quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Guiné 63/74 - P3523: Blogues da Nossa Blogosfera (6): Solidários com o portal Guerra do Ultramar, do António Pires


O António Pires, criador e editor do portal Guerra do Ultramar: Angola, Guiné e Moçambique (também conhecido por Ultramar Terraweb), disse-me ontem, ao telefone, ter sido vítima de 3 ondas de ataques de vírus informáticos, de origem desconhecida, o que o obrigou, a 23 do corrente, a encerrar temporariamente a sua página, alojada no Terraweb.biz. (*)
Natural de Vendas Novas, e residente no Montijo, o António Pires foi em rendição individual para Moçambique, como Fur Mil, colocado Chefia do Serviço de Material, Quartel General, RMM (1971/73).
Está tão chocado como nós: diz que não tem inimigos e não faz mossa a ninguém, pelo contrário tem ajudado muitos camaradas e familiares de camaradas que fizeram a guerra do Ultramar a reorganizar as suas memórias e a reencontrar-se uns aos aoutros...

1. Mensagem do António Pires (hoje, 10h26)

Bom dia, caro Luís Graça,
Na sequência da nossa conversa, via telefone, venho solicitar que me indiques uma morada para onde posso enviar os 2 CD [que te prometi]

Obrigado.
Um Abraço
António Pires
ultramar.terraweb


2. Comentário de L.G.:

Conforme ele me confidencipou ontem à noite, pelo telefone, foi vítima de três ataques de vírus informáticos no espaço de uma semana, obrigando-o a interromper, temporariamente, o portal. Ele tem um domínio próprio e um servidor com capacidade de 5 GM (http://www.terraweb.biz/ ).

Não há razões objectivas para esta maldade... O Pires quer apenas ser útil á comunidade dos antigos camaradas da guerra do Ultramar, quer tenham estado em Moçambique, em Angola, na Guiné, ou noutros territórios...

De momento, ele está a fazer o balanço da situação... Entretanto, o portal fica temporariamente suspenso. Mas às tantas uma pessoa entra em paranóia... Está identificar e a reparar eventuais estragos e a tomar balanço. Sabemos, no entanto, que não vai ceder à chantagem de ninguém. Ele tem a nossa solidariedade e apoio.


3. Logo a seguir mandei-lhe o seguinte mail:

António:

Obrigado pelo teu telefonema de ontem á noite e pela gentileza da tua oferta. Fico feliz por saber que não te deixaste abater pela adversidade. Depois de tomares as devidas previdências (incluindo a feitura de cópias de segurança de todo o material), vais voltar em força, para alegria de todos os camaradas e amigos, dos da Guiné e das outros TO da Guerra do Ultramar, que apreciam o teu trabalho e que visitam o teu portal...

Aproveito para te convidar a integrar a nossa
Tabanca Grande: tens a oportunidade de falares um pouco mais de ti e do teu portal, mesmo para aqueles - muitos de nós - que o visitam regularmente... Sabemos pouco do ex-Fur Mil Pires que andou por Nampula e pelo Niassa... e que em 2006 decidiu meter-se nestas ciberandanças...

Se tiveres tempo e pachorra, escreve-nos um bilhete postal e manda as tuas duas fotos da praxe (uma de ontem e outra de hoje)... És um homem de muitos Seres, Saberes e Lazeres, gostava de te pôr nesta nossa série...Poderia ser também a nossa maneira peculiar de reconhecer e divulgar o teu trabalho...

Aqui tens, a seguir, os meus contactos e o meu endereço postal. Um bom resto de semana (...)

4. Entretanto, temos recebido mais mensagens, na nossa Caixa de Correio, de solidarieddae ao portal Guerra do Ultramar:


(i) Do Abreu dos Santos (25 de Novembro de 2008, 16h03):

Luís Graça & Camaradas da Guiné,

Para conhecimento, reproduz-se msg remetida a António Pires
sucessivamente replicada em

http://ultramar.forumeiros.com/comentarios-f9/ultramarterraweb-em-licenca-sabatica-t140.htm

http://lestedeangola.weblog.com.pt/arquivo/266728.html

http://cart3514.blogspot.com/2008/11/blog-wwwultramarterrawebbizindexo1htmte.html

[domingo 23Nov2008 23:42]

Caro Amigo, Companheiro, António Joaquim Pires,

Acabo de regressar da sua página.

Apesar de conhecedor das sucessivas e cada vez mais subtis pressões e insidiosos métodos aos quais tem estado sujeito, por força da sua exemplar isenção e do seu acendrado patriotismo, reflectidos ao longo dos últimos dois anos e meio de profícua - e em alguns casos, ciclópica - construção e permanente melhoria da sua página pessoal da internet - Ultramar.TerraWeb.biz -, mas que apesar de projecto pessoal entendeu por bem alargar à comunidade de veteranos, da n/recente conversa sobre o assunto, sinceramente, não esperava tão triste desfecho.

Estou sem palavras e, com um nó no estômago, lhe escrevo estas breves linhas.

Como sabe, tem toda a minha solidariedade. E, como também sabe, pode sempre continuar a contar com a minha colaboração, incondicional.

Ao seu dispôr.
Receba um abraço, doAbreu dos Santos


(ii) Do Júlio Pinto (25 de Novembro de 200, 17h31)


Assunto - Guerra do Ultramar Terraweb


Embora não tenha estado na Guiné mas sim em Angola, mas como já me dirigi a vós para saber notícias da CCAÇ 797 (Furriel Júlio Lemos) em que os Tertulianos da Tabanca me ajudaram, em especial o Santos Oliveira, tomo a liberdade de me dirigir novamente a vós par manifestar a minha revolta por saber, através da Tabanca, que o site da Guerra do Ultrama (Terraweb) foi encerrado e que há alguém a querer calar a voz aos ex-combatentes que são os miúdos na geração de 60 que fizeram a guerra e agora há a preocupação de os calar.

Quem será? Algum puto destes que agora sabem tudo e estão no poleiro e que quando nós andávamos a comer o capim e o pão que o diaboa massou ? Ainda devia andar no c ... dos franceses, como se diz no NORTE, carago.

Ninguém nos pode calar.

Desculpem o tempo que vos ocupo, recebei um abraço deste ex-combatene de Angola para os ex-combatentes da Guiné e, se me permiteis, para os de Moçambique também.

Um abração

Júlio Pinto
Ex- 2º sargento Mil
da CART 1769 - Angola


(iii) Do Carlos Coutinho, 26 de Novembro de 2008 (17h05)

Caro Luis Graça:

Lamento incomodá-lo, mas estou mais que fdd, sabe dizer algo acerca
do fecho da Guerra Ultramar?

Não se consegue contactar o camarada A.P.

Um Alfa Bravo

Carlos Coutinho


__________

Nota de L.G.

(*) Vd. poste de 24 de Novembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3513: Blogues da nossa blogosfera (5): Quem quer calar o portal Guerra do Ultramar ? (José Martins / Luís Graça)

Sem comentários: