sábado, 11 de julho de 2015

Guiné 63/74 - P14863: Tabanca Grande (470): Carlos Manuel Baptista Nunes, ex-Marinheiro Fuzileiro Especial do DFE 8 (Ganturé, Cacheu e Gampará, 1971/73)

1. Mensagem do nosso camarada e novo amigo, Carlos Manuel Baptista Nunes, Marinheiro Fuzileiro Especial do DFE 8, Ganturé (Begene), Cacheu e Gampará, 1971/73, com data de 29 de Junho de 2015:

Camarada
Aqui estou, a juntar-me a este - já vasto - grupo!

Carlos Manuel Baptista Nunes
Marinheiro Fuzileiro Especial N.º 288/70
Unidade: Destacamento n.º 8 de Fuzileiros Especiais
Guiné 1971/1973
Ganturé (Begene), Cacheu e Gampará

Atualmente aposentado.
Servi no Corpo de Fuzileiros, de Janeiro de 1970 a Setembro de 1980.
Polícia Marítima: De Setembro de 1980 a Junho de 2006

Com um abraço
Carlos Baptista


2. Comentário do editor:

Caro camarada Carlos Baptista
É uma subida honra receber nesta tertúlia um combatente da nossa muito honrosa Marinha de Guerra Portuguesa. Em maioria, por aqui, somos combatentes do Exército, pelo que alguém do ar ou da água é especialmente bem recebido. Aqui tens a vantagem de não precisares de colete salva-vidas ou paraquedas porque a nossa Tabanca está sediada em terra firme.

Como sabes, este Blogue tem como finalidade o registo, na primeira pessoa, de memórias de ex-combatentes da Guiné. Depoimentos de pessoal da Marinha há relativamente poucos, uma vez que além dos camaradas Manuel Lema Santos e Pedro Lauret, ex-Imediatos da LFG Orion,  não me lembro de outras colaborações. Será que tu estás disposto a relembrar e a escrever sobre a actividade da Marinha de Guerra naquela terra de chão vermelho e águas turvas, especialmente sobre os nossos valorosos Fuzileiros?
Já agora, quero pedir-te que me esclareças o seguinte: referes Ganturé (Begene). Este Begene é algum local próximo de Ganturé ou quererás dizer Bigene? Vê as localizações nas respectivas Cartas, é só clicares em cima.

Para veres o que temos sobre o DFE 8 clica neste link.
Como podes verificar temos só 5 entradas pelo que tu poderás aumentar o registo de memórias da tua Unidade neste Blogue. Grande responsabilidade te propomos..

Disponibilizando-nos desde já para qualquer informação adicional, deixo-te, em nome da tertúlia e dos editores Luís Graça, Eduardo Magalhães Ribeiro e eu próprio, um abraço de boas-vindas.

O teu camarada e novo amigo
Carlos Vinhal
____________

Nota do editor

Último poste da série de 8 de julho de 2015 > Guiné 63/74 - P14850: Tabanca Grande (469): Tibério Borges, ex-Alf Mil Inf MA da CCAÇ 2726 (Cacine, Cameconde, Gadamael e Bedanda, 1970/72)

1 comentário:

Hélder Valério disse...

Caro camarada Carlos Nunes

Muito bem vindo a este grupo.
Não temos um pensamento unânime.
Não temos uma 'orientação' política e social.
É certo que a injustiça ainda nos indigna e reagimos a isso.
Mas, o que aqui se dá como maior valor, é mesmo o repositório das memórias, dos relatos, preferencialmente os da 'primeira pessoa'.
Pode acontecer que estejamos a escrever 'para dentro', que poucos, para além dos que estiveram directamente envolvidos, nos leiam (não é bem assim, pois são vários os indicadores que nos mostram que são muitos os que nos acompanham e até nos 'vigiam'), mas a nossa intenção é deixar para os vindouros o registo das nossas memórias.
O que depois fazem com isso já será opção deles. Não podem é dizer que "não sabiam"!

Quanto à indicação do nosso amigo Carlos V de que os representantes da nossa Marinha serem poucos, é verdade, sim senhor mas, para além dos que ele refere, Pedro Lauret e Manuel Lema Santos, também me lembro, assim de repente, de João Menezes e José Macedo, ambos 2º Ten. Fuz. do DFE 21.

Bem vindo!

Abraço
Hélder S.