domingo, 21 de abril de 2013

Guiné 63/74 - P11440: Álbum fotográfico de Carlos Fraga (ex-alf mil, 3ª CCAÇ / BCAÇ 4612/72, Mansoa, 1973) (3): Rio Mansoa




Foto nº 42 > Mansoa > 1973 > A antiga ponte sobre o rio Mansoa, destruída.



Foto nº 65 > Mansoa >  1973 > A antiga ponte vista da nova


Foto nº 13 > Mansoa > 1973 >  Rio Mansoa > Canoa nativa



Foto nº 14 > Mansoa > 1973 > As barcaças (ou lá como se chamavam) que faziam a travessia do rio para irmos para Bula. Fomos numa delas. [À distância podem parecer LDM, mas não são].




Foto nº 35 > Mansoa > 1973 > Posto de sentinela junto ao rio




 Foto nº 7 > Mansoa > 1973 > O embarque para Bula. De costas em 1º plano o Cap Salgado Martins, comandante da 3ª CCAÇ / BCAÇ 4612/72.


Fotos: © Carlos Alberto Fraga (2013). Todos os direitos reservados [Edição: LG]



1.  Continuação da publicação do álbum fotográfico do Carlos Fraga, o mais recente membro da nossa Tabanca Grande (nº 611).

Ele esteve em Mansoa, nos últimos meses de 1973, como alf mil,  indo depois comandar uma companhia em Moçambique, já depois de 25 de abril de 1974.

Estas fotos, com a devida legendagem fornecida pelo Carlos Fraga, constam de um CD que chegou ao nosso conhecimento através de dois camaradas da mesma companhia, a 3ª C CAÇ/4612/72, o Agostinho Gaspar e o Jorge Canhão.

____________

8 comentários:

Tony Borie disse...

Olá Carlos Fraga.
As duas primeiras fotos da ponte destruída em parte, do rio Mansoa, trouxeram-me algumas recordações, pois era o meu local preferido, uns anos antes, quando ainda se podia transitar, onde eu me sentava, encolhido, fumando um cigarro feito à mão, por muito tempo para meditar, às vezes com os olhos fechados e falando sózinho e quando abria os olhos, via a água turva, cheia de lama, a correr para o Atlântico, onde estava a Europa desejada!.
Um abraço e se tiveres, mostra mais.
Um abraço, Tony Borie.

C. Fraga disse...

Caro Tony
Um comentário muito poético:)
Todas as fotos que tenho já as entreguei ao nosso camarada Luís Graça e irão sendo publicadas neste blog.
Abraço
C. Fraga

Luís Graça disse...

A foto nº 42 é espetacular, com boa qualdiade fotográfica, mesmo com a ajuda do editor que lhe deu mais brilho e resolução. Para quem conhece os rios da Guiné, não acredita naquele azul do céu refletido nas águas (lamacentas) do Rio Mansoa...

Eu achava que fotos destas ("slides") só se poderiam obter no Rio Corubal... Mas, não: tenho que dar os parabéns aos nosso fotógrafo.

Agora, o que eu gostava de perguntar aos dois, ao Tony e ao Carlos, e aos demais camaradas que passaram por Mansoa, é o seguinte: (i) quando é que a ponte ficou intransitável?; (ii) tratou-se de sabotagem, presumo, do PAIGC; (iii) em que ano ?; e (iv) quando foi construída a ponte nova ?

Abraço para os dois. Luis

Tony Borie disse...

Olá Luis.
Quando cheguei a Mansoa em 1964, já existia a ponte nova, que era utilizada pelas viaturas militares e não só, mas o pessoal local, utilizava a ponte velha, que dava ascesso a algumas bolanhas, e ao antigo carreiro que ia dar a Portogole, alguns de nós militares, usávamos essa ponte, como local de sossego e algum recreio, pois não havia tráfico de viaturas.
Havia uma placa na ponte nova a dizer que foi construída por um construtor da região de Aveiro, creio que era "Zagalo", seguido de qualquer outro nome, e se não estou em engano foi construída em 1959, mas não tenho a certeza se esta era a data certa!. Talvez não fosse. Quando regressei em Maio de 1966, a ponte velha ainda era transitável. À saída da ponte nova, do lado de Mansoa, havia um posto de identificação, uma espécie de casa feita em blocos com telhado de telha portuguesa e uns janelos.
Um abraço, Tony Borie.

C. Fraga disse...

Caro Luís

Não faço a mínima ideia de quando a ponte foi destruída. Pelo que me disseram em 1973 quando lá estive teria sido destruída por sabotagem do PAIGC e as imagens da ponte dão essa ideia. Mas não sei mais nada sobre o assunto.
Qaunto às fotos em si com os reflexos foi puramente acidental.
C. Fraga

Anónimo disse...

Kwaliteit van artikelen is het belangrijk om een focus te zijn voor de
mensen om snel een bezoek te brengen de webpagina , dat is
wat deze website verstrekt .

Also visit my blog post ... casino online belgie

Anónimo disse...

GoogleIs supplement programs look fantastic on both platforms.
The reason behind regular iPhone firmware versions is based on Apple's determination to raised customer service.
Apple has introduced this iphone 4 32gb pay-as you go.


Look at my homepage http://hellonija.com/home/groups/crucial-aspects-in-ireb-r7-download-all-over-the-usa/ (http://www.amusingarcade.com/profile/espemberto)

Anónimo disse...

I don't understand this article... You should check http://www.redsn0w.us/ for more details

my homepage ... redsnow download