sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Guiné 61/74 - P21821: Parabéns a você (1926): Luís Graça, ex-Fur Mil AP Inf da CCAÇ 2590/CCAÇ 12 (Bambadinca, 1969/71) e Virgílio Teixeira, ex-Alf Mil SAM da CCS/BCAÇ 1933 (Nova Lamego e S. Domingos, 1967/69)


____________

Nota do editor

Último poste da série de 25 de Janeiro de 2020 > Guiné 61/74 - P21804: Parabéns a você (1925): João Alberto Coelho, ex-Alf Mil Op Especiais da 1.ª Comp/BART 6522 (S. Domingos, 1972/74)

35 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Abraço de parabéns.

Chapouto disse...

Para o meu companheiro luís muitos parabéns por mais um aniversário muitas felicidades um dia feliz na companhia de toda a família
Um forte abraço
Fernando Chapouto

A. Murta disse...

É com grande prazer que endereço aos camaradas aniversariantes um abraço de parabéns, desejando-lhes as maiores felicidades.
Para o Comandante Luís Graça vai ainda uma continência respeitosa e reverente.

Abraços fraternos.
António Murta.

Anónimo disse...



Luís Graça amigo e camarada.

Fundador, grande animador e obreiro desta Tertúlia. Muitos parabéns e muitos anos de vida com boa saúde. Grande parte da história da guerra da Guiné ou está escrita por ti ou com a tua ajuda no Blogue que criaste. Muito obrigado pela ajuda que me tens dado e tens dado igualmente a tantos camaradas ex-combatentes e familiares. Sê feliz. Um grande abraço.
Um grande abraço de parabéns ao camarada Virgílio Teixeira, bom escritor e fotógrafo.

Francisco Baptista

Mário Migueis disse...


Aos aniversariantes, os meus parabéns e votos de uma vida longa e muito feliz.
Um abraço,
Mário Migueis

Valdemar Silva disse...

Parabéns e tendo cuidado com o bicho para o ano há mais.

Quem faz anos em Janeiro fica mais velho o ano inteiro.

Abracelos e saúde
Valdemar Queiroz

Anónimo disse...

Um abraço de Parabéns.

J.Belo

Anónimo disse...

Parabéns. Abraço do MS

Anónimo disse...

Parabéns a ambos os camaradas. Que contem mais aos já vividos e, na medida do possível, repletos de muita saúde e bem estar.
Ao abençoado fundador desta nossa "Tabacaria", onde se podem encontrar de todas as marcas, incluindo para "cachimbo" (excluindo o "mascado -quem consumir desta "espécie" que procure noutras bandas, ... de exclusividades!?!), um abraço desde o Grilo -passando pela terra dos Dinossauros- até Candoz!
Vasconcelos

Hélder Valério disse...

Aos aniversariantes do dia

Luís Graça
e
Virgílio Teixeira

Apresento as minhas felicitações pelos respetivos aniversários, votos de boa saúde e os correspondentes abraços de parabéns.

Não será preciso acrescentar muito mais.
Vivemos tempos perigosos, muito perigosos, pelo que devemos celebrar a Vida, que a morte ronda.
Ao Luís Graça, criador/fundador deste espaço, desejo também, muito vivamente, que ultrapasse as provações que se avizinham: joelho, anca, etc.
Ao Virgílio Teixeira, muitas vezes incompreendido, desejo que continue trazendo o que os seus olhos e vivências registaram para que o conjunto da nossa memória coletiva seja mais completa.

Hélder Sousa

José Botelho Colaço disse...

Abraço de parabéns aos aniversariantes.

Cherno Baldé disse...

Abraço de parabens aos aniversariantes, em especial ao amigo, Editor e Regulo principal do Blogue da nossa Tabanca grande,debaixo do cujo Poilao esta a fumar tranquilamente o seu cacimbo de disponibilidade, de grande sabedoria e da irmandade entre os povos e todas as camadas sociais. Que Deus e todos os irans vos protejam dos males que por ai grassam e vos deem forças para continuar esta caminhada de formaçao, informaçao e de abrir novos horijontes de esperanças.

Cherno Baldé

Anónimo disse...

Caros aniversariantes,
Raramente envio as minhas felicitações e votos por esta via. Àqueles que conheço pessoalmente bem e tenho os devidos contactos eu uso o telefone. Eu muito gosto de ouvira voz dos meus amigos no outro lado da linha. E é o que vai suceder em breve com o Luís Graça; estou só à espera que a minha querida acorde ( ainda é cedo para ela: são apenas 6.13 AM aqui em Nova Iorque) para lhe cantarmos um "Happy Birthday". Tem que ser em inglês pois apesar de alguns esforços o português o português da Vilma ainda deixa muito a desejar, e o mesmo sucede com o esloveno para mim. E eu gosto de línguas...mas o esloveno é mesmo difícil e complicado! Portanto meu caro Virgílio Teixeira, envia-me por E mail ou por telefone os teus contactos para que te possa dar um "hello" de Nova Iorque como deve ser. Entretanto, enquanto espero, aqui fica um "Abraço Digital", (como as refeições de Microwave): menos saboroso, mas muito sentido bem intencionado! God Bless you!
João Crisóstomo, Nova Iorque
Os meus contactos são <> e o meu tel: 1 718 899 7776.

Anónimo disse...

António Ramalho (by email)
29 jan 2021 09:58
Muitos, muitos parabéns!

Caro Luís, bom dia!

Faço votos para que tudo esteja bem contigo e família.

Felicito-te pela passagem do teu aniversário, mais um, que espero que se repita por muitos e bons anos!

Aproveito para te felicitar, em simultâneo, pela qualidade que imprimiste ao nosso Blog, cada dia consegues dar-lhe conteúdos que o enobrecem despertando em todos nós muito interesse e orgulho em ter-te na sua liderança, muito agradecido por isso.
Quando é que nos deixarão ir até Algés, saborear um almocinho na Caravela de Ouro ?

Um forte abraço
António Ramalho😷

Anónimo disse...


Virgilio Teixeira
29 jan 2021 00:04

FELIZ ANIVERSÁRIO

Luís, meu companheiro, amigo e mano,

Hoje é o nosso dia, nascemos 'ambos os dois' no mesmo dia de 29 de Janeiro, mês frio, tão gelado, tão pequeno, mas que nesta data está quase a chegar ao fim, e lá virá mais uma hora.

Separam-nos 4 anos, sou da colheita de 43 e tu da geração de 47.

Tive a sorte ou azar, de nascer em plena 2ª grande guerra mundial, no dia em que o General /Marechal Von Paulus resolveu render-se aos russos, na trágica batalha de Estalinegrado, que seria o inicio do fim do regime nazista de Hitler.

Tu vieste depois, já duas gerações se haviam iniciado pós guerra.

Ainda sou do tempo das senhas para certas compras, ainda vivi quase 3 anos neste período terrível desta guerra mortífera que acabou em mais de 50 milhões de mortos, pelo mundo fora.

Depois cruzamo-nos naquela terra - A nossa Guiné -, em períodos diferentes, mas debaixo do mesmo ambiente hostil, de guerra de guerrilha e sob o mesmo teto de calor e humidade intensas, doenças, privações, isolamento, solidão, separados das nossas casas e famílias.

E por causa disso, entrei para a tua Tabanca Grande, que em boa hora me convidaram.

E assim comecei a perceber melhor o sitio onde passei quase 2 longos anos, à semelhança de tantos outros militares, obrigados a cumprir um serviço militar obrigatório, sendo a esmagadora deles, nos quais me incluo, desconhecedores do que estavam ali a fazer, por isso sei hoje muito mais do que sabia até aos finais de 2017, quando comecei a conhecer, à distância, tanta gente boa, e tantos acontecimentos que nos passavam ao largo, pensando eu que aquela guerra que vivi era tudo, e afinal não passava de nada, tenho de admitir, fui privilegiado.

Conheci o teu Blogue - que nem sabia o que era um blogue - uma das formas de redes sociais, às quais nunca pertenci.

Não preciso de dizer muito, pois sabes bem que foste o Grande Timoneiro desta obra épica, - A Tabanca Grande -, isso mesmo, nem sei se Camões faria melhor.

Sinto orgulho de pertencer a esta família, mesmo sem conhecer pessoalmente a quase totalidade, mas encontrei aqui muita gente boa.

E sem me querer alongar em elogios que todos compartilham - há sempre excepções e ninguém é perfeito nem Santo - Eu não sou nem quero ser, há que dar o seu a seu dono, tens uma obra de que te podes orgulhar, com alguma ajuda daqui e dali, mas és a alma deste Blogue, que me fixou e me obriga a todos os dias abrir e ler o que lá é colocado.

Neste período tão difícil em que vivemos, que nunca o teríamos imaginado, veio apanhar-nos, a esta geração da guerra de África, que agora com esta idade terá de lutar contra outra guerra tão estranha, não temos razões para festejar nada, a não ser a vida, pela primeira vez vou ficar a 'festejar' apenas com a minha mulher, ficando de fora toda a restante família, este ano é para esquecer, para sempre.


Por isso basta desejar que tenhas um Bom Dia de aniversário, e que Deus nos ajude a passar esta nova guerra invisível, da qual já começo a ter medo, que julgava que não tinha.

Nada mais me resta dizer, envio um abraço com desejos de que no próximo dia 29 de janeiro de 2022, cá estejamos a escrever, com outro sentimento que não este de desolação. Pareço um piegas, mas isto está mau.

Um abração, e saúde acima de tudo,Virgilio Teixeira

Em 29 de Janeiro de 2021

PS - Peço que lances isto nos comentários, eu não vou abrir o computador neste dia.

Anónimo disse...

Caro Luis

Grande abraço de parabéns com votos de muita saúde para ti e Família, nestes dias dífíceis.

J. Armando Almeida

alma disse...

Camarada Luís! Não te telefono como habitualmente, porque estou surdo! Mas os PARABÉNS vão por aqui e muito bem! Saúde, Paz e Esperança em dias melhores!Também para a ALICE,FILHOS E NETA! Por aqui, estou em mudanças para o Monte Estoril,para perto do meu Filho e do meu Neto. Depois das quedas que sofri e suas consequências, não posso continuar a viver sozinho. Vamos acreditar num Futuro, que seja mesmo Futuro. ABRAÇÃO. J.Cabral

Manuel Luís Lomba disse...

Um abraço de parabéns ao Luís Graça, o Homem Grande desta Tabanca Grande, pelas suas Primaveras, outro ao Virgílio Teixeira, quase meu conterrâneo (Vila do Conde pertenceu a Terra de Faria durante 400 anos!)
Manuel Luís Lomba

Zé Manel Cancela disse...

Um grande abraço de parabens aos
aniversariantes,Virgilio e Luis Graça,o
nosso timoneiro.....Muita saude....

Anónimo disse...

Parabéns aos aniversariantes com votos de ótima saúde e um longa vida.
Abraço.
Ernestino Caniço

Anónimo disse...

Falha da tecla: uma longa vida e não um longa vida.
Outro abraço.
Ernestino Caniço

Jorge Araujo disse...

Aos meus camaradas e amigos aniversariantes:

LUÍS GRAÇA E VIRGÍLIO TEIXEIRA.

Já o Sol se escondeu no horizonte da minha Tabanca, mas não podia deixar de vos enviar, mesmo com algum atraso, os meus PARABÉNS por este dia tão especial para ambos, e respectivas famílias.

Ainda assim, desejo que tenham um resto de dia excelente... com prolongamento no fim-de-semana.

Com um duplo abraço e votos de muita saúde.

Jorge Araújo.


Anónimo disse...

Belarmino Sardinha (by email)
29 jan 2021 18:30

Companheiro, Camarada, Amigo,
Um grande abraço de parabéns.
Agora nem dá para nos encontrarmos em casa do nosso comum amigo, esperemos que passe esta pandemia ainda a tempo de sermos vivos.
Um abraço de parabéns, meu e da Antonieta e um beijinho também nosso para a Alice.
BS

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Luís Graça para o Virgílio:
29 jan 2021 19:32


Vírgílio, a teu pedido já está "postado" o comentário no respetivo sítio. E olha que é um belíssimo texto, sincero, escrito de coração, que muito me sensibiliza e, mais ainda, muito honra o nosso blogue.

Encontrámo-nos uma vez. na Tabanca de Matosinhos, com as nossas queridas "caras-metade", e, depois disso, já trocámos dezenas e dezenas de emails. E nasceu uma amizade, feita de cumplicidades e até de confidências, a partir da nossa comum experiência da Guiné [, eu a chegar em finais de maio de 69 e tu a partir em agosto, sem nunca nos termos encontrado, mas tendo passado por alguns dos mesmos sítios: Bambadinca, Bafatá, Contuboel, Sonaco... Mais importante: bebido a mesma "água do Geba", e tendo percorrido algumas picadas perigosas, e feito a(s) mesma(s) viagem(ens), Bissau-Xime-Bambadinca, e vice-versa...].

Entretanto, descobrimos que éramos "aquarianos", nascidos no mesmo dia...Tornámo-nos "manos", sem pieguices.

Sei que hoje não vais espreitar o blogue e está "de má catadura"...Não gostas de fazer anos, para mais "confinado", sem os miminhos dos teus... É duro, sem dúvida, sobretudo na nossa idade...Eu também nunca fui muito de ligar aos anos, mas agora há coisas que a que somos mais sensíveis, os filhos,os netos, a saúde, os velhos amigos do peito que também estão com problemas de saúde ou de solidão...

Como "mais velhos", nós, os que não estamos na "linha da frente" (, uma vez que os nossos pais já morreram), temos responsabilidades "acrescidas": somos guardiões da memória, do fogo da vida, somos a ponte entre o passado e o futuro... E o mais importante: temos presente, e esse temos que o viver com a intensidade possível...

Acabei de fazer de aula de"Pilates", por videoconferência, com uma monitora que é tua vizinha (afinal, o Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca é...Grande!), fiquei com as "dobradiças" menos perras, e venho agora completar comentário, desejando-te "muita saúde e longa vida", que tu e todos nós, velhos combatentes, bem merecemos...

Espero bem que tenhas tido o melhor dia possível e que tenhas feito por isso...

A gente vai-se falando. Chicoração fraterno. Beijinho para a tua senhora. Tudo de bom para os filhos e netos. Luís

Anónimo disse...


eduardo estrela (by email)
29 jan 2021 19:26

Aos aniversariantes envio um forte abraço e desejos de muita saúde.
Para ti Luís, companheiro duma viagem para a qual não nos tinhamos inscrito (inscreveram-nos ), votos de que continues a ter força e coragem para manter acesa a chama da memória.
Cuidem-se, cuidemo-nos.
Eduardo Estrela

Anónimo disse...

João Sacôto
29 jan 2021 16h57

Caro Luis:

Feliz aniversário [postal]


Um forte abraço de parabéns
João Sacôto

Cesar Dias disse...

Parabéns ao Luis Graça e ao Virgilio Teixeira, a ambos desejo que continuem em forma por essa vida fora e com saúde.
Um abraço e cuidem-se.

César Dias

Manuel Resende disse...

Aos aniversariantes um abraço de parabéns e muita saúde.

Manuel Resende

José Carlos Gabriel disse...

Aos aniversariantes o meu abraço de parabéns com desejos de muita saúde.

José Carlos Gabriel

admor disse...

Caros Aniversariantes,

Muitos parabéns e espero que tenham passado um óptimo dia.

Muita saúde, felicidades e um grande abraço para cada.

Adriano Moreira

Anónimo disse...

António José Pereira da Costa (by email)
30 jan 2021 12:52

Olá Camarada

Os parabéns não devem ser antecipados mas, mesmo atrasados, contam.
Aqui ficam os meus, sinceros e acompanhados de muitos e variados agradecimentos pelos diversos actos de camaradagem e consideração recebidos.
Um Abraço dos grandes
TZ

Anónimo disse...

Olá companheiros,

Em termos de rescaldo, já estamos a 30, e pela minha parte, agradeço os comentários, e os não comentários, bem como os ausentes.

Para o Luis faço em separado por email.
Para o João Crisóstomo, como já tenho os contactos, vou falar com ele por email, para o fim do mundo em Nova Iorque.

Em particular ao Helder Sousa, pois tem sido um dos que me compreende, e me tem defendido em várias ocasiões, a minha amizade para ele;

- Ao Jorge Araujo, porque sempre foi um genuíno 'gentleman' e conciliador;

- Ao Manuel Luis Lomba, lembro mais uma vez das tantas que já comentei, nós somos mesmo conterrâneos do Porto, a minha terra natal e sempre actual. Vivo por engano em Vila do Conde, que agora até dizem que é uma terra de VIPS, os que vêm para cá dormir, não vivem cá;


- Ao Francisco Baptista, obrigado pelo elogio, mas escrevo umas coisas, por vezes não compreendidas, e sou um fotografo de ocasião, reconheço que tenho algumas boas fotos, mas há aqui muita gente com melhores, na quantidade duvido que haja mais algum.

- Ao João Sacoto, que não mencionou o meu nome, apesar de durante uns dois anos, receber diariamente os seus vários emails, deve ter sido por não reparar, só isso;

- A todos que desejaram na generalidade os votos de um bom dia de aniversário, a ambos os aniversariantes;
- Àqueles que deliberadamente ignoraram a minha pessoa, seja por que razão for, desejo que tenha a maior felicidade do mundo, a mesma que eles me devem desejar.

De qualquer modo eu até nem gosto de fazer anos, muito menos agora nesta situação de isolamento total, que devia ser, mas não foi, pois tive a grata surpresa dos filhos, conjugues e netos me aparecerem, com o bolo de anos, e a cantar os parabens, após o jantar, que muito me sensibilizou.
São estas as pessoas que eu amo mesmo.

Pedia por favor que este meu desabafo, não seja motivo de mais polémica, pois queremos agora é celebrar a Vida, até ao dia que já não vai ser possivel!

Um bem haja para todos,

Obrigado

Virgilio Teixeira






Anónimo disse...

Um dos aniversariantes nem sequer em dia especial consegue se libertar de complexos.
Analisar em detalhe quem lhe envia parabéns só lhe ficaria bem.
Mas fazer juízos de valor quanto à forma dos mesmos?
"Àqueles que deliberadamente ignoraram a minha pessoa"
Aparentemente é um caso perdido.

Manuel Teixeira

Anónimo disse...

Atrasado mas ainda a tempo de dar os Parabéns aos Meninos Luís Graça e Virgílio Teixeira. E Saúde e paciência, que será bem precisa. para enfrentarem um dos maus anos das nossas vidas.

Abraço com o desejo de vos reencontrar para comemorarmos pessoalmente o próximo 30 de Janeiro.

V. Briote
___________________

Anónimo disse...

em tempo, espero...

29 de Janeiro em vez do "próximo 30 de Janeiro.

V Briote