sexta-feira, 11 de junho de 2021

Guiné 61/74 -P22274: O nosso livro de visitas (211): João Rodrigues Lobo, ex-alf mil, PTE - Pelotão de Transportes Especiais, Batalhão de Engenharia nº 447 (Bissau, 1968/71)


Guiné > BIssau > BENG 447 > Pelotão de Transportes Especiais (PTE) >  Dezembro de 1968 / Janeiro de 1971 > Alguns dos camaradas que cumpunham o pelotão... Presumimos que o João Rodrigues Lobo é o elemento, de óculos, vestido à civil, na segunda fila (LG).


Guiné > BIssau > BENG 447 > Pelotão de Transportes Especiais (PT) >  Dezembro de 1968 / Janeiro de 1971 > Alguns dos camaradas que cumpunham o pelotão...  O João Rodrigues Lobo  é  o elemento, de óculos, vestido à civil, na segunda fila (LG).



Guiné > BIssau > BENG 447 > Pelotão de Transportes Especiais (PTE) >  Dezembro de 1968 / Janeiro de 1971 > Mais uma foto de grupo.



Guiné > BIssau > BENG 447 > Pelotão de Transportes Especiais (PTE) >  Dezembro de 1968 / Janeiro de 1971 > Viaturas e motoristas


Guiné > BIssau > BENG 447 > Pelotão de Transportes Especiais (PTE) >  Dezembro de 1968 / Janeiro de 1971 > Revista das viaturas


Guiné > BIssau > BENG 447 > Pelotão de Transportes Especiais (PTE) >  Dezembro de 1968 / Janeiro de 1971 >  Um coluna de viaturas



Guiné > BIssau > BENG 447 > Pelotão de Transportes Especiais (PTE) >  Dezembro de 1968 / Janeiro de 1971 >  Convívio do pessoal (I)


Guiné > BIssau > BENG 447 > Pelotão de Transportes Especiais (PTE) >  Dezembro de 1968 / Janeiro de 1971 >  Convívio do pessoal (II)



Guiné > BIssau > BENG 447 > Pelotão de Transportes Especiais (PTE) >  Dezembro de 1968 / Janeiro de 1971 > Natal de 1969



Guiné > Bissau > BENG 447 > Pelotão de Transportes Especiais (PTE) >  Dezembro de 1968 / Janeiro de 1971 > Imposição das Medalhas Comemorativas das Campanhas da Guiné, pelo comandante do batalhão, ten cor eng  JOão António Lopes da Conceição. Na fotio à direita, o alf mil João Rodrigues Lobo.


Fotos (e legendas): © João Rodrigues Lobo (2021). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Joaquim Costa / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem do nosso leitor e camarada João Rodrigues Lobo, ex-alf mil, PTE/BENG 447 (Bissau, 1968/71):

Data - 10 jun 2021 21:57
Assunto - Camaradas da Guiné


Bom dia,

Passei pelo vosso ou "nosso" blog e vi que Luis Graça é da Lourinhã, aqui tão perto de Torres Vedras onde resido e onde vou por vezes.

Navegando pelo blog,  vi algumas referências ao BENG 447 onde fui Alferes Miliciano de dezembro de 1968 a janeiro de 1971 ( 3 natais!).

Hoje, 10 de junho, ao ver as cerimónias militares, vendo os antigos combatentes, recordei-me daqueles tempos e dos meus camaradas.

Cinquenta e dois anos depois.  fui ver o meu álbum de recordações, de onde destaco as fotos que vos envio a seguir. Éramos todos um bocadinho mais novos mas talvez nos recordemos uns dos outros-

Todos deram o seu melhor contributo no Pelotão de Transportes Especiais (PTE) do Batalhão de Engenharia (BENG 447) onde a sã camaradagem prevaleceu.

E, até o tenente coronel Lopes da Conceição nos colocou a medalha comemorativa das campanhas da Guiné.

Julgo que os camaradas fotografados não se devem opor a que as fotografias saiam no vosso blog. (Eramos tão novinhos que já ninguém nos reconhece...).

Os melhores cumprimentos,
Rodrigues Lobo



Capa do livro "A Engenharia Militar na Guiné - O Batalhão de Engenharia". Coord. Gabinete de Estudos Arqueológicos da Engenharia Militar. Lisboa : Direcção de Infraestruturas do Exército, 2014, 166 p. : il. ; 23 cm. PT 378364/14 ISBN 978-972-99877-8-6. Índice da obra: ver aqui.

[Cortesia de Nuno Nazareth Fernandes].


2. Comentário do editor LG:

Meu caro João, Vejo que, para além da Guiné, temos mais afinidades. Como costumamos dizer, o Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande!

Numa breve pesquisa na Net, verifiquei que foste condiscípulo do Jaime B, Serra, no Externato Ramalho Ortigão (ERO). O ilustre caldense tem meia dúzia de referências no nosso blogue. Há 4 anos atrás tive a oportunidade de o conhecer pessoalmente e o grato prazer de com ele partilhar fotos do nosso blogue, respeitantes aos expedicionários a Cabo Verde, durante a II Guerra Mundial, para a exposição do 1º centenário do escritor leiriense Manuel Ferreira (1917-1992), inaugurada no museu José Malhoa, Caldas da Rainha, em 18 de julho de 2017.

Independentemente disso, somos estremenhos, e vizinhos, tu de Torres Vedras, eu da Lourinhã.

Fico feliz pela tua visita e partilha de fotos do teu álbum. Estive no CTIG,  de finais de maio de 1961 a março de 1971, integrando uma companhia do recrutamento local, a CCAÇ 12, que esteve adida a Bambadinca (BCAÇ 2852 e BART 2917). Nos dias em que  lá dormia, dormia em excelentes instalações construídas pelo BENG 447, salvo erro em 1968...

Por outro lado, temos alguns camaradas   que pertenceram ao BENG 447, como o ex-cap mil art  Fernando Valente (Magro), que é de 1970/72, ou o Nuno Nazareth Fernandes, ex-alf mil, e também radialista no PIFAS) ou o José Nunes, ex-1º cabo mecânico auto electricista. 1968/70. 

Temos, na Tabanca Grande,  mais malta que passou pelo BENG 447, em 1971, como o Luís R. Moreira, ex-alf mil sapador, CCS/BART 2917. (No mesmo, e local, no reordenamento de Nhabijões, em 13 de janeiro de 1971, caímos os dois em duas minas anti-carro, diferentes,  no o espaço de duas horas...O Luís R. Moreira foi evacuado para o HM 241 e foi depois transferido para o BENG 447.)

Mas há mais malta que foi transferida para o BENG 447:  por exemplo, o Jorge Silva, ex-fur mil, CART 2716 / BART 2917 (Xitole, 1971/72) e depois BENG 447 (Bissau, 1972/73). Era de rendição inidvidual.

Por outro lado, podes ter estado, tu e/ou alguns dos homens do teu pelotão, "atascado", comigo, em 23/24 de novembro de 1969, na estrada Xime-Bambadinca, aquando do "transporte especial" da autogrua Galion, desembarcada no Xime e  destinada ao porto fluvial de Bambadinca. Foi a CCAÇ 12 que montou a segurança.







Guiné > Zona leste > Região de Bafatá > Setor L1 (Bambadinca) > CCAÇ 12 (1969/71) > Estrada Xime-Bambadinca > 23 de novembro de 1 > A famosa autogrua Galion (*), desembarcada no Xime, em LDG, e fornecida pela Engenharia Militar para operar no porto fluvial de Bambadinca... Atascada, no final da época das chuvas... junto à bolanha de Samba Silate, antes de Nhabijões, dois topónimos de má memória para muitos de nós que andámos por aquelas paragens.

Fotos (e legendas): © Humberto Reis (2006). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


Nas fotos acima, estão assinalados, com cercadura a amarelo, dois oficiais que muito provavelmente seria do BENG 447, e que terão acompanhado o delicado transprote desta enorme autogrua, Vê-se um capitão em cima da Galion, em camisa de manga curta e quico camuflado. E na outra foto, de costas, um major, também de quico camuflado. Há uns amos atrás (*), pus a hipotese de ser o então  2º comandante do BENG 447... Sabemos, pela história do BCAC 2852 (Bambadicna, 1968/70), que por essa altura esteve lá, em serviço, esse oficial supeior....

João, queres acrescentar alho mais a esta legenda ?

Enfim, todo este paleio é só para reforçar o nosso convite para que fiques aqui, enter nós, por mais tempo, como membro (registado) da Tabanca Grande ... Entre vivos e mortos somos já 840...E tu pdoes ser o 841,se na volta do correio me mandares as duas fotos da praxe, tipo passe, uma do "antigamente"# e outra mais atual... Porque a tua apresentação, essa, está feita (***).

Mantenhas. Luís Graça



Guiné > Zona leste > Região de Bafatá > Setor L1 > Bambadinca > CCS/BART 3873 (1972/74) > Novembro de 1973 > Porto fluvial de Bambadinca > A autogrua Galion a operar.

A grua móvel hidráulica Galion 125 devia levantar cerca de 12,5 toneladas. Era construida pela famosa empresa norteamericana Galion Iron Works and Manufacturing Company, fundada em 1907, no Ohio. 

Foto (e legenda): ©  Jorge Araújo (2014). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



3. Ficha de unidade > Batalhão de Engenharia n." 447 . [ Tem cerca de 9 dezenas de referências no blogue
 ]


Identificação: BEng 447
Cmdt:
TCor Eng João Carlos Câncio da Silva Escudeiro
TCor Eng Raul Brito Subtil
Maj Eng José Fernando Lopes Gomes Marques
TCor Eng Fernando Gouveia de Morais Branquinho
TCor Eng Bernardino Pires Pombo
TCor Eng João António Lopes da Conceição
TCor Eng Manuel Francisco Rodrigues Fangueiro
TCor Eng Alberto da Maia Ferreira e Costa

2.° Cmdt:
Maj Eng José Fernando Lopes Gomes Marques
Maj Eng Eduardo Luís Afonso Condado
Maj Eng Alípio António Piçarra Diogo da Silva
Maj Eng Luís António dos Santos Maia
Maj Eng Manuel Francisco Rodrigues Fangueiro
Cap Eng José Pedro de Sá Morais Marques
Maj Eng Manuel Augusto da Silva Dantas

Divisa: "Que a tamanhas empresas se oferece"
Início: OlJul64
Extinção: 140ut74

Síntese da Actividade Operacional

Foi constituído a partir de lJu164, integrando todos os elementos de Engenharia então existentes na Guiné, vindo sucessivamente a integrar uma companhia de comando, uma companhia de serviços, uma companhia de construções, uma companhia de Engenharia e um pelotão de transportes especiais e expedição, sendo considerada uma unidade da guarnição normal da Guiné.

O comandante do BEng foi simultaneamente comandante da Engenharia da Guiné e chefe da delegação do Serviço de Fortificações e Obras Militares.

Executou a construção e reparações em aquartelamentos de carácter permanente e semi-permanente, incluindo edifícios e construções especiais e de que e destacam edifícios de comando, casernas, armazéns de depósitos, paióis, oficinas, enfermarias e abrigos, bem como procedeu à electrificação de aquartelamentos e construção de centrais eléctricas e depósitos de armazenamento de água e ainda da rede dupla de arame farpado de Bissau.

Em colaboração com as Obras Públicas da Guiné, procedeu à construção de estradas com revestimento a alcatrão num total de 520 Km, dos quais 241,35 km competiram exclusivamente ao BEng, e ainda de 71 km de estrada sem revestimento de alcatrão e também as pontes de Saltinho e Bafatá.

Forneceu ainda a equipagem e manutenção das jangadas de João Landim, S. Vicente e Farim e ministrou a instrução e formação de pessoal indígena nas especialidades de pedreiro, carpinteiro, canalisador, electricista e operador de máquinas de terraplanagem.

Em 140ut74, após entrega das instalações e dos equipamentos, o batalhão foi desactivado e extinto.

Observações: Tem História da Unidade (Caixa n." 124 - 2ª Div/4ª Sec, do AHM - Arquivo Histórico Militar).

Fonte: Excertos de: CECA - Comissão para Estudo das Campanhas de África: Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África (1961-1974) : 6.º Volume - Aspectos da Actividade Operacional: Tomo II - Guiné - Livro I (1.ª edição, Lisboa, Estado Maior do Exército, 2014),
667/668.


Companhia Mista de Engenharia nº 447

Identificação CEng 447
Unidade Mob: RE 1 - Lisboa
Crndt: Cap Eng Fernando Edgard Collet-Meygret de Mendonça Perry da
Câmara

Partida: Embarque em 14Jul63; desembarque em 20Jul63
Extinção: Em OlJul64 (como subunidade independente)

Síntese da Actividade Operacional

Foi constituída pelo comando, um pelotão de equipamento mecânico, dois pelotões de sapadores e um pelotão de pontoneiros, este desembarcado em 22Abr63 , ficando instalada em Brá (Bissau).

Inicialmente, procedeu à construção do respectivo aquartelamento e iniciou o apoio de Engenharia ao CTIG, em especial na região de Bissau. O pelotão den pontoneiros garantiu ainda as ligações fluviais por barco em diversos pontos.

Em lJul64, foi integrada no BEng 447, então criado, passando a constituir a sua Companhia de Engenharia e sendo extinta como subunidade independente.

Observações: Não tem História da Unidade.

Fonte: Excertos de: CECA - Comissão para Estudo das Campanhas de África: Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África (1961-1974) : 6.º Volume - Aspectos da Actividade Operacional: Tomo II - Guiné - Livro I (1.ª edição, Lisboa, Estado Maior do Exército, 2014), pag. 567


(**) Vd. poste de 21 de novembro de 2014n > Guiné 63/74 - P13924: (Ex)citações (250): a autogrua Galion e o cais de Bambadinca, quatro anos depois, em novembro de 1973

6 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

pontoneiro | n. m.

pon·to·nei·ro
(pontão, na forma ponton- + -eiro)
nome masculino
1. [Militar] Militar de engenharia especializado na construção de pontes ou pontões.

2. Construtor de pontões.


"pontoneiro", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/pontoneiro [consultado em 11-06-2021].

Valdemar Silva disse...

Agora, com a visita do ex-alf.mil PTE João Rodrigues Lobo, talvez ele saiba explicar a razão de nunca se ter construído uma ponte/pontão militar no local da travessia do rio Corubal para Che-Che em substituição da jangada de triste memória.

Um abraço de boas-vindas.
Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Valdemar, uma boa questão para os nossos engenheiros... Mas deixa-me recordar as pontes tinham más recordações do caudaloso e turbulento Corubal...

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2009/11/guine-6374-p5228-memoria-dos-lugares-52.html

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Confesso que nunca ouvido falar de Pelotão de Ponteiros nem de Pelotão de Transportes Especiais... Mas a verdade é que se construiram pontes e pontões e houve transportes especiais como da famigerada autogrua Galion...Nunca esquecerei os anos do meu amigo e camarada Tony Levezinho, passados no mato a guardar a Galion, em 24 de novembro de 1969... Não havia "champanha", mas divertimo-nos na mesma... Tínhamos seis meses de Guiné...

Valdemar Silva disse...

Luís
'Inginheiros!!', como dizia o outro.
Não há dúvidas que os rios na Guiné, e em geral na África, na época das chuvas aumentam muito o seu caudal provocando grandes cheias em várias regiões e graves problemas em localidades e vias de comunicação.
Deves estar lembrado do caudal do rio Geba e do facto de, na passagem na ponte em Contuboel, ver-mos o rio lá em baixo e na época das chuvas a água quase passar por cima do tabuleiro da ponte. (a fotografia 'o homem da piroga' é testemunha)
A minha curiosidade em relação à substituição da jangada na travessia do Corubal para Ché-Che, que devia já ser de hábito anterior à guerra, por um pontão/ponte militar é saber se alguma vez esteve programado no BENG ou nem sequer se colocou a hipótese por já se ter a ideia extraordinária de abandono estratégico da toda aquela região do Boé. E afinal para quê gastar "imobilizado militar" para uma questão de mais mês menos mês a guerra estar a caminhar para um empate. Grandes empatas nos saíram aqueles extraordinários estrategas: empatar e esperar pela sorte nos penaltis foi jogar na vida de milhares de jovens na guerra, e que bem seriam utilizados no tão necessário desenvolvimento do nosso País.
Mas, fora esta minha "dissertação", o ex-alf.mil João Rodrigues Lobo terá alguma coisa a dizer sobre este assunto dos pontões e do resto se desejar.

Abraço e continuação de boa forma
Valdemar Queiroz

Valdemar Silva disse...

Saiu 'ver-mos o rio' por separação na mudança de linha, mas é 'vermos o rio'.
E a propósito daquela ponte de Contuboel, ainda ficava distante da localidade, no meu tempo (1969) era toda feita em madeira, não tinha nenhuma segurança militar e nunca foi atacada.
Há fotografias posteriores (ano?) já com estrutura metálica. Quando e quem executou esta nova ponte?

Valdemar Queiroz