domingo, 6 de fevereiro de 2022

Guiné 61/74 - P22972: Parabéns a você (2033): José Teixeira, ex-1.º Cabo Aux. Enfermeiro da CCAÇ 2381 - "Os Maiorais", (Buba, Aldeia Formosa e Empada, 1968/70)

____________

Nota do editor

Último poste da série de 4 de Fevereiro de 2022 > Guiné 61/74 - P22964: Parabéns a você (2032): José Belo, Cap Inf Ref, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 2381, "Os Maiorais", (Ingoré, Buba, Aldeia Formosa, Mampatá e Empada, 1968/70) e Dr. Mário Bravo, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 6 (Bedanda e Bisau, 1971/72)

12 comentários:

JB disse...

Meu Camarada ,e principalmente Amigo,um grande abraço de parabéns.

J.Belo

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Zé, há quanto a gente se conhece ?... Desde 2005!

Fui, buscar de entre os quase 23 mil postes publicados, o Poste P350, de 14/12/2005, em que te apresentas à Tabanca Grande!...

Guiné 63/74 - P350: Tabanca Grande: A doença da sôdade (José Teixeira da CCAÇ 2381, Empada, 1968/70)

__________

Camarada

Sou mais um antigo combatente da Guiné que trouxe a maravilhosa doença da sôdade.

Estive na Guiné como Enfermeiro entre 1968/70 como cabo enfermeiro na CCAÇ 2381 - Os Maiorais de Empada.

Em Abril deste ano tive a feliciade de voltar às terras por onde passei, com um grupo de amigos entre os quais o Xico Allen (Xico de Empada).

Tenho acompanhado o debate gerado no seu (nosso) Blogue e deparei com um testemunho sobre o drama de Guileje que de algum modo foi o início do fim da guerra.

O autor afirma que gostava de obter algum testemunho por parte do então IN.

No site Guiné Bissau- Contributo, encontrei um texto de um historiador guineese que dá uma perspectiva do outro lado e que com a devia vénia junto (...).

José Teixeira

___________

Como a Tabanca Grande não tinha portas nem janelas, entraste por aqui adentro sem mais cerimónias... E em boa hora, porque tu tens sido dos camaradas que "mais valor acrescentado" tem trazido a este projeto de partilha comum de memórias e de afetos à volta da Guiné e da guerra que nos calhou em sorte (1961/74)...

Tens 364 referências no blogue... És um, duplamente, um "Maioral"... E hoje em dia de festa, em dia de aniversário, eu só tenho que fazer aqui esta homenagem e desejar-te boa continuação da tua caminhada pela picada da vida
fora... E, naturalmente, aceito com todo o gosto, o convite para escrever umas palavrinhas,a título de prefácio, para o teu novo livro de poesia... Parabéns meus e da Alice. Luís

Zé Manel Cancela disse...

Um fraternal abraço de parabens,camarada de Buba
e da Tabanca Pequena......Muita saúde e alegria......

Carlos Vinhal disse...

Amigo Zé Teixeira deixo aqui as minhas felicitações pelo teu aniversário com os votos de excelente saúde e um dia muito feliz junto da tua esposa, filhos e demais familiares.
Abraço do
Carlos

Mário Migueis disse...


Feliz Aniversário!
Um abraço amigo do
Mário Migueis

Hélder Valério disse...

Caro amigo e camarada José Teixeira

Quando comecei a interagir com o Blogue fixei a tua identificação como "esquilo sorridente".
O porquê do "esquilo" não atinei, mas com o "sorridente" isso foi de caras!

Então, neste dia de anos, daqui te envio as minhas felicitações, pelo aniversário, com votos de continuação de boa saúde e um abraço de parabéns.

Hélder Sousa

Anónimo disse...

Que bom fazer anos, Zé Teixeira. Saúde!

Abraço do V. Briote
________________

Manuel Resende disse...

Amigo Zé aqui fica também o meu abraço. Que contes muitos mais e com saúde.
Disse aqui também porque já falámos.

Manuel Resende

admor disse...

Caro Camarigo José Teixeira,

Muitos parabéns e um dia com tudo de bom.

Muita saúde, felicidades e um grande abraço.

Adriano Moreira

José Teixeira disse...

Meus caros camaradas que quiseram estar comigo neste dia em que fiz setenta e seis anos e não sei quantos tenho para viver. Espero que sejam muitos e com vocês todos, mas mesmo todos, por perto para continuarem a comemorar este dia maravilhoso em que eu cheguei.
Ao Zé Belo. Um fraternal abraço de um subordinado que procurou cumprir a missão que lhe foi atribuída. Um grande homem amigo dos seus homens. Exigente e firme. Humano e compreensivo.
Ao Luís Graça que tive o grato prazer de conhecer no Natal de 2005 na Madalena e que a partir dessa altura tem sido uma bela acesa no meu caminho.
Ao Carlos Vinhal e Dina meus vizinhos. Homem que admiro pela constância e sentido de serviço à comunidade combatente.
Ao JM Cancela companheiro desde Buba que com muito prazer me cruzo na Tabanca de Matosinhos.
Ao Helder a quem devo um esclarecimento: No escutismo, escolhi como totém o esquilo pelas suas características; 1º É o agricultor do mundo, porque esconde as sementes na terra para no tempo de fome as ir buscar para se alimentar e, ou se esquece do local ou porque não teve necessidade, permite que no local onde as guardou surjam árvores.
2º Gosta muito de não dar nas vistas. Prefere mais de ver e ouvir. Quando descoberto afasta-se. Um senão, se a fome apertar...
Quanto ao "sorridente" foi um atributo que me foi dado pelos elementos da patrulha a que pertenci na adolescência - A patrulha Águia, cujo lema era "Cada vez mais alto, cada vez, Mais além, Cada vez mais alto".
Ao Mário Miguéis, Virgilio Briote e Manuel Resende E Admor e todos vós os meus agradecimentos com votos de muita saúde e bem-estar.
Zé Teixeira


Anónimo disse...

Caro amigo José Teixeira, aceite um abraço de parabéns com votos de saúde e felicidades ao lado da familia e amigos.

Cherno Baldé

José Teixeira disse...

Cherno, Um abraço teu é uma carícia de um ermon. Jarama anani.