Foto nº 6A > Belíssima imagem!... Um dos mais belos sorrisos (e seios) de bajuda do Gabu, que temos aqui publicado...
F6 – Uma bela bajuda lavadeira, até tirou o vestido para baixo, fui eu de certeza que lhe pedi, e outra mais novinha ao lado, e os seus rapazes a controlar tudo. Nova Lamego, Outubro 67.
Guiné > Região de Gabu > CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) > Fonte de Nova Lamego > Fotos do álbum do Virgílio Teixeira, ex-alf mil SAM. (*)
Fotos (e legendas): © Virgílio Teixeira (2018). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
1. O que é que cada um de nós vê na foto nº 6A ?
(i) Cherno Baldé:
Fotos (e legendas): © Virgílio Teixeira (2018). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
(i) Cherno Baldé:
Na foto n.6A está uma Bajuda de Gabu, de etnia indefinida, a quem o Virgílio deve ter pedido para mostrar os seios para a fotografia, pois a posiçao do braço preso pela manga do vestido e a cara da mesma mostram que ela acedeu ao pedido sem grandes contrariedades, mas claramente embaraçada e pouco à vontade.
É isto que significa aquilo que parece ser um sorriso, mas que significa ao mesmo tempo uma cedência/recusa desafiante.
Explicando melhor: a posição dos lábios mostram desprezo pelo acto em si, sinalizado com a emissão de um som característico, ao mesmo tempo que os seus olhos brilhantes lançam um desafio ao Virgílio como quem diz: 'Era isto que querias, seu desavergonhado e depois?!'...
(ii) O dono da foto (e da máquina que tirou a foto), o Virgílio Teixeira, esclarece o contexto: "Uma bela bajuda lavadeira, até tirou o vestido para baixo, fui eu de certeza que lhe pedi, e outra mais novinha ao lado, e os seus rapazes a controlar tudo. Nova Lamego, Outubro 67".
(iii) Em legenda complementar, o editor do blogue, comenta: "Belíssima imagem!... Um dos mais belos sorrisos (e seios) de bajuda do Gabu, que temos aqui publicado"...
2. Todos o(s) olhar(es) é(são) "etnocêntrico(s)"... O do Virgílio Teixeira, português, o do Cherno Baldé, guineense, o do editor, o do leitor... Toda a comunicação é complexa, em todas as espécies animais... A comunicação humana é ainda mais complexa porque junta à "natureza" a "cultura"... Comunicamos por sistemas de signos, a língua, a fotografia, a música, os cheiros, suportados por códigos próprios (linguísticos, icónicos, musicais, sensoriais, etc.), que não são universais...
Uma foto não é a "realidade", mas um signo (ou um conjunto complexo de signos) que estabelece uma "relação" entre um significante e um significado... Algo que "fala" pela realidade...
(iii) Em legenda complementar, o editor do blogue, comenta: "Belíssima imagem!... Um dos mais belos sorrisos (e seios) de bajuda do Gabu, que temos aqui publicado"...
2. Todos o(s) olhar(es) é(são) "etnocêntrico(s)"... O do Virgílio Teixeira, português, o do Cherno Baldé, guineense, o do editor, o do leitor... Toda a comunicação é complexa, em todas as espécies animais... A comunicação humana é ainda mais complexa porque junta à "natureza" a "cultura"... Comunicamos por sistemas de signos, a língua, a fotografia, a música, os cheiros, suportados por códigos próprios (linguísticos, icónicos, musicais, sensoriais, etc.), que não são universais...
Uma foto não é a "realidade", mas um signo (ou um conjunto complexo de signos) que estabelece uma "relação" entre um significante e um significado... Algo que "fala" pela realidade...
A foto nº 6A não é apenas a de uma lavadeira, bajuda, do Gabu, no leste da Guiné-Bissau (hoje, no passado, Guiné, colónia portuguesa em guerra...) que mostra os seios a um militar português, a aparentemente a pedido deste, "para a fotografia"...
O Virgílio Teixeira acrescentaria: "naturalmente, sem pudor"... E o nosso editor viu, ingenuamente, um "belo sorriso"... O Cherno Baldé, por seu turno, dá importância à "postura corporal" e diz que aquele aparente sorriso denota ao mesmo tempo "uma cedência/recusa desafiante".
É a leitura mais atenta, mais rica mas também a mais arriscada, podendo suscitar "contraditório". Não deixa de ser tão "etnocêntrica" como a do Virgílio... Mas o Cherno tem, por si, a vantagem de pertencer à mesma cultura da bajuda fotografada:
(...) A posição dos lábios mostram desprezo pelo acto em si, sinalizado com a emissão de um som característico, ao mesmo tempo que os seus olhos brilhantes lançam um desafio ao Virgílio como quem diz: 'Era isto que querias, seu desavergonhado e depois?!' (...)
No nosso entender, o sorriso da bajuda pode ser tão enigmático como a da Giaconda...
Caro/a leitor(a): é a tua vez...Acrescenta a tua legenda à foto nº 6A.
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Notas do editor:
(*) 27 de novembro de 2018 > Guiné 61/74 - P19238: Álbum fotográfico de Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (São Domingos e Nova Lamego, 1967/69) - Parte LIII: As fontes e as lavadeiras de Nova Lamego
(**) Último poste da série > 31 de outubro de 2018 > Guiné 61/74 - P19151: Fotos à procura de...uma legenda (109): a GNR de ontem e de hoje, na Feira Saloia da Lourinhã, no passado dia 27 de maio de 2018... Ou os uniformes que também contam histórias... (Luís Graça)
No nosso entender, o sorriso da bajuda pode ser tão enigmático como a da Giaconda...
Caro/a leitor(a): é a tua vez...Acrescenta a tua legenda à foto nº 6A.
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Notas do editor:
(*) 27 de novembro de 2018 > Guiné 61/74 - P19238: Álbum fotográfico de Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (São Domingos e Nova Lamego, 1967/69) - Parte LIII: As fontes e as lavadeiras de Nova Lamego
(**) Último poste da série > 31 de outubro de 2018 > Guiné 61/74 - P19151: Fotos à procura de...uma legenda (109): a GNR de ontem e de hoje, na Feira Saloia da Lourinhã, no passado dia 27 de maio de 2018... Ou os uniformes que também contam histórias... (Luís Graça)