1. Mensagem do Manuel Castro, comentando o conteúdo do anterior post, do António Santos:
É efectivamente uma vergonha. Não há dinheiro!... Quando precisaram de nós tiveram dinheiro para nos arrancarem, no auge da nossa juventude, aos nossos pais, e nos enviarem para uma guerra que não nos dizia rigorosamente nada.~
Um Estado que não tem capacidade de honrar os seus mortos é um Estado sem memória e sem dignidade. Não é Pessoa de Bem.
Eu desconhecia a situação dos nossos Mortos em Bambadinca. Não tive, como gostaria, oportunidade ver a reportagem da RTP1. Pode ser que alguém a tenha gravado e me possa ceder essa gravação.
É recompensador saber que há camaradas cuja nobreza de sentimentos lhe faz lembrar os camaradas que tombaram na frente de combate. Bem hajam!...
Se for preciso contribuir para trazer de volta e entregar às suas famílias os nossos ex-camaradas, eu contribuirei.
Um abraço a todos os tertulianos
Manuel Castro (1)
__________
Nota de L.G.
(1) Sei que o Manuel Castro é da rede de relações do Sousa de Castro e de outros camaradas de Viana do Castelo. Mas na nossa tertúlia não há qualquer referência à sua eventual condição de ex-combatente da Guiné. Se o não for, será um amigo, que faz parte, há muito, da nossa nossa de e-mails. De resto, já tenho recebido mais e-mails dele, nomeadamenet um, de 25 de Maio de 2005 (!), a perguntar de algum de nós (na altuar ainda eram poucos...) conhecia "alguém que tenha feito parte da CART 6254 - Os Presentes (Março de 73/Agosto 74). Fiquei sem saber se o Eng Manuel Castro pertecenceu àquela unidade. Talvez ele ou os seus amigos me possam agoar esclarecer esse assunto.
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
sem duvida que o fu mil manuel castro pertenceu aos presentes da cart 6254 no olossato,pois foi meu camarada. aproveito para lhe mandar um grande abraço e a todos os tertulianos.
Fu Mil Dinis
Efectivamente eu pertenci à cart 6254.Fui o fur. Mecânico.
Gostaria de establecer contacto com o fur Dinis.a quem , desde já, deixo um grande abraço.
Manuel Castro
mcastro@envc.pt
Enviar um comentário