fora da Lei), e dar um abraço ao nosso Josema, poeta dos Unidos de Mampatá. (**)

Eu vou ver os filmes premiados do DocLisboa 2016, na Culturgeste e no São Jorge.  LG



Cartaz do evento


2. Um poema do Josema [José Manuel de Melo Alves Lopes, ex-fur mil, CART 6250/72, "Os Unidos de Mampatá, Mampatá, 1972/74, natural da Régua], que fui  recuperar ao seu poemário e onde o tema obsessivo da (im)possível deserção, ainda no início da guerra,  em Bolama, em 1972, está explicitamente presente...



Quero ir mas não sei onde,
tudo
me parece um delírio,
sem sentido nem razão,
neste mundo desumano,
quero fugir
mas não posso,
prende-me
o sentir-me solidário
à união dos Unidos,
prende-me
o cheiro a mosto,
prende-me
o calor de Agosto,
prende-me
um regresso ao Douro
prende-me
uma família que espera,
por tudo isso
não posso partir.

Bolama 1972



________________

Sem comentários: