quinta-feira, 25 de abril de 2019

Guiné 61/74 - P19717: XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande (6): Estamos a um mês!... É a 25 de maio, sábado, em Monte Real... Dez razões, camarada, para não dizeres, como na canção dos "Deolinda", "vão sem mim, que eu vou lá ter"... Dez razões para vires connosco: (i) quem nunca lá foi, deve ir pelo menos uma vez na vida; (ii) quem já foi uma vez, deve ir pelo menos duas; (iii) quem já foi mais vezes e gostou, deve lá voltar; (iv) quem não gostou, deve dar o benefício da dúvida e inscrever-se este ano; (v) Monte Real é o centro geodésico de todas as tabancas; etc., etc. Lotação máxima: 200 lugares



XIV ENCONTRO NACIONAL DA TABANCA GRANDE

MONTE REAL, Leiria, Palace Hotel Monte Real


sábado, 25 DE MAIO DE 2019, a partir das 10h00

1. Não demos conta: no dia 23, anteontem, fez anos o nosso blogue. Quinze anos!... Também ninguém nos deu os parabéns... Nem estávamos à espera disso. 


O blogue é como o ar que a gente respira ou a saúde ou a paz ou a liberdade, que reconquistámos no dia 25 de Abril de 1974, há 45 anos atrás: um valor sem preço... 

Só vamos dar conta disso quando essas coisas acabarem, um dia... E, pela lógica e pela ordem natural das coisas, deverá ser o blogue, o primeiro a desaparecer... E espero que o resto nunca nos falte: o ar, a saúde, a paz, a liberdade... De qualquer modo, em relação ao blogue, aqueles que o editamos, escrevemos, comentámos, lemos...já estamos todos cansados, e velhotes...

Quinze anos é uma vida!... Pensando bem são mais anos do que aqueles todos que a guerra durou... São sete comissões na Guiné... E se foi penosa a nossa, a de cada um de nós, que em média não chegava aos dois anos... 

No dia 25 de maio próximo vamos celebrar esta "pequena" efeméride, com a realização do XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande. Em Monte Real, o centro geodésico da Tabanca Grande, que a mãe de todas as tabancas...

É preciso apontar dez razões, no mínimo,  para a gente sair de casa e ir até lá ?

(i) Quem nunca lá foi, deve ir pelo menos uma vez na vida;

(ii) Quem já lá foi uma vez, deve ir pelo menos duas;

(iii) Quem já foi mais vezes e gostou, deve lá voltar;

(iv) Quem não gostou, deve dar o benefício da dúvida e inscrever-se este ano;

(v) Monte Real é o centro geodésico da Tabanca Grande, e de todas as tabancas, equidistante do norte e do sul, do leste e do oeste, de Portugal e do resto do mundo;

(vi) A Tabanca Grande é a mãe de todas as tabancas: não basta ser-se tabanqueiro de Matosinhos, do Centro, da Linha, da Maia, dos Melros, do Porto Dinheiro, de Almada, do Algarve, da Lapónia, etc.;

(vii) O Mundo é Pequeno e a Nossa Tabanca... é Grande;

(viii) Aqui cabemos todos, com tudo o que nos une e até com aquilo que nos separa, do general ao soldado, do operacional ao não operacional, do camarada ao amigo, do periquito ao maçarico e ao checha, do crente ao não crente, do mais branco ao menos branco, do mais novo ao mais velho, do verde ao rubro...

(ix) Pode-se comer, beber, conviver e até dormir e orar;

(x) No céu, dizem, ... não há disto!



As inscrições tem de ser feitas até 8 dias antes da realização do evento, por razões óbvias de logística hoteleira...E precisamos de garantir os 100 (!) lugares... Mas o Joaquim Mexia Alves, da comissão organizadora, é que nos vai dizer o dia e a hora em que terminam as inscrições...


PS1 - Que ninguém diga, como na canção dos "Deolinda", "vão sem mim que eu vou lá ter"... Não, amigos e camaradas da Guiné (ou de outros teatros de operações), venham connosco...Nunca ninguém ganhou guerras sozinho...

PS2 - Ah!, e podem dormir no Palace Hotel de Monte Real (4 estrelas) a preço de amigo e camarada da Guiné...



2. 
Para saber tudo sobre o encontro clicar aqui.


Inscrições:

Carlos Vinhal (Leça da Palmeira / Matosinhos):

carlos.vinhal@gmail.com 


Temos 56 inscritos até ao fim do dia 25 de abril de 2019 [, vd. lista na coluna do lado esquerdo, ao alto]. 

Palmas para estes 56 amigos e camaradas da Guiné que não esperaram pela 23ª hora para se inscreverem, à "boa maneira portuguesa"...  Alguns vêm pela primeira vez, e/ou vêm de longe. 

Contamos com a leal colaboração dos régulos das diversas tabancas para mobilizarem os seus tabanqueiros para este evento, que só se realiza uma vez por ano... 

E esperemos que este não seja o último!...


[ A propósito, recordo sempre a história do "meu pai, meu velho, meu camarada"... Foi expedicionário, na II Guerra Mundial, em Cabo Verde, Ilha de São Vicente, Mindelo... em 1941/43. Pertencia ao 1º batalhão do RI 5 (Caldas da Rainha)... Passou meio século da sua vida a ir todos os anos ao convívio da sua unidade, nas Caldas da Raínha, que até nem era longe da Lourinhã onde vivia, a uns escassos trinta e tal quilómetros... Nunca o lá levei, nem antes nem depois do 25 de Abril... Hoje percebo melhor o seu prazer e a sua necessidade de se encontrar, anualmente, com os seus velhos camaradas de armas...Um dia, já nos "entas",  ele e os seus camaradas, começaram a olhar uns para os os outros: eram seis, menos do que um secção... Nunca mais lá voltaram. E já morreram todos. Minto: ainda está vivo, e mais do que centenário, o ex-furriel miliciano António Caxaria, que lhe dava boleia... Gostava de lhe poder fazer ainda uma homenagem, aqui, no nosso blogue: já fez 103 anos!... Houve um altura que o encontrava, com alguma frequência, aos fins de semana, no restaurante Foz, da Praia da Areia Branca, com o filho, o engº de minas Carlos Caxaria... Que cabeça, que memória!...Era um gosto falar com ele...]

_______________

Nota do editor:

Postes anteriores da série >

20 de abril de 2019 > Guiné 61/74 - P19702: XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande (5): De Nova Iorque com amor, em dia de aniversário de casamento: o João Crisóstomo é o 47º camarada a responder à chamada da mãe de todas as Tabancas... E aproveita para ir, no dia 18 de maio, ao almoço convívio da sua companhia, a CCAÇ 1439 (Enxalé, Portogole e Missirá, 1965/67)... Com ele, são já 47 os inscritos para a Operação Monte Real 2019...

12 de abril de 2019 > Guiné 61/74 - P19671: XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande (4): os melhores exemplos são os que vêm de cima... O novo grã-tabanqueiro, nº 785, o maj gen ref João Afonso Bento Soares, inscreve-se com tempo e vagar e traz com ele o José Ramos, ex-fur mil trms, chefe do posto do STM do Agrupamento de Bafatá (1968-70), um "periquito" que pede também para acomodar-se na mãe de todas as tabancas... A mês e meio do encontro, em Monte Real, há já 45 inscrições!... O normal é a malta deixar tudo para o fim...

1 de abril de 2019 > Guiné 61/74 - P19641: XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande, Palace Hotel de Monte Real, 25 de Maio de 2019 (3): A menos de dois meses, temos 'apenas' 34 inscrições... O que é que se passa, amigos e camaradas da Guiné?... Esta semana, o nosso blogue chega aos 11 milhões de visualizações, e a 23 de abril faz 15 anos de vida!...

8 de março de 2019 > Guiné 61/74 - P19561: XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande, Palace Hotel de Monte Real, 25 de Maio de 2019 (2): Duas baixas de vulto, o David Guimarães (ex-fur mil MA, CART 2716, Xitole, 1970 / 72) e a sua esposa Lígia, um casal histórico de grã-tabanqueiros, residente em Espinho, que, pela primeira vez, desde 2006, falha à chamada!... Mas já temos as primeiras 18 inscrições..

12 de fevereiro de 2019 > Guiné 61/74 - P19492: XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande, Palace Hotel de Monte Real, 25 de Maio de 2019 (1): Primeiras informações e abertura das inscrições (A Comissão Organizadora)

4 comentários:

Anónimo disse...

Caros amigos e camaradas:
Tenho a comunicar o seguinte:
I – Boa notícia:

Sábado dia 27 de Abril, tenho o almoço do meu Batalhão (apenas a CCS) comemorativa dos 50 anos do regresso da nossas férias na Guiné. Em Agosto haverá a comemoração a nível de Batalhão, em Tomar, terra que nos mobilizou e nos recebeu de volta em 10 de Agosto.
Recebo o convite-aviso dos camaradas, mas não estava em condições de ir a este encontro, por muitas e variadas razões, não de doenças graves, mas pela razão da ‘velhice’ que me impõem muitas restrições às minhas deslocações e convívios. Não respondi à chamada, para não chocar ninguém, nem ter de dar explicações.
Hoje recebi 3 chamadas telefónicas, que evitei atender, mas acabei por falar com eles. Eram 3 dos muitos camaradas, que resumidamente me transmitem que ‘não permitem a minha ausência’. E mais, notificaram-me que vinham cá a minha casa, levarem-me como um ‘detido’ numa carrinha celular, para estar presente, isto é não me dão ‘licença de fim de semana’.
No Sábado, isto é, depois de amanhã, lá tenho que estar pronto com armas e bagagens para me apresentar ao ‘rancho geral’ que por acaso é Leitão. Por muitas razões que apresentasse, não aceitam, e ameaçam-me ‘com prisão’ se faltar.
São os meus companheiros e camaradas, não o Major Henriques, mas os meus soldados condutores, alem do mais, a maioria, são os furriéis, sargentos e praças. Não pude arranjar mais desculpas, nem eles merecem esta minha indiferença, pois dizem eles, que sem ‘O alferes Teixeira’ o melhor amigo deles, não havia festejos dos 50 anos. Isso sensibilizou-me, e não os quero deixar tristes e desiludidos.
Informaram que vai estar presente também o Coronel Aparício (ex-capitão comandante da CCAÇ1790) da nossa companhia de Madina do Boé. Tenho que me levantar cedo, pois vem uma equipa com uma carrinha buscar-nos a casa, fazendo uns largos quilómetros a mais, e trazem-me até casa. Não os posso defraudar, estes são os meus militares, não de Abril, mas de sempre. Pela primeira vez os tratei por tu, o que nunca tinha feito antes.

II – Má notícia:
Em relação à minha participação no encontro dos meus ‘camaradas do Blogue’ em Monte Real, não vou estar presente, e tenho razões de fundo para isso, além da velhice que já não pega, tenho nesse dia – 25 de Maio – o meu aniversário de casamento, os 49 anos, para o qual tenho outros projectos.
Por isso informo que não estarei presente neste encontro, por motivos mais que óbvios.
Os meus parabéns pelos 15 anos do Blogue, não sou dos velhos do Restelo, mas ainda haverá mais encontros, se Deus o quiser.
Desejo desde já que tudo corra bem e vou acompanhando os acontecimentos.

Um bom fim de dia do 25 de Abril, para quem segue esta efeméride.
Abraço, do vosso amigo, sempre polémico,
Virgilio Teixeira,
Aqui da Tabanca de Vila do Conde.
Em, 2019-04-25.


Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado, Virgílio... Com certeza que haverá mais encontros nacionais da Tabanca Grande, em Monte Real, e muitos mais das outras tabancas, incluindo a de Matosinhos, que é uma das que está mais perto de ti... e onde já foste, uma vez, comigo presente.

Obrigado pelo comentário e pela explicação dos motivos por que não poderás estar connosco em Monte Real, em 25 de maio. Claro que a família está primeiro, e os camaradas de unidade, também. Pessoalmente, estava com alguma (secreta) esperança de te ver este ano em Monte Real. O teu vizinho Carmelita, mais a esposa, costuma vir.

De qualquer modo, registo, com satisfação, a criação de mais uma tabanca, a de Vila do Conde. Tens que oferecer um copo, quando eu lá for... E para poderes ser investido no honroso cargo de régulo, tens que arranjar mais um ou mais tabanqueiros...

A vida é assim, temos que fazer opções. Os meus camaradas de Bambadinca, 1968/71, também se reunem no Porto, nesse dia, 25 de maior, e eu não vou poder estar lá, com muita pena minha... O 1º encontro foi em 1994, em Fão, Esposende... Dessa vez fui lá, mas tenho ido a poucos convívios, em vinte e tal edições desde essa data.

Um grande abraço, um grande convívio para o pessoal do teu batalhão, e uma festa amorosa de casamento. Para o ano fazes as boas de ouro, esperemos cá estar todos para te cantar os parabéns.

Quanto ao resto, não tens que ser (e muito menos pedir desculpa por ser) polémico... Como sabes, o nosso blogue não foi criado para alimentar polémicas (nomeadamente sobre "temas fracturantes" da nossa história recente, como o 25 de Abril e a descolonização...) entre os amigos e camaradas da Guiné, o que não quer dizer que tenhamos que ler todos pela mesma cartilha...

Felizmente que o blogue é plural, e usamos, cada um de nós, os nossos "olhos" e "óculos" próprios para ver e ler a realidade... Aqui não não há "olhos" e"óculos" emprestados. Se fossemos uma "seita", uma "igreja", um "partido", aí, sim, não haveria lugar para o pluralismo, seria a "unicidade"... político-ideológica!...

A única "limitação à liberdade" de pensamento e expressão de cada um de nós, no blogue, é a do respeito pelas dez regras de conduta, que já sabes quais são, e que cada de um de nós aceita ao inscrever-se na Tabanca Grande...

Boa continuação das festas!... O editor Luís Graça, teu amigo, camarada e mano (fazemos anos no mesmo dia). Sem polémica.

PS - Um beijinho à Manela, que é uma santa, porque te atura há mais de meio século...

Anónimo disse...

Obrigado pelas tuas palavras, é sempre um gosto ler o que escreves, sobre todos.
Aquela da Tabanca de Vila do Conde, não existe nada, fui eu a dizer que escrevia de Vila do Conde, esta terra que mais parece uma Tabanca, e nada mais, não ia agora fazer concorrência à velhice, mas para a frente.
Deves estar admirado por estar a escrever a esta hora, num momento em que devia estar junto da passarada toda do meu - do que resta - do meu batalhão.
Não fui por várias razões, que depois explico em off.

De qualquer modo, e isto posso dizer, o Ermesinde, o soldado condutor que me ensinou a conduzir e responsável pela minha carta de condução, tirada em 15 de Julho de 69, a poucos dias de embarcar de regresso, falei na nossa Tabanca. Diz ele que há uns anos, 9 ou 10, estavam vocês em velocidade cruzeiro, e a propósito de desastre do Cheche - o maior de sempre em toda a nossa guerra - ele viu algo sobre Madina do Boe, e escreveu para ti, ou para o Blogue, explicando, ou melhor esclarecendo que a nossa CCaç1790, era do seu Batalhão, e ele como condutor de pesados, foi lá, até ao Cheche, várias vezes emj colunas de reabastecimento, as tais que eu filmei e nunca esqueci. Depois, isto foi pelo telefone, ele disse que rectificaram a noticia. Ainda bem, ele é dos melhores gajos que conheci, hoje bem na vida, vai ao almoço no seu luxuoso e novo Mercedes topo de gama.
O Ermesinde, chama-se 'Arlindo' não sei o resto.

Depois conto tudo por email.

Uma boa continuação, de um bom dia.

Virgilio Teixeira


Anónimo disse...

A minha malta mandou-me várias mensagens por sms, e na hora de bufar ao bolo, ligaram-me por telefone, para estar presente, mesmo que não fisicamente.
Infelizmente a minha má disposição levou-me para a cama e estava a dormir na sala com um filme na TV, só vi a chamada na hora de jantar. Sentiram muito a minha falta, é desta malta que eu gosto mesmo.

Conheci a história de um camarada do meu Batalhão, Spinolista a 120%, que o acompanhou em todo o percurso do chamado 'golpe de estado' em 25A. Pertenceu aos quadros do MDLN, e acabou fugido junto com Spinola e uns 25 oficiais, para Espanha, onde estiveram à Guarda de Isabel, filha de Juan Carlos, e por ali ficaram uns meses, Nunca foi para o Brasil, nem Spinola, como diziam por aí.

Este amigo teve a 'visita' em sua casa dos bandalhos do COPCON, que lhe levaram todo o material que ele tinha. Foi o que acabei de saber, tem uma história fantástica destes acontecimentos até ao 25 de Novembro, com a derrota dos 'comunas'.
Mas ele não participa em nada das redes sociais.

Virgilio Teixeira