sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Guiné 63/74 - P12400: Blogpoesia (362): Homenagem a Nelson Mandela (1918-2013): Invictus, de William Ernest Henley (1849-1903)

[ Foto à esquerda: Frederik de Klerk e Nelson Mandela apertam as mãos no encontro anual do Forum Económico Mundial, em Davos, janeiro de 1992].

Copyright World Economic Forum.  (Cortesia de Wikipedia)
1. Invictus [, do latim, invicto, nunca vencido] foi o poema, da autoria do poeta inglês, vitoriano,  William Ernest Henley (1849-1903), escrito em 1872 mas só publicado em 1892, que ajudou Nelson Mandela (1918-2013) a sobreviver na prisão, durante 27 anos,  e a acalentar o sonho da liberdade e da justiça para todos os homens e mulheres da África do Sul, sem distinção.  Uma singela homenagem do nosso blogue à sua memória, e à sua grandeza como homem e como africano. L.G.

Invictus

Out of the night that covers me,
Black as the Pit from pole to pole,
I thank whatever gods may be
For my unconquerable soul.

In the fell clutch of circumstance
I have not winced nor cried aloud.
Under the bludgeonings of chance
My head is bloody, but unbowed.

Beyond this place of wrath and tears
Looms but the Horror of the shade,
And yet the menace of the years
Finds, and shall find, me unafraid.

It matters not how strait the gate,
How charged with punishments the scroll,
I am the master of my fate:
I am the captain of my soul.

 Fonte: Poets.org, The Academy of American Poets   (com a devida vénia...)

Invicto

No coração da noite que me envolve,
Negra como a mina de carvão, de uma ponta à outra,
Agradeço aos deuses, se é que existem,
Toda esta minha alma indomável.

Perante as garras cruéis da adversidade
Eu não estremeci nem gritei.
Sob os golpes da má sorte,
A minha cabeça sangra, mas continua levantada.

Neste vale de lágrimas e gemidos,
Só o horror das trevas se descortina,
Mas eu não me vergo, nem me vergarei,
Apesar do peso dos anos em cima dos meus ombros.

Pode ser estreita a porta de saída,
Pode ser pesado o rol das provações,
Eu sou dono e senhor do meu destino,
Eu sou o capitão da minha alma.

(Tradução livre, e apressada,  de L.G.)

______________

Nota do editor:

Último poste da série > 29 de novembro de 2013 > Guiné 63/74 - P12361: Blogpoesia (361): "Ilusões" (António Eduardo Ferreira)

13 comentários:

Anónimo disse...

Mensagem enviada hoje pela nossa amiga Anabela Pires

6/12/2013 10h52


Pela dignidade de todos os seres humanos / For the dignity of all human / Pour la dignité de tous les êtres humains

Meus queridos amigos

Hoje, eu sinto-me órfã. Todos nós precisamos de ter os nossos heróis e quando eles estão no mundo dos vivos sentimos-nos mais protegidos. A partida natural de Mandela deixou-me mais só. A sua elegância, a sua capacidade de perdão, a forma como aproveitou os 27 de anos de prisão e sobretudo o seu sorriso foram e serão sempre uma fonte de inspiração para homens e mulheres de bom coração em todo o mundo. Curiosamente, ele partiu no Dia do Voluntariado.
O meu desejo é que os políticos de todo o mundo, muito especialmente os governantes do grande continente africano, que vêm agora falar de Mandela, alguns dos quais até tiveram o privilegio de o conhecer pessoalmente, parem e meditem entre o exemplo de vida de Mandela e as suas próprias actuações.
Os meus louvores vão para os pequenos heróis, anónimos, que em cada dia e em todo o mundo, lutam por um mundo mais justo, pela dignidade de todos os humanos.

Com amor

Anabela

My dear friends

Today, I feel orphaned. We all need to have our heroes and when they are in the living world feel more protected. The natural starting Mandela left me alone anymore. Its elegance, its capacity for forgiveness, the way took 27 years in prison and especially her smile was and always will be an inspiration to men and women of good heart worldwide. Interestingly, he went on Volunteer Day.
My wish is that politicians all over the world, especially the rulers of the great African continent, which now come to speak of Mandela, some of which even had the privilege of knowing him personally, stop and meditate between life example of Mandela and their own performances.
My praise goes to the little heroes, anonymous, and that each day around the world, fighting for a fairer world, the dignity of all humans.

with love

Anabela
P.S. - Forgiveness for my English

Mes chers amis

Aujourd'hui, je me sens orphelin. Nous avons tous besoin d'avoir nos héros et quand ils sont dans le monde vivant, nous nous sentir plus protégé. Le Mandela naturel départ m'a laissé seul plus. Son élégance, sa capacité de pardon, la façon dont a pris 27 ans de prison et surtout son sourire était et sera toujours une source d'inspiration pour les hommes et les femmes de bon cœur dans le monde entier. Fait intéressant, il est allé sur la journée de bénévolat.
Mon souhait est que les politiciens partout dans le monde, en particulier les dirigeants du grand continent africain, qui maintenant viennent à parler de Mandela, dont certains même ont eu le privilège de le connaître personnellement, arrêter et méditer entre l'exemple de la vie de Mandela et leurs propres performances.
Mon louange va aux petits héros, anonymes, et que chaque jour dans le monde,luttent pour un monde plus juste, la dignité de tous les êtres humains.

avec l'amour

Anabela...
P.S. - Pardonnez mon Français

Antº Rosinha disse...

Relacionando a luta de Mandela com a luta do PAIGC, a grande diferença entre as duas lutas é que Amilcar Cabral internacionalizou a luta.

África do Sul nunca até hoje, (2013) foi governada nem libertada nem conduzida por terceiros.

A África do Sul, ao contrário do que aconteceu com a maioria dos paises a sul do Sahara, os libertadores, governantes e liders foram marionetes nas mãos de estranhos.

Embora excepção, a imagem de Mandela ainda pode ser uma lição para muitos dirigentes, africanos, e não só.

Mandela não foi marionete, nem usou a guerra fria.

Não foi por acaso que Mandela foi libertado (ou aceitou ser libertado?) após a «Perestroica».

Torcato Mendonca disse...

QUANTO A MIM, FOI MUITO BOM APARECEREM AQUI NO BLOGUE ESTAS "PALAVRAS" REFERENTES A MADIBA OU A MANDELA.

O HOMEM GRANDE DE ÁFRICA E UM EXEMPLO PARA O MUNDO, ESTE MUNDO TÃO CHEIO DE DIRIGENTES "" MEDÍOCRES, HIPÓCRATES E DE CURTA MEMÓRIA:
NÃO FAÇAMOS COMPARAÇÕES COM OUTROS PAÍSES, OUTROS AFRICANOS, OUTRAS SITUAÇÕES. ELE MERECE O NOSSO RESPEITO E, TALVEZ (SUBJECTIVO),O DESEJO QUE O SEU SABER, O SEU EXEMPLO SEJA SEGUIDO.

Ab, T

Ernesto Pacheco Duarte disse...

Um homem grande, mesmo grande !
Por muita informação que tenha lido sobre a sua vida, com aspectos tão impressionantes, que pressem ireais, não sei nada !
Sinto tristeza pela morte do ser humano !
Sinto tristeza pela morte do ser humano superior !
Sinto tristeza, porque a seguir à 2ª guerra mundial, apareceram um punhado de grandes homens, pensadores que acreditavam num mundo melhor, não pensando neles mas no povo !
Já morreram todos, falta um, e as suas ideias não cresceram como eles acreditavam e o mundo de hoje, está de uma maneira, que até leva a pensar que não valeu a pena .
Serás sempre grande Mandela !

JD disse...

Mandala será um marco na História das sociedades. Sofreu, mas não manifestou rancor. A sua grandeza e sonho, podem não ter continuidade, apesar da hbipocrisia das homenagens dos dirigentes menores em corrida para as homenagens, porque ele não antecipou a glória para proveito pessoal.
O meu respeito ao grande homem.
JD

Luís Graça disse...

Ironia da história... LG

_______________

Excerto de notícia da Lusa, publicada no DN - Diário de Notícias, de hoje:

TERRORISTA
EUA só retiraram 'Madiba' de lista 'negra' em 2008
por Lusa Hoje

O antigo Presidente sul-africano Nelson Mandela, que morreu na quinta-feira, teve que esperar até 2008 para ser retirado da lista de vigilância a terroristas dos Estados Unidos, terminando com o que as autoridades norte-americanas consideravam uma "questão embaraçosa".

Nelson Mandela tinha deixado há anos as celas da prisão sul-africana onde esteve durante 27 anos e cumprido o seu mandato presidencial, mas os Estados Unidos ainda o mantinham numa lista negra, apesar do estatuto de um dos estadistas mais respeitados do mundo que tinha conquistado, após se ter tornado no primeiro Presidente negro da África do Sul.

Até há cinco anos, Mandela e os outros líderes do Congresso Nacional Africano estavam na lista de vigilância de terroristas devido à sua luta armada contra o regime apartheid.
Quando o nome de Mandela foi retirado, o então senador, e atual secretário de Estado norte-americano, John Kerry, manifestou-se satisfeito pela decisão porque considerava que o líder histórico sul-africano "não tinha lugar na lista" que impedia, por exemplo, a sua entrada nos Estados Unidos.
Agora, a América rende-se à figura internacional de Nelson Mandela, e Barack Obama, o primeiro Presidente negro dos Estados Unidos, decretou luto até segunda-feira e prestou homenagem a Mandela como uma figura ímpar da História da Humanidade. (...)

http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3573543&seccao=%C1frica

Torcato Mendonca disse...

É uma tristeza,Luís Graça. Depois de 11 de Setembro então foi bem pior.

Agora Mandela nunca devia ter estado em lista nenhuma. Tenho ali o DN e o Público como habitualmente. Li por alto e guardo para ler depois, com menos emoção. Este Homem era uma grande "referência"para mim. Ainda hoje "falei" com o Paulo Santiago no modo como, servindo-se do râguebi, ele consegue unir o Povo Sul- Africano. O Paulo indicou as datas de 1995 e 2007.
Abraço, T.

Luís Graça disse...

Torcato:

Tens, aqui no You Tube, o "trailler" oficial do filme "Invictus", realizado por Clint Eastwood em 2009. Passou em Portugal no cinema. Vi o filme que conta a história, verdadeira, de como um líder de génio consegue "unir" uma nação à volta de uma modalidade desportiva, até então elitista, o râguebi, e levar a África do Sul a conquistar o título mundial em 1995...

http://www.youtube.com/watch?v=RZY8c_a_dlQ

Vd. aqui um resumo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Invictus

Luís Graça disse...

Torcato:

Melhor ainda: tens aqui a "sinopse" do filme, em artigo do Expresso, com o "trailler" legendado em português:


(...) "Invictus" é um filme em que Clint Eastwood procura mostrar a grandeza de um líder que soube estar acima do ódio e do desejo de vingança, evitando que o fim do apartheid fosse seguido pela vingança dos negros face aos brancos sul-africanos.

Morgan Freeman é Nelson Mandela. Matt Damon o capitão da selecção sul-africana de râguebi. Inesperadamente, o caminho dos dois personagens vai cruzar-se numa "aliança" fulcral para o momento de viragem que o país encetava.

Em 1994, quando Nelson Mandela assume a presidência, apenas quatro anos depois de ter sido libertado da prisão onde permanecera três décadas, o país preparava-se para receber o Mundial de râguebi.

A vitória de todos os sul-africanos

Quando se esperava que Nelson Mandela executasse uma limpeza dos brancos dos lugares chave, o novo Presidente surpreendeu, sobretudo, pela estratégia utilizada para promover a união entre brancos e negros.

A selecção nacional de râguebi era um dos grandes símbolos da nação para os sul-africanos brancos, o que a tornava automaticamente alvo de ódio dos negros.

Apesar de todos os graves problemas sociais, económicos e políticos que Nelson Mandela tinha para resolver, o Presidente tratou de arranjar tempo na sua agenda para se empenhar numa almejada, mas muito pouco provável, vitória da África do Sul no Mundial, que viesse a ser celebrada por todos os sul-africanos. (...)

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/invictus-o-filme-de-clint-eastwood-sobre-nelson-mandela=f560414#ixzz2mjniKuUU



http://expresso.sapo.pt/invictus-o-filme-de-clint-eastwood-sobre-nelson-mandela=f560414

Anónimo disse...

Na minha modesta opinião

Morreu o MAIOR POLÍTICO do século xx

Morreu aquele que mais razões tinha para ser "revanchista"...mas não foi

Morreu o político da coerência..fez o que apregoava quando assumiu o poder e que posteriormente abandonou..voluntariamente.

O "governo" português decretou 3 dias de luto nacional...e BEM.

Em 1987 votou-se na O.N.U. a libertação de MANDELA..votaram contra os E.U. Inglaterra e..e Portugal..quem era o P.M. de Portugal ?...pois.

Viva MANDELA

C.Martins

Torcato Mendonca disse...

Ob. Luís,
Vi o filme e sobre Mandela li resmas de papel "". Eu de há muito que o admiro e o comportamento dele levou-me a tentar compreende-lo. Conheces-me e sabes da minha frase: -não esqueço e jamais perdoo. Sabes ao que me refiro. Ele é a antítese disto. Ele é África no que ela encerra dos comportamento cheio de humanidade e nos seus saberes seculares. Viveste lá com o povo. Não é agora no Mossulo. Na tabanca. Isto é comprido e estou a falar com um sociólogo...Já tenho numa pasta o que me mandaste. Depois do meu periodo de nojo vou ler, ver e sentir novamente a grandeza de um Homem que nasceu e viveu na "Mãe África"...Abraço, Luís. T.

Luís Graça disse...

Recorde-se também o grande diplomata, negociador e mediador de conflitos que foi o Nelson Mandela, na cena internacional. Estamos-lhe gratos pelo que fez por Xanana e pela independência de Timor Leste.

E é de justiça relembrar hoje e aqui os "pauzinhos" que o nosso João Crisóstomo mexeu, em Nova Iorque e em Washington, à frente do movimento dos 12 mordomos lusoamericanos, o O LAMETA – Movimento Luso-americano para a Autodeterminação de Timor-leste. O apoio de Clinton e de Mandela foi decisivo para mudar o curso das coisas, a par da heróica resistência do povo mauber à ocupação indonésia. O João conhecia os Clinton desde que, em 1975, se tornou mordomo da Jacqueline Kennedy Onassis...
___________

Mandela, Indonesia and the liberation of Timor Leste


Nelson Mandela took on Suharto in his own house. He demanded to meet with imprisoned East Timorese leader Xanana Gusmao during a 1997 visit to Jakarta. Mandela insisted that the meeting take place outside the prison.

From Mandela, Indonesia and the liberation of Timor Leste | The Jakarta Post:
"Unlike many, Mandela remains loyal to the principles of Bandung that included the right to self-determination. Indeed, contrary to leaders of Indonesia’s New Order, he threw his full weight behind the liberation of Timor Leste."
"The defining moments for Mandela and Xanana were at the expense, slowly but surely, of Soeharto."

http://etanaction.blogspot.pt/2013/12/mandela-indonesia-and-liberation-of.html

Luís Graça disse...


Recorde-se o que disse a imprensa da época (1997)... LG
___________

Mandela calls for release of Xanana Gusmao

From AFP, Pretoria. 30 July 1997

South African President Nelson Mandela called on Indonesia Wednesday to free jailed East Timorese rebel leader Xanana Gusmao, saying his release was essential to resolve the conflict in the former Portuguese colony.

Speaking to reports after holding talks on East Timor with Portuguese President Jorge Sampaio, Mandela said he had also recommended Gusmao's release in a letter to Indonesian President Suharto earlier this month in which he asked to meet the jailed leader.

'We can never normalise the situation in East Timor unless all political leaders, including Mr Gusmao, are freed,' Mandela said. 'They are the ones who must bring about a solution.'

The South African leader met Gusmao at Jakarta's state guesthouse on July 15 with the blessing of Suharto.

'I saw (Gusmao) and was struck by his outstanding qualities,' Mandela said. He added that discussions he had in Jakarta with Suharto were 'very fruitful and constructive. I had the impression he gave a sympathetic view,' Mandela said.

Mandela said that his talks with Gusmao and other East Timorese leaders was part of an initiative launched by UN Secretary-General Kofi Annan and not a separate bid to try to resolve the conflict.

Mandela would not reveal the content of his talks with Sampaio, saying they are 'sensitive matters involving heads of state and leaders of East Timor. I must first see the leaders of East Timor, both inside and outside (the country),' he said.

'We should have an attempt to have the leaders of both sides coming together so they can discuss how the process should go,' Mandela said. 'The role of Portugal is pivotal not only because it was the former administrator ...but for what it has been doing for East Timor since 1975.'

Sampaio said his meeting with Mandela was 'very important'. It was in the interests of Portugal, Sampaio added, 'to work to give the people of East Timor a chance to decide on their future. This is our international responsibility.'

Mandela also met last week with fellow Nobel Prize laureate Jose Ramos-Horta, a leading spokesman for East Timorese independence. He said Wednesday his talks with Ramos-Horta had given him a greater insight into the problem.

Mandela added that he was willing to meet all the leaders of East Timor, including Bishop Carlos Filipe Ximenes Belo -who has already declined Mandela's invitation to come to South Africa.

http://www.hartford-hwp.com/archives/54b/047.html